Marketing de atração, essa moda pega

De uns tempos pra cá, o assunto Marketing de Atração virou clichê no meio Multinível. Sobretudo na web, onde a informação se dissemina mais rapidamente e onde técnicas dessa modalidade de marketing, inicialmente desenvolvidas pelos americanos, renderam algumas fortunas mundo afora, só se fala nisso. Vou tentar dar minha contribuição ao tema, focando em dois aspectos: 1 – isso não é nenhuma novidade e 2 – embora muito válido, trata-se apenas de uma parte do trabalho. Como o nome diz, estamos apenas atraindo (interessados). Ainda é preciso patrocinar, treinar , apoiar e duplicar.

O que é e como surgiu o Marketing de Atração

De maneira resumida, Marketing de Atração é a técnica de inversão de abordagens no processo de “venda”. Num processo de venda normal, o vendedor aborda o cliente. Através do Marketing de Atração esse processo será invertido e o “vendedor” é quem será abordado. Parece simples, mas isso faz muita diferença! A expressão Marketing de Atração está em alta, mas esse conceito não é nada novo. Ele é bem massificado na indústria Multinível há muito tempo, ou você não lembra dos famosos bottons e adesivos que buscavam aguçar a curiosidade das pessoas com dizeres do tipo “…pergunte-me como”. O desenvolvimento dessas técnicas surgiu a partir da busca de posicionamentos favoráveis no ato da “venda”. “Vendedores” profissionais e bem treinados sabem que a posição que vierem a assumir num processo de venda será fator determinante a seu sucesso ou fracasso.

O segredo é gerar curiosidade

Ser abordado com uma pergunta do tipo “o que é isso?” ou “para que serve aquilo?” lhe coloca numa situação completamente diferente de quando você é quem aborda a outra pessoa dizendo “tenho uma coisa pra lhe apresentar”. Ao lhe perguntar algo, uma pessoa se coloca numa situação de muito mais atenção ao que você tem a lhe dizer e, portanto, fica muito mais suscetível aos seus argumentos. Ao contrário de quando você incita uma conversa e com isso, causa, de maneira inconsciente na outra pessoa, um bloqueio mental e as mais variadas rejeições ao que ainda nem falou. Todos sabemos que as pessoas gostam de comprar, mas não gostam que lhes vendam. O conceito do Marketing de Atração anda paralelo a isso: se eu te peço a informação, serei todo ouvidos. Caso você queira me empurrar a informação, não tenho interesse. Se você não percebeu, os pronomes EU e VOCÊ estão em negrito, para mostrar exatamente do que se trata: a minha vontade tem que prevalecer sobre a sua. O Marketing de Atração, portanto, nada mais é do que a técnica de fazer com que você me peça pra fazer o que eu quero, mas ainda assim fique satisfeito, porque foi você que pediu.

Criatividade é tudo

Com a internet o conceito de Marketing de Atração está muito bitolado a alguns paradigmas. Diz-se por aí que é preciso tornar-se um expert em páginas de captura, um blogueiro formador de opinião ou um renomado autor de livros (no mínimo e-books) para se tornar bem sucedido com o Marketing de Atração. Mais uma vez, afirmo que tudo isso é válido, mas não existem regras unânimes e cada caso é um caso. Ter um blog de sucesso pode ser válido pra algumas pessoas, mas não fazer sentido algum para outras, portanto é preciso encontrar a estratégia adequada ao seu perfil. Pode-se atingir o sucesso nesse campo das mais variadas maneiras. Por exemplo, nada melhor que o próprio sucesso para atrair interessados em sua oportunidade. É preciso botar a cuca pra funcionar e desenvolver sua própria maneira de atrair pessoas. Uma das melhores histórias que conheço está narrada neste trecho (pág.211) do livro Network Marketing com Esperteza das Ruas, onde o autor, Robert Butwin, conta a história de sua amiga Doris Wood:

“…Minha amiga Doris fez uma coisa surpreendente. Ela foi a uma loja de ferragens e comprou uma enorme maçaneta de cristal. Então, aonde quer que ela fosse, puxava a maçaneta e a colocava sobre o balcão… sobre a mesa quando ia a um restaurante… aonde quer que ela fosse, tirava a maçaneta e a colocava onde pudesse ser vista.

Suponha que você viu essa pessoa sentada ou em pé pegar sua grande maçaneta de cristal da bolsa e colocá-la diante de si – você vai ignorá-la ou vai perguntar a ela pra que serve aquilo? As pessoas questionavam Dóris o tempo todo. Quando lhe perguntavam, ela dizia:

“Oh, isto é para me lembrar de deixar você saber que a porta para sua independência financeira está aberta na empresa X.”

É isso aí. As pessoas ficavam intrigadas o suficiente para pedir a Dóris que lhes dissesse mais – e ela partia a todo vapor.”

Os tempos mudaram

Doris Wood foi uma mestra na arte de gerar curiosidade, mas seus recursos eram limitados. Com certeza, muitas pessoas ficaram curiosas, mas, por motivos que nunca vamos saber, não tiveram coragem de perguntar-lhe de que se tratava aquela maçaneta. Nem tampouco tiveram uma segunda chance – não sabiam o nome, o telefone ou o endereço daquela esquisita mulher de maçaneta na mão. Hoje podemos ir muito além em termos de gerar curiosidade e captar interessados. Como falei no início do post, algumas fortunas já foram geradas a partir desse raciocínio, como por exemplo o sistema americano Magnet Sponsoring, que colocou seu fundador, Mike Dillard, na lista dos maiores cheques mundiais do multinível.

O Marketing de Atração na era da internet

Numa rápida busca no Google pelas palavras “Marketing de Atração” você vai encontrar inúmeros sites, cursos, e-books, etc. sobre o assunto. De maneira prática, Marketing de Atração na internet é tudo o que já falei, só que com o auxílio de sites, blogs, redes sociais e todos os outros recursos da web 2.0. É praticamente o que fez a Doris Wood: colocar uma maçaneta em cima da mesa e esperar que lhe perguntem o que é aquilo, só que de maneira eletrônica. O mais comum é vermos sites colocarem cursos ou e-books sobre determinados temas “sobre a mesa” para que pessoas interessadas digitem seus dados de contato afim de receberem tais materiais. Além de obter os dados de contato, esses sites servem como filtros, pois pessoas que não tenham interesse no tema sugerido, não irão solicitar os materiais, livrando, assim, o dono do site de perder tempo com quem não quer. Se isso funciona? Sempre há uma margem de curiosos e de pessoas que não podem ver nada gratuito colocando seus e-mails nos formulários de captura, mas há retorno sim.

Como atrair dinheiro com o auxílio da internet

Tudo é válido e nada é mais importante do que estudar, mas abram bem os olhos: alguns “gurus” da internet têm sua renda proveniente da venda de cursos, e-books, treinamentos e não da distribuição de produtos. Como podem, então, ensinar algo que não sabem? Mesmo com essas armadilhas pelo meio do caminho, não desista. Estude, encontre seu percurso. Meu conselho é: Redes Sociais, Blogs, Twitter, Google Adwords, Mailing Lists autorizadas são terrenos férteis, mas difíceis de serem cultivados. Levará tempo para você aprender tudo o que deve, antes de obter sucesso por aí. Pense em atrair pessoas utilizando os recursos da internet fora da internet. Tenho visto muitos casos de sucesso. Ponha sua mente à trabalhar. Em breve darei algumas dicas sobre o assunto. atrair-dinheiro

E você, tem alguma idéia sobre como atrair pessoas e dinheiro?

8 COMENTÁRIOS

  1. INTERESSANTE NO MULTINIVEL , o MARKETING DE ATRAÇÃO .NO FILME DE PORTA EM PORTA PODEMOS VER ISSO UM VENDEDOR QUE SE DEDICOU A VIDA TODA A SUA EMPRESA TEVE SUCESSO NELA , MAS UM DIA ELE CHEGOU NA SUA EMPRESA PARA TRABALHAR E SE DEPAROU COM TUDO MODERNIZADO OS VENDEDORES TRABALHANDO SENTADOS EM UMA CADEIRA EM FRENTE AO COMPUTATOR , E ELE SE VER ALI COM UM DINOSSAURO EM ESTINSÃO . TEMOS QUE LER E PROCURAR ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO .

  2. Seu comentário
    Parabéns pelo texto Pablo, tenho estudado muito sobre o internet Marketing, pq acredito ser uma ferramenta a mais, para trabalharmos, mas devemos tomar cuidado, pq muitos profissionais deste sistema criam um grupo de afiliados com o intu’ito de ganhar dinheiro, tendo o MML como isca pro neg’ocio deles funcionar. Gostei demais de suas informações.
    Me ajudaram muito, obrigado.

    Sucesso

  3. Otima materia sobre marketing de atração logo que aprendi a desenvolver este metodo meus downline aumentaram e tem mais melhorei os downline que estavam sem direção como venho aprendendo muito com o mmexpert minha rede aumentou de tal forma que não tem como descrever tudo aqui.

    • Fabiano,

      Muito obrigado pelo comentário e mais ainda por compartilhar que, de alguma forma, este blog está contribuindo para melhorias em seu negócio e sua vida. Show de bola!! Todo sucesso do mundo pra você e seja sempre bem vindo!

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui