Dia dos Namorados aquece não só os apaixonados…

Empresas de vendas diretas estão investindo no Dia dos Namorados para aumentar o faturamento. São propagandas, promoções, ofertas e até murmurinhos… estratégias de marketing inovadoras e chocantes; tudo para atrair e esquentar o mercado dos amantes.. Só não vale é perder o foco nessa data tão comercial.

O empresário Sílvio Santos pegou carona no sucesso do cantor Luan Santana para acender sua linha de cosméticos Jequiti. Teve uma boa sacada ao aproveitar o carisma do ídolo da música popular brasileira, que arrasta fãs de todas as faixas etárias e já foi considerado pela Revista Forbes um dos 30 jovens mais influentes do Brasil.

E, para casar o Dia dos Namorados com a estréia das fragrâncias do astro ‘Príncipe Sertanejo’, lançou uma promoção em parceria com a empresa Viajanet, com validade em todo território nacional, para maiores de 18 anos. “Promoção leva você e seu amor para show do Luan Santana com tudo pago” foi o slogan da campanha, que teve fim das inscrições no último 19 de maio, com os cadastros feitos via Internet, no próprio site da Jequiti.

A mecânica da ação era eleger a melhor foto de casal postada, mediante validação dos dados (advinha se era preciso comprar o perfume??? rsrsrs). Uma Comissão Julgadora de Prêmios foi criada pela Jequiti para julgar a foto que melhor ilustrasse o tema proposto.

Os vencedores irão ao show de Luan Santana no próximo dia 27 de junho, em Ibaté, SP. E terão acesso ao camarim do pop star para fazer fotos com ele. Tudo isso com todas as despesas – passagem, hotel, translado e alimentação – inclusas na premiação.

Enquanto isso, nas redes sociais… :

“… não compro no Boticário!
Mimimi…
Agora só Jequiti!”

Esse murmurinho encontrado no blog Pimentaria, da Jornalista Nathália Ziemkiewicz, reflete o frenesi que se instalou nas redes sociais por causa da propaganda da empresa O Boticário para o Dia dos Namorados.

Com o tema de toda forma de amor vale amar, o vídeo mostra casais homossexuais se encontrando e correndo para o abraço… Se a intenção era chocar, o marketing foi perfeito! Houve uma divisão natural dos contra e os a favor. E a empresa ganhou destaque em todos os canais de comunicação, principalmente na internet.

Muita gente está declarando indignação e dizendo que não vai mais comprar os produtos Boticário. Mais que isso, estão estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo como forma de protesto. Será que esse boicote vai ser significativo? Pois, do outro lado, quem concorda com a bandeira levantada pelo comercial adotou a marca como uma causa social!

Preconceitos, simpatias e homofobias à parte, vamos acompanhar as notícias sobre o resultado das vendas da empresa depois desse episódio.

A Natura também está na mira dos homofóbicos por patrocinar a novela Babilônia, da Rede Globo, cujas personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg formam um casal.

E ainda foi levantada uma lista com 379 empresas que assinaram um documento apoiando o casamento igualitário. Entre elas: Google, Facebook, Whatsapp, Twitter, Coca-Cola, Disney, Visa, Nike, Colgate-Palmolive, Walmart… Daí fica a pergunta no ar, ou melhor, na rede: serão boicotadas pelos clientes também?

vendas diretas dia dos namorados

Mas, voltando ao romantismo dos namorados e às estratégias de vendas…

A Avon e a Natura investiram em estojos e kits presenteáveis, como sempre fazem! Nada inovador… Apenas embalagens bonitas e algum desconto nos produtos se comprados juntos em um mesmo laço…

A Demillus, como não poderia ser diferente, apelou para o lado sedutor de seus produtos, com a campanha “Hora de ousar. Uma coleção para usar e abusar da sedução no Dia dos Namorados.” Divulgou fotos de modelos lindas usando roupas íntimas que atiçam a fantasia de homens e mulheres. O produto por si só se vende nessa época! Afinal, o que mais os namorados gostam de fazer??? rsrsrs

A Mary Kay não quis ousar e apenas divulgou mensagens falando da história e importância da comemoração do Dia dos Namorados, aproveitando para sugerir os seus produtos como dica de um presente especial.

Enfim, neste ano, o ‘12 de Junho’ é uma sexta-feira, dia bem sugestivo para uma boa comemoração, podendo esticar por todo o final da semana. Portanto, escolha sua forma de homenagear seu amor e aproveite o seu Dia dos Namorados!

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui