Entre as principais habilidades obrigatoriamente inerentes à quem deseja ter sucesso no Multinível, está a habilidade de lidar com as rejeições.
Ser rejeitado é um dos maiores medos do ser humano e esse medo pode estar disfarçado de diversas maneiras.
Por exemplo, pesquisas apontam que o segundo maior medo da humanidade é o medo de falar em público, que perde apenas para o medo da morte.
Mas o que é o medo de falar em público, senão apenas o medo de ser rejeitado pelo que se vai falar ou como se vai falar?
Lidar de maneira correta com a rejeição é verdadeiramente uma arte e cabe-nos ser artistas estudiosos e praticantes.
Como lidar com a rejeição no Marketing Multinível
A primeira coisa que devemos saber a respeito da rejeição é que ela geralmente surge com uma objeção.
Muito dificilmente alguém lhe dirá um “não” logo de cara, até porque a outra pessoa também evita ao máximo ser rejeitada entre seus pares e, portanto, irá procurar fazer com que todos os seus “nãos” sejam pautados em “razões plausíveis”, segundo seus “achismos”, ou, no mínimo, num tom carinhoso.
Como a maioria das pessoas que têm uma opinião negativa a respeito do Multinível provavelmente foi submetida a uma previsível apresentação equivocada sobre o tema, também as objeções desenvolvidas geralmente são bem previsíveis.
Devemos, então, estudar a fundo as principais objeções e condicionar-mos nossas mentes a reagir convicta e firmemente à elas. Prepare-se para as objeções
Abaixo, cito três objeções ao MMN que considero as principais e em seguida aponto o que você deve ter em mente ao argumentar sobre elas. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso que você assuma uma postura amistosa diante do seu interlocutor.
Ouça-o, ponha-se no lugar dele e, se possível, concorde sempre com ele, mostrando-lhe que tais pensamentos um dia também permearam sua mente até que, tempos depois, humildemente, você descobriu que estava completamente errado.
A partir de então, conduza-o pela informação correta. Tenha em mente que durante sua explanação ele irá lhe interromper várias vezes e não reaja com negativas.
Responda sempre de acordo com ele, com frases do tipo: “você está certíssimo, na altura eu também pensei assim, até que…”.
Objeção número 1: “Isso é uma daquelas pirâmides?”
Essa é a mais comum das objeções, embora seja a mais simples de se rebater.
Ligeiramente falando, posso dizer-lhe que duas perguntinhas farão qualquer pessoa que queira realmente aprender sobre o multinível rapidamente render-se (quando falo em “pessoa que queira realmente aprender” é porque existirão pessoas que vão objetar simplesmente por objetar, então, com essas, não perca seu tempo. De nada adiantarão seus argumentos).
As duas perguntinhas, que, na forma de perguntas terão bem mais efeito que na forma de respostas, são: “Você sabia que pirâmides são crimes?”. Essa pergunta deixará seu prospect confuso, pois você estará concordando que trata-se de algo repreensível.
Todavia, à uma resposta positiva de seu interlocutor, rebata com a segunda pergunta: “Será que uma empresa que opere um sistema criminoso conseguiria faturar bilhões em centenas de países, por muitos anos, sem que nenhum governo tomasse medidas a esse respeito?”.
Particularmente, considero isso um xeque-mate. Precisar falar algo além disso é sinal de que a outra pessoa não quer porque não quer, então caio fora. Qualquer pessoa séria na discussão há de concordar com esse argumento. Ao utilizar essa segunda pergunta, caso sua empresa ainda não esteja nesse patamar, exemplifique com uma que já esteja. Defenda o multinível nesse momento.
Objeção número 2: “Você quer ganhar dinheiro as minhas custas?”
Essa é uma objeção que na maioria das vezes não é expressa verbalmente, mas há um sentimento que paira no ar a esse respeito. Antes de tomar qualquer medida ou reação diante dessa objeção, é preciso que você esteja resolvido consigo próprio nesse quesito.
É preciso que saiba que não está ali para fazer alguém comprar um kit inicial e ganhar uns trocados com isso, mas sim para firmar uma parceria, à qual irá dedicar todos os seus esforços para que dê certo (“dar certo” implica que conseguiu fazer seu downline ganhar dinheiro com Multinível).
A verdade é o seguinte: o lucro que um patrocinador vai ter sobre um iniciante é insignificante diante dos esforços despendidos na obtenção do sucesso do mesmo.
O patrocinador só investe seu tempo e dinheiro porque espera que o iniciante vingue no negócio e que consiga angariar uma grande organização.
Nesse momento o patrocinador ganhará um bom dinheiro, sim, mas também é verdade que o iniciante também já estará ganhando.
Portanto, não faz sentido achar que alguém quer ganhar dinheiro as custas do consumo de um novato, mas sim de alguém que também já está ganhando dinheiro e que, por isso, já consumiu esforços por parte do patrocinador que justificam a compensação do mesmo.
Com esse pensamento em mente, sem agir na defensiva ou tentar “explicar-se” quanto a essa objeção, simplesmente faça também pairar no ar que você está ali para ajudar seu prospect a desenvolver seu negócio e não para ganhar uns trocados dele ou sobre o trabalho dele. Em casos mais extremos, expresse isso verbalmente.
Objeção número 3: “Quanto você está ganhando nesse negócio?”
Essa é a mais embaraçosa objeção para um iniciante no Marketing de Rede. Evidentemente, se você se cadastrou ontem em seu negócio e está convidando um amigo hoje, não terá ganhos para apresentar-lhe.
Nesse momento, o que você deve ter em mente é que a oportunidade está na empresa e não em você.
É verdade que você deve desenvolver-se como líder, para que pessoas queiram ligar-se a si, independente da oportunidade em que esteja, no entanto, com um dia de negócio, não há o que fazer nesse sentido.
É nessa hora que as ferramentas disponibilizadas pela empresa devem entrar em cena, as histórias de sucesso, os depoimentos de quem já “chegou lá”.
A atitude que você deve assumir diante de seu amigo é a de quem está convicto em tudo o que já estudou sobre a empresa, de franqueza em mostrar à ele que é impossível já ter ganhos, uma vez que entrou no dia anterior, mas que a empresa é uma real oportunidade. Agora, o que você poderá “vender” de si próprio é sua credibilidade, sua seriedade.
E pode ter certeza de que isso irá pesar muito. Uma citação de Robert Butwin, em seu livro Network Marketing com a Esperteza das Ruas, diz que o Multinível revela o caráter do homem.
Em boa dose, penso que essa afirmação tem muito a ver com esse momento inicial.
Dependendo de sua conduta ao longo da vida, perante seu círculo de relacionamentos, você terá mais ou menos facilidade nesse momento.
ótimo artigo amigo, principalmente para quem esta iniciando, eu creio fortemente que é possível obter uma estabilidade financeira e até galgar posições financeiras muito superiores através do multinível, claro que paara isso ocorrer a pessoa tem que estar certa do que esta fazendo e que nada acontece do dia para a noite e sem o devido empenho e perseverança em trabalhar, capacitar-se e procurar uma empresa de credibilidade no ramo. Eu estou iniciando agora na Amway, e o que mais tem me atraído nessa empresa éter vislumbrado o potencial e a sustentabilidade perpétua do seu projeto, não tem como ser diferente. afinal ja vão fazer 60 anos. se alguém se interessar vou deixar o link do sit e meu whatisapp. ok muito obrigado e sorte a todos.
O artigo é antigo mas as objeções são muito atuais. Impressionante como certos pensamentos persistem ao longo do tempo. Obviamente isso acontece devido ao grande número de pessoas que sempre tentam usar a “lei de Gérson” e acabam atrapalhando pessoas e empresas que querem trabalhar sério. Parabéns pelo excelente conteúdo.
Estou desenvolvendo um sistema de venda no mmn só que tenho duvidas do processo pode me ajudar?
Ja me falaram assim: O multinivel é bom mas no final um sempre perde.
Como reagir diante disso?
O multinível é uma OPORTUNIDADE para todos. Mas achar que todos irão ganhar dinheiro com multinível é utópico. A questão é: todos que abrem uma padaria ganham dinheiro? Ou os que abrem uma farmácia? Ou um restaurante? Claro que não. Empresas fecham aos milhares todos os meses, assim como pessoas têm insucesso no multinivel.
E não necessariamente quem perderá será o último, mas sim o que não se esforçar, o que não tiver a competência necessária ou, como muitos preferem pensar, o que não contar com uma pitadinha de sorte..
Parabéns pelo post Pablo. Entrei há pouco tempo num negócio de mmn, e de fato, existe todas essas objeções, mas além destas citadas, há também uma que sempre me fazem, afirmando que todo negócio de mmn tem vida útil muito pequenta, coisas do tipo: “Há, isso aí não dura 1 ano ou 2 e já era”, “Se for entrar nisso, investe só uma vez, depois fica mais complicado, pois todas são fogo de palha”, enfim, apesar de está estudando bastante sobre este mercado, e reconhecendo quem existem várias empresas a décadas em plena funcionalidade, este é um ponto que pesa bastante nas minhas conversas.
Obrigado pelo belo post, assim como todos os outros que li.
Abraço.
Embora aqui no Brasil o MMN seja conhecido ha alguns anos ainda representa muito pouco em ralação a outras atividades, diferente de outros paises que estão muito mais estruturados e isso não dá margem a “picaretas” aparecerem como aqui no Brasil com as famosas piramides. Paises ditos “mais” desenvolvidos em MMN é na verdade a maior fonte de atividade que gera lucro e divisas no PIB daquele país. Se você pensar que em atividade tradicional acontece analogicamente a mesma coisa. Quantas empresas surgem e desaparecem em questão de um ano. São geralmente empresas que iniciaram sem um mínimo de planejamento, estrutura, estrategia e produto e serviço focado. No MMN também a historia se repete, alguém um pouco experiente ousa lançar um MMN sem capital, sem marketing, custo beneficio e o final a gente sabe o fim…. Se esta atividade não fosse legal e legitimo pessoas com referencia não estariam incentivando a trabalhar com esta modalidade. É o único que não precisa graduação, mestrado, MBAs, etc… Só precisa focar, ter perseverança, paciencia e dedicar o mínimo de tempo e investir na atividade, pois nesse como no tradicional que leva anos, até 20 a 30 anos para alcançar uma vida estavel… mas antes porém, faça uma escolha da empresa MMN que seja idonea e séria, com também do líder que realmente o guiará nas suas necessidades, mantendo um verdadeiro relacioamento, olhando e protegendo sua equipe que é seu patrimonio… Grande abraço!!!
Oi Pablo!
Ótimo artigo. Mas sabe o ponto 2, eu percebo que o patrocinador é incentivado a abrir na internet, diversos meios para se comunicar, como por exemplo blog, fan page, twitter, etc. Só que quando você busca informação sobre o negócio, o próprio não responde e não dá sinal de vida. Dá uma certa desconfiança. 🙁
A internet é um excelente meio para atrair potenciais downlines quando é planejado e gerenciado de forma correta.
Abs!!
Boa tarde, Pablo, estou iniciando no MNM, e se pudesse me esclarecer uma duvida ficaria muito grata. É possivel abrir uma empresa legalmente de MMN, onde trabalhamos com a captação de divulgadores para variadas empresas de MMN?
Grata
Amanda
Um MMN de MMN? Não, Amanda, não creio que a coisa seja por aí.
Não que não possa do ponto de vista legal, afina de contas
vemos tanta coisa se passando por MMN sem que “ninguém das leis”
faça nada, que já não me espanto mais com qualquer que seja a
“mirabolância”. Mas creio que não teria sucesso. Aconselho-a a
aprender sobre MMN, desenvolver suas habilidades e trabalhar
duro com uma empresa séria.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Muito bom mesmo! Devemos nos preparar para enfrentar a rejeição da oportunidade que oferecemos, procurar saber as maiores desculpas que as pessoas dão quando estão diante de uma oportunidade de MMN, mas também devemos estar ciente que devemos peneirar no meio de tantas pessoas que rejeitam a oportunidade, aquelas que estão só esperando uma oportunidade.
Boa tarde ? Estou engatinhando nesse négocio , mas encontrei seu site que esta abrindo e muito minha mente e meus caminhos é fantástico.
Obrigado por você existir.
Show de bola !
Eu realmente penso de maneira igual, que voce descobre como são o caráter das pessoas no MMN
Pessoas mentem, aumentam ganhos, falam somente a parte boa.
O correto é ser honesto, ser sincero, lados positivos e negativos, a pessoa tem que saber os riscos, porque no final poderá te culpar e voce ficará queimado.
VOCES ESTAO DE PARABENS. LOGO VOU QUERER UM DVD DE CADA PQ TODOS SAO OTIMOS. PARABENS
Muito bom Pablo este tema abordado abriu muito minha mente que estou iniciando no negócio, percebo que a verdade prevalece e que estou acreditando na minha vitória me espelhando na empresa da qual faço parte. E que não estou em busca de uns trocados extra, e sim em montar uma renda fixa segura estável, da qual estou disposta a dividir e oferecer aos outros o mesmo direito de crescimento. E que milagre não existe neste ramo e sim trabalho sério, dedicação, estudo e comprometimento.
.
Olá, as objeções que mais vejo é:
Não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho perfil para desenvolver esse negócio, mas por outro lado é muito fácil de lidar com elas…
Entre as principais habilidades obrigatoriamente inerentes à quem deseja ter sucesso no Multinível, está a habilidade de lidar com as rejeições. Ser rejeitado é um dos maiores medos do ser humano e esse medo pode estar disfarçado de diversas maneiras. Por exemplo, pesquisas apontam que o segundo maior medo da humanidade é o medo de falar em público, que perde apenas para o medo da morte. Mas o que é o medo de falar em público, senão apenas o medo de ser rejeitado pelo que se vai falar ou como se vai falar? Lidar de maneira correta com a rejeição é verdadeiramente uma arte e cabe-nos ser artistas estudiosos e praticantes.
Seu comentário òtimo!!! rs Para dizer a verdade não sei nem se essas pessoas são culpadas O brasileiro ja nasce com alguem olha estude bem trabalhe muito para no final da vida ter um premio de se aposentar com um salario minino .
Em um contato quente o fator credibilidade conta muito.
Esse material pode ajudar a muitos.
Como sempre, Pablo, direto no alvo…. rsss
É Triste saber que se as pessoas não quisessem manipular os outros e fossem sinceros, realistas e direto ao ponto esse tipo de questionamento não existiriam….
Esperteza nunca será sinal de Inteligência!
SUCESSO A TODOS!
Rsrsrsrsr.
Pior que essas situações que o Pablo mencionou realmente acontecem bastante com gente que trabalha com Marketing Multinivel.
Por isso devemos estudar bastante , ter um bom marketing pessoal , para poder mostrar a essas pessoas que julgam equivocadamente o MMN, as inúmeras Vantagens que esse tipo de Negócio oferece.
Muito interessante seu artigo Pablo.
Abraço.
Depende muito da empresa que te patrocina , meu cadastro é vitalicio , ou seja , recebo os royalties dos meus downlines para sempre , existem as empresas que só pagam até o 5º nivel, 6º , no nosso caso é até o 10º nivel , e em nosso contrato consta isso por escrito.
Entre no meu site e poderei te passar mais informações , mas corra ! , TEMPO É DINHEIRO !
Abrs Ricardo Oliveira – Executivo de Marketing
Seu comentário oi pablo,adorei o seu blog,achei coisas incrives que tinha vontade de perguntar é não tinha pra quem,ficava com medo da resposta,como por exemplo,se o negócio é próprio,depois do cadastro,tenho que me cadastrar todos os anos ,pagando adesâo é se eu nâo bater a meta perco tudo,o cadastro o nivel alcançado tudo até a amizade da pessoas que me colocou foi isso que aconteceu comigo.
@andrea, Dependendo da companhia que vc esta afiliado isso pode acontecer.
Post muit bom, já participei de alguns MMN e as objeções são sempre as mesmas! Lembrando de outras volto a comentar aqui! Parabéns pelo site, muito educativo!
Muito obrigado pelo comentário, Carlos. Vamos ficar aguardando seu retorno ao blog. Forte abraço e sucesso!