Nova Gestão da ABEVD traz expertise em Planejamento Estratégico para o setor de Vendas Diretas

Moacir Salzstein é o novo Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). O Diretor de Governança Corporativa da Natura assumiu o cargo presidencial na Abevd no início deste mês de Julho. E o mandato dura até o ano de 2016.

Moacir Salzstein está na Natura há 15 anos. Acumulou cargos em comitês de instituições como: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA).

Salzstein é Engenheiro Químico. Concluiu sua formação acadêmica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Fez pós-graduação em Administração de Empresas e MBA na Fundação Getúlio Vargas. O novo Presidente tem mais de 30 anos de experiência em planejamento estratégico de negócios e projetos de engenharia.

Confira o Novo Quadro de Gestão da Abevd:

O Conselho Diretor da Associação recebe Odmar Geraldo Almeida, CEO da Amway do Brasil, no cargo de Diretor-Secretário. O Conselho de Ética recebe Pammela Belluci Ortolan, Gerente Jurídica da Natura. E também recebe Rodrigo Travassos Stipp, Gerente Jurídico da Avon.

O novo time assume o desafio de tentar superar o montante de R$ 41,66 bilhões em volume de negócios do ano passado -2014 – no mercado de Vendas Diretas. Para isso, conta com um quantitativo de 4,49 milhões de Revendedores distribuídos em todo o país. De acordo com a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil está em quinto lugar no ranking de maior Mercado de Vendas Diretas do mundo.

E, agora, conta com toda expertise que o novo Presidente – Moacir Salzstein – traz na bagagem para oxigenar o cenário de Vendas Diretas no Brasil. Afinal, quem trabalha nesse ramo sabe o quanto é importante um bom planejamento estratégico. E, se você ainda não usa essa ferramenta administrativa, aproveite para se alinhar à nova visão gerencial da Abevd e alavanque os seus negócios!

Planejamento Estratégico é traço relevante no perfil do novo Presidente da Abevd

A expectativa nacional do setor de Vendas Diretas é que os 30 anos de experiência de Moacir Salzstein com Planejamento Estratégico ajudem a gestão da Abevd a traçar diretrizes para superar o momento de crise que vive o Brasil. Com menos dinheiro disponível no bolso, os Consumidores brasileiros tendem a enxugar gastos, focando apenas no necessário para sobreviver.

Com base nesse aspecto, podemos afirmar que foi uma escolha bastante assertiva de perfil para tomar a frente da administração desse nicho de mercado que sempre aparece como caminho alternativo e contrário aos picos de decadência econômica e social do país.

vendas diretas abevd
Vendas Diretas + Planejamento Estratégico = Maior Lucratividade

Planejar é o ato de traçar objetivos e definir ações para alcançá-los. Estratégia é o ‘olho’ do seu planejamento; é saber o que você deseja alcançar por meio dele. Esse conceito de planejar com estratégias tem sua origem no meio militar, onde usavam táticas para ganhar guerras. Até hoje é usado pelas Forças Armadas do mundo inteiro e acabou sendo incorporado também ao meio empresarial como uma ferramenta de gestão administrativa.

Então, se você quer vencer essa guerra econômica e administrar seu empreendimento de maneira organizada, com maior eficácia e conseqüente maior lucratividade, use você também o Planejamento Estratégico!

Dê uma injeção de estratégias em seu empreendimento de forma simples, prática e sem custos. Perceba:

São cinco etapas:
1. Diagnóstico – é o momento da análise. Conheça o nicho de seu empreendimento: pontos fortes e fracos, ameaças internas e externas e oportunidades de todas as formas. Fique de olho em tudo isso e parta para a segunda etapa;

2. Estabelecer Diretrizes – tendo estudado o ambiente interno e externo de seu empreendimento, trace as diretrizes: negócio, visão, missão, objetivos e valores. Defina: um nome e slogan, quem é quem dentro da Organização, qual a visão e a missão e quais os valores da sua empresa;

3. Formular Estratégias– com tudo ‘desenhado’, planeje sua estratégia. Qual o seu alvo? O que deseja conseguir? Mais vendas? Como fazer isso? Aumentando o número de Revendedores? Então, como irá ‘pescar’ mais profissionais para o seu time? Qual o perfil desse profissional que você precisa ter na equipe para alcançar seu objetivo? Enfim, pense e defina o que quer e como conseguir. Para daí, partir para a quarta etapa;

4. Implementação – aqui é onde muita gente se perde… a hora de colocar na prática o que planejou. Para que a implementação de seu planejamento dê certo é preciso definir suas diretrizes pensando em como irá colocá-las em prática, senão… nada feito! Exemplo: Será que você tem recursos suficientes para o evento de divulgação que programou? Se não tem, como pode conseguir parcerias, permutas, patrocínios?

5. Controle – tudo feito e funcionando… mas se não houver o controle das ações você vai sentir a sensação de estar andando para trás; o que fatalmente irá acontecer! Só porque as coisas estão dando certo é hora de relaxar?! Não!!! É hora de controlar todas as ações, por meio de indicadores de desempenho, avaliações de qualidade e produtividade e ações preventivas e corretivas. Lembre que se errar e sair do caminho, quanto mais rápido detectar e corrigir o erro, mas chances terá de retomar as rédeas e alcançar seu objetivo!

É isso aí… espero ter ajudado a refrescar o tema de Planejamento Estratégico com foco no negócio de Vendas DiretasE, aproveito a oportunidade para parabenizar e desejar muito sucesso ao novo time de gestão da Abevd! Que tragam bons ventos para o nosso mercado!!! Sejam muito bem vindos, vocês e suas expertises…

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui