É possível trabalhar com mais de uma empresa de MMN?

Bem, o que vou expressar aqui trata-se de minha opinião. Não siga como conselho, tampouco julgue como uma verdade. Com o que vou falar, não quero dizer que essa ou aquela empresa age certo ou errado. Cada um sabe o que quer pra si e se se sujeitou as regras de alguma empresa foi por vontade própria. E, além de tudo, concordo que é um assunto um tanto delicado, pois, sei que  trabalhar com mais de uma empresa de MMN, leva as pessoas à situações inusitadas. Mas penso que em outros mercados não seja diferente.

Dê à sua empresa o que ela lhe dá

Eu, particularmente, não trabalho com mais de uma empresa – nem acho que conseguiria, porém, não julgo quem o faça. Acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser e, se alguém dedica-se à apenas um negócio, acredito que deve ser porque a pessoa entende que essa é a única maneira de se consolidar como líder, mas não porque sua empresa exige isso. Uma coisa é certa: a pior coisa que você pode fazer com sua reputação é construir uma imagem de “marketeiro vendelhão”, do tipo que sugere: “ah, não quer esse projeto, então tenho esse outro”. Ou, “se esse produto não resolver, esse outro resolve”. Fuja desse tipo de abordagem! Se acha que consegue desenvolver um trabalho junto a mais de uma empresa, saiba como trabalhar. Tenha em mente que construir uma rede sólida e eficiente requer muito esforço.. Duas, então, penso eu, é quase impossível… Mas não dedique-se a apenas uma empresa, por imposição dessa empresa.

Essa minha opinião pode ser bem polêmica, por isso já alertei no início que é apenas minha opinião. E ela está baseada no fato de que eu não concordo com as empresas exigirem exclusividade de um distribuidor. Quando uma empresa exige esse tipo de exclusividade, eu acho que ela está fugindo do conceito de “distribuição independente” e entrando no mérito do “vínculo empregatício”. Até onde sei, quem pode exigir esse tipo de coisa é quem tem funcionários com carteira assinada. Então eu acho que empresa nenhuma tem o direito de exigir como o distribuidor vai tratar seu negócio, afinal, ele é um negócio próprio ou não?

Se você é dono do seu negócio, pode fazer o que quiser

Olhe para o mercado tradicional:  a marca que exige exclusividade de seu representante, certamente também o dará algum nível de exclusividade. Você já viu duas Mc’Donalds na mesma rua? Não, pois o franqueado terá o direito de exclusividade naquela área. Numa revenda da volkswagen, por exemplo, o dono da revenda só pode vender carro da marca volkswagen, porém, salvo alguma excessão, não se vêem duas revendas dessa marca dentro de um raio mínimo de distância. Já as lojas de seminovos, que não tem exclusividade de ninguém, estão umas coladas nas outras. Do mesmo jeito é com os supermercados, farmácias, lojas de departamentos, etc. Nenhum deles é exclusivo de alguma marca, portanto, devem procurar pulverizar seu leque de produtos se quiserem melhores resultados.

Se eu sou dono de um restaurante, o negócio é meu, é próprio, e eu posso vender Coca e Pepsi, que ninguém tem o direito de dizer nada. Se uma das duas marcas quiser exclusividade, terá que me oferecer alguma vantagem. Então eu acho que uma empresa de marketing de rede não tem o direito de exigir algo dessa natureza, uma vez que ela não fechou um acordo de pagamento pelo meu trabalho (salário), nem comprou meu passe no mercado (carteira assinada).

O máximo que uma empresa de multinível pode fazer para ganhar a exclusividade de seus distribuidores é oferecer-lhes o melhor treinamento, para que cada um entenda por si próprio que o seu negócio precisa de sua exclusividade para prosperar – e aja assim por livre e espontânea vontade.

MMN é uma oportunidade de empreendimento, não de emprego

Quando alguma empresa de marketing mutlinivel, por pressão ou opção, fecha as portas, ninguém vai ao socorro de seus distribuidores. Porque, então, esses distribuidores não podem pensar em se precaver, tocando outros negócios? Se acham que conseguem – e que isso não diminuirá seu comprometimento com a atual empresa, porque não o fazer? Além disso, como pode uma empresa dizer-lhe que ao comprar seu kit você terá um negócio próprio e depois dizer que se você trabalhar com outra marca perderá tudo? Afinal, o negócio era seu ou não era? Penso assim… Então, se você pretende trabalhar com mais de uma empresa, vão algumas dicas que acho que deveria seguir:

3 premissas básicas para trabalhar com mais de uma empresa de Network Marketing:

1 – Organização: Todo projeto requer foco, você já deve ter ouvido falar muito disso. Mas foco não tem nada a ver com exclusividade, pelo contrário, se procurar no dicionário verá que o explicarão como sendo a convergência de diversos pontos e, inclusive, encontrará menções a “foco primário” e “foco secundário”. Portanto, focar é dedicar a medida de esforço previamente planejada para o que for fazer. Então, organizar-se de maneira a conseguir executar todo o planejado é imprescindível ao desenvolvimento simultâneo de projetos. Caso não consiga organizar-se, é melhor nem tentar.

2 – Distinção: Não dá para trabalhar com empresas do mesmo setor, com produtos concorrentes. Se fizer isso, em algum momento se sentirá mal consigo mesmo.

3 –  Adequação: É preciso que todos os projetos se enquadrem no seu plano de trabalho. Você não pode deixar que as atividades e a agenda de eventos de um atrapalhe o outro. Se não der para encaixar as atividades exigidas por ambos os projetos no seu dia a dia, sem comprometer o andamento de um ou outro, você está fadado ao fracasso.

E comecei o artigo pensando em dizer que era impossível trabalhar com mais de uma empresa de MMN, mas, para não ser surpreendido por algum comentário do tipo “sem saber que era impossível, ele foi lá e fez”, eu preferi mudar meu discurso e jogar a responsabilidade em suas mãos. Então, se achar que consegue realizar essa façanha, fique a vontade. Mas, por favor, não diga ao seu upline que leu isso em meu blog. 🙂

Gostaria de ouvir outras opiniões a respeito.

75 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo post! Veio responder exatamente meu dilema. Acabei de conhecer um empresa de mmn americana e fiquei encantada com seus produtos de alta qualidade e tecnologia , treinamento, bônus. Na sequencia, recebi o convite para uma outra brasileira mt boa tb e confesso, pensei em entrar para as duas. Lendo a tudo, pude enxergar q seria uma loucura conciliar, alem de serem do mesmo segmento. Agora o problema será realizar essa difícil escolha…

  2. Nao acho que devemos simplificar o Fulano a mmn a, fulani b. Mmn b. Pois assim como temos panelas que custa 100, temos outras a 20 dolarez. Eu por exemplo., tenho uma empresa xe mmn que custa 2000.00 e outra que custa 70,00. O publico alvo e diferente,ou seja ,e perceitamente possivel ter duas empresas de
    mmn

  3. Bom cada um tem sua opinião,eu acredito que da ara trabalhar,se não fosse assim um empresários não tinha mais de uma empresa,conheço um dono de Restaurante que tem mais de dois restaurante com dois CNPJ.Mias acredito que da para trabalhar sim,se não fosse assim um advogado não se especializava em mais de uma ária,como trabalhista e criminal.

  4. Quem faz um bom mmn somos cada um de nos, acredito eu que se a pessoa buscar conhecimento e se capacitar ela pode sim representar outras empresas de mmn. Caso contrário, sem conhecimento ela pode trabalhar apenas cim uma, nao dará certo.
    No sistema tradicional, existem grandes empresaram que começaram de baixo e criaram um seguimento e depois outro e hoje tem três ramos diferentes, e o dono administra muito bem junto com seus associados.
    Aí eu pergunto a vós, dentro de uma boa organizaçao nao daria pra representar duas ou mais empresa de mmn.e todos sabemos que no sitema tradicional é muito mais complexo adminitrar, temos que cuidar de notas fiscais, impostos, alvará de licença, fgts de funcionários e etc……..
    Entao pensem uma boa organizaçao junto com dedicaçao e muito estudo é possivel sim.
    Nesse mundo que vivemos temos pessoas ousadas e que nao tem medo de conquistar novos desafios.
    Boa sorte a todos

  5. Acredito que seria complicadíssimo trabalhar com duas empresas de mmn, imagina você vai ter duas equipes distintas para ajudar, dar acompanhamento, levar em encontros semanais e eventos, e certamente que ambas as equipes vão acabar sabendo que você está em dois mmn ao mesmo tempo, e o que a sua equipe vai fazer? Duplicar. Terá vários membros de ambas equipes fazendo mais de um mmn e vai virar uma bagunça e ninguém estará focado em nenhum. Enfim minha opinião é que não daria certo.

  6. Eu Nunca vi ninguéwm em multinil falar que era fácil, vc não deve ter entendido nhada do negócio, não se aprofundou, porque esse negócio como todos os outros exigem muito trabalho e dedicação, como qualquer outro, ele só não precisa de grandes investimentos. Não tente desmerecer o trabalho de quem quer que seja. Pesquisa antes de falar, não é preciso aceitar e nem querer esse tipo de trabalho, mas eu conheço muita gente que se deu muito bem, e nada foi fácil.

    • Hehehhe… Perdão, @Maria Célia, se em algum momento eu deixei transparecer que minha opinião fosse a de que multinível é “fácil”. Pelo contrário, vivo tentando mostrar que é um “trabalho” como qualquer outro e que, sim, pode ser muito compensador.

      • Bom dia..esse artigo foi super importante. Foi postado já a algum tempo mas continua fazendo efeito na vida ds pessoas. Parabéns meu amigo.

  7. Ouvi muito falar sobre MMN, o que despertou minha curiosidade. Resolvi pesquisar sobre o assunto e aqui estou!
    Gostaria de conhecer algumas empresas assim como suas propostas e esclarecimentos.

    • Olá Marcío, se ainda estiver interessado, posso lhe indicar uma empresa MMN. Sobre o assunto é realmente polêmico e controverso, no entanto acredito que sim é possível, claro que não é para qualquer um deve-se ter um excelente planejamento ainda assim os produtos não podem ser similares, por exemplo, ser vc vai vender coca-cola claro que não pode tbm vender pepsi. Sempre ouvi dizer para não colocar todos os ovos em uma mesma cesta.

    • Desenvolvo MMN de consumo em uma empresa estrangeira há alguns anos, gostei da solidez de tal forma que estou dando os primeiros passos para ser o pioneiro de uma segunda empresa em outro seguimento no Brasil, ambas mantém sua estrutura de marketing desde a origem me transmitindo segurança para mim e meus herdeiros.

  8. Eu pensei sobre isso….mas se voce vive disso acho que dá pra conciliar + de 1 negocio de MMN…
    A menos que seu trabalho atual permita o uso Free da Internet, e como vc disse 1 dos negocios for 100% online, ai tudo bem, mata 2 coelhos numa só

  9. Olá Pablo!

    Obrigada por compartilhar, achei suas colocações muito apropriadas.

    Tenho bastante experiência em Marketing Mononível, segmento de Cosméticos e agora, venho estudando cada dia mais o MMN.
    Atuo com MMN numa empresa Multinacional de Cosméticos que chegou ao Brasil recentemente, trazendo um plano de Marketing vencedor.
    Meu objetivo é poder mesclar essas duas experiências e oferecer a todo o meu grupo uma visão bastante diferenciada e assertiva.

    Caso você ou algum dos colegas queiram conhecer o nosso modelo de negócio, terei prazer em informá-los.

    [email protected]

  10. Pablo, sou empreendedor e estou me especializando em Marketing Multinível. Concordo completamente com as ideias que você expôs e, se formos estudar um pouquinho mais o network marketing e suas origens, veremos que nos Estados Unidos é muito comum as pessoas se associarem a mais de uma empresa, seja para consumir ou para desenvolver um grande negócio, sugiro a leitura do livro: Como se Tornar um Campeão de Vendas, autor: Allan Pease. Em breve lançarei o meu site/blog, e meu projeto e desenvolver boas oportunidades online com site trabalhando 24hrs enquanto eu desenvolvo meu negocio principal em que terei que estar saindo e fazendo apresentações e demonstrações de produtos. Atualmente quando eu penso em comprar um produto, a primeira coisa que me pergunto é: Este produto tem em alguma empresa de marketing de rede? pois, se tiver, sendo a empresa que eu desenvolvo o meu negocio ou não, eu comprarei produtos de empresas da industria do Marketing Multinivel!Temos otimas empresas atuando no Brasil e são diferentes entre si, cada pessoa ira escolher a ou as que mais atendem as suas necessidades, o importante é não trabalhar com empresas que tenham produtos semelhantes.

  11. Caro amigo:
    Acho interessante o que você diz, compreendo e… nao concordo que tenha que ser assim.
    Eu sou profissional e apaixonado.
    Pratico Internet Marketing e Mark Multinivel.
    Para mim, trabalhar com mais de um multinivel, é impossivel, pelo menos no meu multinivel, e para mim. Porquê? Porque seria como estar casado com varias mulheres e ter varias familias. O MMN em que trabalho é apaixonante e tem particularidades curiosas. Mas nem que seja apenas de ponto de vista do plano de remuneraçao, (o mmn é muito mais do que isso…), eu ganho muito mais colocando os meus distribuidores so numa empresa do que em varias! Porque no MMN, o jackpote é PROFUNDIDADE! Trabalho apaixonadamente, mas nao para aquecer! Além disso, o comprometimento é tal, as relaçoes sao tais, que seria algo como traiçao… mas eu respeito a sua opiniao. Pessoas diferentes em contextos diferentes… mesmo assim acho impossivel, a nao ser que seja um hobby de apaixonados!
    Abraço,
    Francisco

    • Olá, Francisco.

      Esse artigo tem gerado alguma polêmica desde que o escrevi e algumas pessoas até entram em contato comigo, querendo saber como eu concilio o trabalho com mais de uma empresa. Na verdade, eu não trabalho com mais de uma empresa nem pretendo encorajar alguém a fazer isso. Concordo plenamente com você, quando diz que é algo “impossível” e sigo a mesma premissa de que ou trabalhamos apaixonadamente pelo nosso negócio ou não chegamos a lugar algum. O que eu quis transmitir com esse post não foi que as pessoas deveriam trabalhar com mais de uma empresa, mas sim que uma empresa não poderia exigir que seus distribuidores trabalhassem apenas com ela. Com isso, eu quis abrir os olhos das pessoas para as empresas que fazem esse tipo de exigência. Na minha opinião, isso é um abuso. Particularmente, eu não trabalharia com uma empresa que exigisse exclusividade de minha parte, pois se assim fizessem, eu entenderia que o negócio não era meu. Em minha opinião, a empresa que pode exigir esse tipo de coisa é a empresa que paga salário. Ou seja, se ela está pagando, ela pode cobrar o que quiser. Você ainda pode dizer “sim, Pablo, mas existem empresas tradicionais que trabalham com representantes regionais, que ganham por desempenho e não salário, dos quais cobram exclusividade”. E eu lhe respondo: isso é verdade, mas essas empresas também dão uma área de exclusividade para esse representante, dentro da qual não pode haver outro distribuidor. Ou seja, a empresa se compromete e cobra comprometimento. No caso do marketing de rede não é assim. A empresa não te “dá nada”. Ela apenas coloca seu plano na praça, pra quem quiser aderir. Quem trabalha, recebe pelo desempenho e ponto final. Então, se sou apenas eu por mim, eu penso que devo ter o direito de trabalhar com quantas empresas quiser e com quantos produtos desejar, entende? Esse artigo é mais sobre direitos e deveres do que sobre o que dá e o que não dá certo. Se me perguntar se acho possível ter êxito com mais de uma empresa de MMN ao mesmo tempo, lhe responderei francamente que “acho que não”.

  12. Boa Noite!!!
    Gostaria de dizer que: MMN é uma forma de trabalho do futuro.
    Eu estou em uma empresa de marketing multi nível, na qual tenho muito orgulho em fazer parte da mesma. Sendo assim, para que tenha resultados significativos só depende do meu esforço.
    Para você que ainda não faz parte do MMN, entre em contato através do e-mail: [email protected]

  13. Pablo, concordo com tudo que falou, pois conheço várias pessoas que desenvolvem mais de 1 MMN.
    Estou aprendendo muito com as suas informações.

    Abs

  14. Olá a todos. A pouco trabalhava como analista de suporte em uma grande empresa de engenharia, a UTC. Pois bem, estava indo tudo certo mas quanto fui questionar um provável aumento no meu salário, (até porque eles mesmos promenteram em 2/dois anos), então aproveitei o momento e fui cobrar este aumento, pra minha surpresa já esperada eles alegaram que era momento de restrições e que não podiam prever a melhora, mas é claro o meu trabalho sempre aumentava como um arador ou “corno” trabalhador, onde começei atendendo uma pequena rede de 50 usuários e depois foi para mais de 300 e até uma filial fora do país. Mas tinha ouvido falar de 5% para todos fora o dicídio, então fui pelo menos questionar os 5%, até porque iria me adiantar o lado do apartamento, mas me mandaram embora…
    Isso sim no tradicional é que temos uma certeza: ninguém é insubistituível e também que não temos garantia alguma de estabilidade.
    Pra minha sorte, ou melhor, por DEUS do CÉU, que sempre honra nosso suor, conheci uma empresa M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A de IT Solutions e que também usa MMN como opcional para alavancagem de negócios, visando que o custo é praticamente de zero até o consumidor final.
    Hoje falo pra vocês que nas primeiras duas semanas, já tinha efetuado 3 projetos, 2 no valor de 799,00 e 1 no valor de 1.100,00. Mais do que ganhava na empresa que cobrei 5%. Estou muito feliz com meus resultados e se quiserem conhecer, estou aberto a passar informações necessárias.

    MICHAEL LIMA
    [email protected]

  15. Olha Foi muito bacana este artigo, pois, assim como você também empreendo duas empresas de marketing multinível com produtos totalmente diferentes, pois, não tem o perigo de gerar competição. Também acho que o empresário querer desenvolver mais de um marketing não atrapalharia em nada. Ignorância de quem acha que devo me doar apenas para uma empresa, mas também não podemos exagerar, por exemplo desenvolvo duas e não teria coragem de entrar na terceira, pois mesmo focado você poderia não trabalhar como se deve. É isso aí. Foi muito bom este artigo, meus parabéns

  16. Bom, o que devemos analisar é que em Marketing Multinível o nosso maior patrimônio são as pessoas. Não importa se meu negócio é on-line ou não. O que está em jogo é o meu discurso.
    Ao longo de alguns anos atuando em MMN, percebi que existe uma carência muito grande de líderes. Esses líderes são construídos anos após anos no processo da construção da rede.
    Você pode até, inicialmente, ter mais de um negócio de MMN, mas com o tempo você irá perceber que terá que optar por aquele que tem mais sustentabilidade.
    O seu discurso é o que realmente influencia e cria um DNA do seu grupo. Diferente de outros negócios, no MMN as pessoas chegam até você e perguntam: “E aí, qual é a sua opinião sobre isso?” Viramos com um tempo um tipo de “guru”.
    Cometi um erro certa vez em ter um segundo negócio em MMN. Para o meu constrangimento, fui abordado por uma pessoa do meu grupo que me fez a seguinte pergunta: E aí, tá largando a Amway para uma empresa que lhe dá mais resultado ? Foi a primeira e última vez. Hoje eu sou 100% Amway.
    Marketing Multinível é como time de futebol, não tem como torcer por dois ao mesmo tempo. Mais cedo ou mais tarde, eles irão se enfrentar e você terá que decidir para quem torce.
    Aos líderes, quero deixar uma dica: nós que somos experientes, achamos que podemos ser “multi-ação”, porém as pessoas que chegam ao negócio acreditam que temos uma só voz e uma só bandeira. Ter mais de um negócio de MMN (mesmo que seja na calada da noite, pela internet) um dia poderá ser a nossa ruína.
    Se o seu negócio principal não é forte o suficiente para atrair a sua atenção 100% é porque você escolheu a empresa errada ao seu perfil.
    Faça o seguinte: mostre que é capaz de ganhar seu primeiro milhão em uma empresa, depois você se afasta (pois em MMN você terá renda residual) e começa outro do zero em um lugar diferente pelo mundo afora.
    Marketing Multinível é “one to one”, como diz o milionário Bill Britt da Amway.
    Sucesso à todos.

  17. Seu comentárioConcordo com vc, se for dois seguimentos diferentes, não atrapalha. Eu trabalho com a AMWAY a mais de um ano e estou gostando muito. Se alguem quiser trabalhar nesta empresa entre em contato comigo pelo meu email [email protected]

  18. Na verdade eu mesmo estou nesta situação mas o teu artigo me ajudou muito.
    Agora voçê disse não da para trabalhar com duas empresas com produtos correntes isso não intende.
    Diga se as duas empresas forem de suplementos alimentares mas uma online e outra não o que devemos fazer?

  19. Trabalhar com mais de um negócio em MMN, é aceitavel e rentável, considerando que os ganhos somados aumentarm o rendimento final do trabalho.
    Mas, é importânte considerar a concorrência de produtos, eu não poderia vender produtos identicos ou similares de empresas diferentes, entraria em contradição e não conseguiria fechar o negócio, acreditem por falhar no marketing das envolvidas.

  20. Boa Noite, a todos.

    Bem, eu pretendo fazer um convite a todos trata-se de uma oportunidade de negócio , o nome da empresa é Tiens do Brasil, originada da China e trabalha com os melhores produtos de suplementação do mercado , desculpe a todos mais é verdade isto, quem falou são os clientes que usaram tanto os produtos da Herbalife e da Forever, e chegaram a uma conclusão e tem mais……
    Bem, vou falar da empresa, éla trabalha apoiada na Milenar Medicina Chinesa e a Bio-tecnologia. Tem diversos produtos na casa de 300 e mais equipamentos que trabalham em cima da saúde da pessoa(Acupuntura)(Reflexologia). Ela tem um diferencial de todas as empresas. vcs querem saber então acesse este site:www.tiensbrasil.com.br/95550831 ou entre em contato por e-mail:[email protected]

  21. Olá Pablo!
    Gostei muito de sua opinião, isso ajuda muito na hora de decidir sobre optar o não por mais uma empresa, como no meu caso. Aproveito para deixar o meu site da empresa que estou trabalhando atualmente, pois ela está apenas começando. É a Polishop, meu id é belezaesaude

  22. Olá:Pablo eu sou de Contegem MG e encontrei na rede pessoas que são,Nobres no Penssamento como você estes que dividem,este maravilhoso universo de oportunidades,chamado MMN.Eu tenho 32 anos a um ano adicliri,MMN atraves deu amigo mais arede parou ai eu que não tinha voz ativa e nem espressão dentro da rede.Comesei a comprar não da impre sa mais das pessoas que avia desistido fiz bom negocio efasso até com outras empesas.compro vendo troco muitas ideias estu muito feliz.Já tenho outras duas franquias,uma delas meda 1% só para indicar e eu não pago nada,não cobro nada de quem adere eles compran com descontas”.E assim que monetisei meus negocios.HOJE TRABALHO MAIS SATISFEITO que quando entrei.todos falanos algo sobre asotars empresas mais soó da serto quando fesemos por não concordar com o mau.RESULTADO DA REDE, meu mair desa fio hoje é redir un testo mesmo con coretor ortografico.Trabalhar com um oudois ou tres MMN para mim é desafio aser batido.ganhar dinheirro é transformar tempo produto em resultados.”Eu cobro por tudo que fasso dinheiro não é problema para pessoas ,atendimento e que é.Gosto de todos meus clinte eu nunca,tento vender eu sempre vendo.Vou dividir algo com vocês um dia un clinte viu uma pasta em minhas mãos e me perguntou você é vendedor eu de pronto dise não neste momento ele perguntoume como assim.eu dise só atendo adomicilio cliemtes cadastrados”avia tres meses que eu não vedia nada”então ale dise posso só ver eu dise pode.então ele gomesou mediser olgo que mudou minha vissaão.E pediu que eu u colocase na minha lista de clintes,me falava que gostava de usar produtos mai não sabia dar continuidade.Eu emtão comesei colocar minha esposa para aplicar enquanto eu falava de produtos serviços parserias de consumo,fora criadas des de antão.Fico só escultando e prometendo resouver problemas e nesecidades.A regra é simples quer ser meu prarceiro trabalhe para o seu ou seus MMN com dedicassão.Falessempre de suas dificudades mesmo que para você mesmo isso vai levar você,compriender por utras pessoas reclamam tanto de seus resultados.EU TÕ MUITO FELIZ ESTEJA ONDE ESTIVER COMO ESTIR CINTA CINTA AI ANDE vocês estiverm.ABRASO AMIGOS LEITORES.

  23. Seu comentário
    Sauve…Sauve : Amigos(a)
    Tenho hoje grade interese sobre este que polemico assunto.
    Mais fui assim que sai da Bacarrota Finaceira do Mercado Traduicional.Cai dentra de dois planos Monetizando,Meus negocios dia a dia con produtos e servisos é não foi facil foi trabalho mais deu certo e tá andando.

  24. A verdade é q MMN é uma grande oportunidade para pessoas empreendedoras. Mas o q as empresas de MMN fazem com pessoas inocentes e q muitas vezes não conhecem o sistema é q ELAS sao as UNICAS oportunidades.
    E por isso vemos umas bizzarrices por ai.

    Essa inocencia de cada um é problema de cada um. As empresas estao ai para ter lucro. Quem não consegue fazer uma avaliação imparcial sobre fatos, ou sequer consegue comparar uma empresa de MMN está fadado a ser so mais um no mercado de MMN (possivelmente fracassado, pq quem não consegue pensar por si so, não vai muito longe, vai até onde querem q ele vá)

    Excelente post!

  25. achei este tópico muito interessante porque é examente isto que penso sou um profissional de marketing multinivel e não o coláborador (funcionario de uma empresa;mesmo estes trabalham em outras empresas.Porque não o profissional de Marketing Multinivel?Temos o mesmo direito e autonomia como os demais.

  26. Parabéns pelo artigo, MMN precisa de profissionais qualificados, com espírito empreendedor e capacidade de exercer liderança. Essas características, com o respaldo da ética e da consistência, podem nortear os distribuidores ao encontro da liberdade financera, independente de se trabalhar com mais de uma empresa. Porém, esse fato somente se justificaria, para aumentar o retorno financeiro. Como o resultado financeiro em MMN é proporcional ao esforço pessoal, quanto maior a dedicação, maior o cheque bônus. Diante disso, acredito ser melhor tornar-se um grande lider em uma única empresa de MMN, que um lider intermediário em duas companhias distintas. Obrigado. [email protected]

  27. Seu comentário O mrketing de relacionamnto como estamos cansados de saber é uma tendência realizada em crescimento.Num futuro bm proximo tadas as pessoas estarão envluvidas com mmn nossos flhos já nascerão com o nosso id.
    Hoje já temos diversas empresas de mmn com muitos produtos diferenciados,produtos de saude, hingiene,cartão de credito,perfume, absorvente, supermercados,e´tembem lingerie como a minha empresa a mel eleven, o que vejo com essa tendencia é que logo em breve todos os produtos estarão disponiveis na base de mmn e que todos nos teremos que participar de diversas empresas de mmn porque esse sistema é bom para todos.

  28. jamile da silva alves

    08/09/2010 00:51

    Quer trabalhar em casa e garantir sua renda extra ? entaõ nao perca tempo venha pra fr promotora ,aqui além de voçe garantir sua renda ainda tera direito a beneficios como plano de saúde, chip da nextel,e encaminhamento a previdencia privada ;A fr promotora foi uma injeçaõ de animo na minha vida , ela pode mudar a sua tambem só depende de voçe mesmo ,nao deixe que o medo de tentar ,impesa voçe de crescer ,acredite no seu potencial e venha vencer com a gente acesse o site e confira que na fr voçe ganha muito mais confira http:www.frpromotora.com/jamile4801 ou tire dúvidas através do meu msn {[email protected]} mim adicione para exclarecimentos te agurdo.

  29. Oi, Pablo. Muito bom seu artigo. Até uns meses atrás, eu era radicalmente contra trabalhar com duas empresas de marketing multinível. Hoje, penso igual a você. Eu e o meu grupo também adotamos a estratégia de, além de termos nossos blogs pessoais (comecei a escrever o meu http://marketingderedeonline.com), também estamos construindo um blog para o grupo, de forma a gerar contatos para todos. Abraço, Hygson.

    • Olá, Hygson. Seja bem vindo! Como falei: o assunto é um tanto polêmico e, pareça ou não, é o que mais me gera emails indignados, de pessoas que não querem comentar aqui. Recaptulando, não há leviandade no que tentei dizer, não sugiro que as pessoas saiam se agarrando a tudo o que lhes aparecem na frente. Pelo contrário, o que tento passar é a idéia de que se portem como profissionais, analisando o que querem para si e o que mais lhes satisfaz. Que decidam suas atitudes por si próprias e não pelo que lhes impõem. Se eu tentar fortalecer o poder de decisão das pessoas em relação as arbitrariedades de algumas empresas, penso que também estarei lhes deixando mais fortes para dar “não’s” às milhares de propostas que diariamente recebem em seus emails. Não concordo com as empresas que tentam prender as pessoas com regras a que só teriam direito caso fossem recolhedoras de encargos trabalhistas e oferecessem segurança empreagatícias aos seus colaboradores. MMN não é isso! Estamos falando de negócios próprios, onde devemos ter o direito de fazer o que bem entendermos. Se vai dar certo? Aí é outra questão. Se não tenho um perfil organizado que me permita desenvolver mais de um projeto simultaneamente, o maior interessado em não fazer isso devo ser eu próprio, a fim de não sabotar meu sucesso. É mais ou menos por aí…

        • Olá, Bruna!

          Nada melhor do que um marketing de consumo… Cansei daqueles que você tem que indicar dezenas e dezenas de pessoas, vender produtos caríssimos e outros que se paga até mensalidades! Entre no site da ESKON, leia com atenção e tenho certeza de que fará seu cadastro. Caso queira entrar em minha equipe, ao cadastrar-se, coloque meu ID (número de identificação): 9433 lá no campo do patrocinador. Você não se arrependerá com este marketing. Deus te abençoe e forte abraço!

  30. Este artigo refletiu em minha mente, no hora que precisava. Aderi ao uma nova empresa de MMN e por coincidência os pontos qiue analisei foram os mesmo que voce colocou no artigo. Me preocupei em saber logo se tinha produtos iguais.

    Parabéns esse artigo é muito bom e servirá como ferramenta para mim!

  31. Entendo que o MMN é válido e até atrativo, porêm, eu não concordo com essa ganância de cobrar por materiar de treinamento, estive acessando o site da SMD, e solicitei material informativo por e-mail, minha surpresa foi receber um material evasivo, sem maiores informações simplesmente realçando as vantagens e por final informando que eu deveria pagar.

    Que empresa é essa que cobrar de seus colaboradores.

    Completamente FAIL.

    Lendo o seu site, senti maior confiança nesse metodo de trabalho, porêm gostaria da indicação de empresas que trabalham com MMN, que não cobrer de seus parceiros, isso não é aceitável.

    • Olá, Ezequiel. Seja bem vindo. Eu compreendo sua colocação e concordo plenamente, tanto que trabalho com uma companhia que mantêm uma universidade gratuita na internet para seus distribuidores. Te mandei um email com meu MSN, para o caso de você desejar mais informações. Sucesso!

    • Olá, Ezequiel, concordo com voce sobre sua indignação em ter de pagar para trabalhar. A empresa que represento não cobra taxas de inscrição, mensalidades e nem anuidades. A pessoa não perde o nivel conquistado.
      Voce faz um cadastro atraves de uma pessoa que ja esteja na empresa e compra produtos que desejar e vende ganhando 43% de comissões, alem de construir sua rede e faturar muitos bonus, se fizer direito.
      Não sei se posso colocar o nome da empresa neste local, mas se te interessar entre em contato, a empresa tem 30 anos de vida e 15 anos de Brasil. Empresa americana que trabalha com produtos Aloe vera.
      Abraços!!!

      • Olá Paulo, esta empresa q. trabalha com Aloe Vera se for Forever, na minha região é muito difícil desenvolver, apesar que sou franquiado, porém, estou numa outra que a rentabilidade é mais acessível e o retorno do investimento é em dias conforme for de 5 a 10 dias, casoi lhe interesse mande um aviso no meu E-mail. Ok. Um Abço. LUIZ

    • @jorge fontoura,
      Muito cuidado nessa hora. Aconselho a todos aqui lerem o contrato que assinaram. Sendo justo ou não se você violar o contrato, pode trazer problemas para si mesmo.

      Muitas empresas de MMN tem em seus contrato cláusulas sobre estar envolvido em outra empresa de vendas diretas.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui