Há quem ainda fale que multinivel é “dinheiro fácil”

Eu já escrevi um artigo sobre o que se fala a respeito de “dinheiro fácil” no marketing multinível, mas sou obrigado a repetir o tema. Na verdade, esse é um assunto bem polêmico e sempre me pego a fazer reflexões a partir de novos pontos de vista sobre essa maneira das pessoas pensarem. E uma conclusão que cheguei numa dessas reflexões, por sinal, é de que o “repeteco” não vai parar por aqui. Acho que ainda falaremos bastante sobre esse assunto no blog.

Penso que seja válido compartilhar novos pontos de vista, mesmo que estejamos falando da mesma paisagem. E o que vou falar hoje foi motivado pela atitude de uma pessoa que convidei recentemente à uma apresentação de oportunidade da empresa de marketing de rede à qual sou associado.

Trata-se de uma pessoa que eu tenho por inteligente, por sensata e sóbria, mas que, mesmo assim, permitiu que brotasse em sua mente, durante a reunião, a idéia de dinheiro fácil. Bem, eu próprio estava lá e garanto que em nenhum momento dinheiro fácil foi prometido. Pelo contrário, ouvi repetidas vezes cada um dos palestrantes dizerem “isso não é dinheiro fácil, gente”.

E eu mesmo falei para o meu convidado sobre o quanto se tem que trabalhar quando deseja-se construir um negócio sólido em marketing multinível. Mesmo assim, palestra terminada, plano entendido, entusiasmo criado, e o meu convidado olha pra mim e diz: “fantástico! achei os produtos maravilhosos, o conceito genial, a distribuição de bônus perfeita, mas só não me convenço de uma coisa: essa promessa de dinheiro fácil me deixa com uma pulga atrás da orelha, Pablo”. E agora eu digo pra você, leitor do meu blog, que provavelmente já passou por isso, VAI ENTENDER!

Porque o multinível parece ser dinheiro fácil

Como falei, a pessoa que me fez esse questionamento não é uma pessoa burra. Pelo contrário, é alguém de quem eu jamais imaginaria essa falta de compreensão. Fico imaginando que devaneios não passam na cabeça dos menos preparados, após uma reunião de network marketing.

Daí o fato de tanta gente ter essa impressão de facilidade quanto ao marketing de rede. Então, pra argumentar que a “facilidade” não passa de falsa impressão, vou explicar o que a gera. Mas, como esclarecerei no final do artigo, pouco importa o que eu vou dizer aqui, se você não quiser ouvir.

Pouco importa qualquer explicação – sobre qualquer assunto – se você achar que a explicação que já tem em sua cabeça para tal é a melhor e não estiver aberto à novas perspectivas. O que vou dizer é apenas para quem quer ouvir, raciocinar a respeito e julgar se sua opinião anterior era melhor ou pior do que a opinião que está lhe sendo proposta no momento.

Não servirá pra quem já “sabe tudo”. E não é nada de outro mundo, que você nunca tenha ouvido. O que tenho pra dizer é simples: não existe facilidade nenhuma no marketing de rede. Agora, se você está disposto a entender o porquê de eu estar afirmando isso, continue lendo. Se não está, não perca seu tempo, afinal, você vai ler tudo, mas mesmo que descubra que seu modo de pensar estava errado, ainda assim não o modificará, não é mesmo!?

dinheiro fácil

O “marketing” do multinível é que transmite facilidade

Não existe facilidade nenhuma. O que acontece é que quando um convidado vai numa reunião de marketing de rede, a apresentação que ele verá provavelmente será feita por alguém que já tem sucesso, por alguém que já “chegou lá”. E como no MMN, pessoas são remuneradas pelo sucesso de outras pessoas, então os distribuidores de sucesso contam, nada mais, nada menos, que suas histórias de sucesso, afim de inspirar os novatos à galgarem o mesmo.

Mas essas pessoas que hoje tem sucesso já ralaram muito e trabalharam duro. E hoje sabem que se alguém tivesse lhes dito tudo o que iriam passar para chegar aonde estão, talvez tivessem desistido antes mesmo de começar. Elas entendem de gente, porque aprenderam sobre gente enquanto desenvolviam seus negócios.

E sabem que “gente” busca caminhos mais fáceis. Sabem também que seu trabalho é “psicologia pura” e que se não falarem o que as pessoas querem ouvir, indivíduos de grande potencial podem ser desperdiçados se confrontados com a dureza e com o trabalho que terão pela frente. Assim é o ser humano.

Por isso é normal que apenas os aspectos positivos sejam ressaltados nas reuniões. Mas em que setor o marketing das empresas promovem seus aspectos negativos em detrimento dos positivos? Em nenhum, não é mesmo!? Se há imagens de pessoas enfermas nas carteiras de cigarro, saiba que isso é por imposição das leis.

As empresas de cigarros adorariam poder continuar a promover apenas as belas paisagens que instigava os cowboys de Marlboro fumar mais e mais. E assim é com qualquer empresa, com qualquer mercado: apenas os pontos positivos são evidenciados. Esse é o trabalho dos departamentos de marketing.

E é isso que o pessoal de marketing do marketing multinível aprendeu que funciona: evidenciar os pontos positivos. Infelizmente, algumas pessoas não compreendem a palavra “marketing” – ou a confundem com facilidade.

O choque cultural do Network Marketing

Outro aspecto do MMN que alimenta essa ideia de facilidade é o fato de no mercado tradicional nenhum empresário ficar falando o tempo todo o quanto está ganhando dinheiro, que está ficando rico, etc. Pelo contrário, quando alguém encontra um nicho de mercado promissor, o que essa pessoa mais deseja é que ninguém saiba que ele existe, afim de que não surja concorrência.

No mercado tradicional prevalece a individualidade. É cada um por si! Ninguém é remunerado pelo sucesso alheio. E é um choque cultural quando alguém vê um líder de uma rede multinível contando sua história, seu sucesso. Parece realmente uma arapuca.

A sociedade não está acostumada com isso. Desde que somos pequenos, entendemos que para alguém ganhar algo, outro alguém terá que perdê-lo. Não faz muito sentido um sistema onde pessoas possam sair ganhando em conjunto. Onde uns torçam pelo sucesso do outro.

A questão é que isso é possível e essa é justamente a incompreendida essência do marketing de rede. Então essa é minha opinião: a falta de compreensão gera a falsa impressão (de facilidade).

E como falei que deixaria para explicar no fim do artigo o porquê das pessoas verem mil coisas (facilidade, pirâmide, arapuca, etc.), mas não conseguirem enxergar a verdade que circunda esse setor, aqui vai minha explicação: assim como o amigo que levei para reunião, se você chegou até aqui SEM QUERER entender o que estava sendo dito – ou determinado a não pôr em xeque o que você já tinha em sua mente – ambos perdemos nosso tempo. Concluindo minha explicação: tudo é uma questão de pré-conceito!

23 COMENTÁRIOS

  1. sou um dos que estão sofrendo com essa investigação que primeiro condena e depois da a sentença… faço parte da bbom concordo que deve existir regras, mas por que nun da uma chance um tempo pra se adequar no caso de necessidade… enquanto isso vou fazendo outros serviços na net…

  2. é realmente lamentável que as pessoas achem o marketing multinível, uma coisa enganosa, eu fico muito chateado quando entro em vários blogs por ai que tem varias pessoas falando que é tudo enganação , que é piramide , mais estas pessoas não procuram saber do assunto e se aprofundar para fazer uma critica. simplesmente são manipuladas pela mídia que entram em suas casas através da televisão, e a grande maioria não enxerga o verdadeiro sentido do marketing multinível. sem luta , sem esforço e dedicação nada que tentarem dará certo. E ainda falam que é arriscado e tudo , agora eu pergunto , oque na vida não tem riscos? a vida é feito de riscos, é você que escolhe os riscos que pretende correr para chegar onde deseja , por exemplo eu posso sair na rua e ser atropelado, é um risco! realmente todas essas atitudes se trata de pré-conceito. DINHEIRO FÁCIL NÃO EXISTE !!!

  3. O MMn é trabalho pesado para quem realmente quer ser dono do seu negócio e principalmente do seu tempo. Você tem que ter um espírito empreendedor e principalmente foco, meta e persistência. A Up essência está mudando a minha vida, principalmente por ter um sistema de MMn fantástico e que está transformando a vida das pessoas. Venha fazer parte dessa equipe.

  4. Marketing Multinível nunca foi dinheiro fácil. As pessoas confundem a possibilidade de alavancar o esforço de outras pessoas com ganhar dinheiro sem trabalho. Lamentável

  5. Olá Pablo!

    Eu acredito que existe muita gente que quer dinheiro fácil sim.
    Tem muita gente mal intencionada, dizendo que é muito fácil de conseguir este objetivo. E por isso que as vezes muitas pessoas ficam resistentes em fechar o contrato e outras que ao cairem na lábia do malandro se deparam com a realidade e falam mal por aí…

    Abs!!

  6. Somente quem faz marketing multinivel sabe o quanto custa conquistar independencia financeira e qualidade de vida com este mercado. Os resultados são os melhores mas, exige muito suor!

  7. Não existe dinheiro facil, muitos entram no marketing Multinivel esperando Dinheiro Facil e marketing Multinivel é trabalho duro… dedicação e acima de tudo aplicação correta de ações sonho sem ação é igual a Ilusão então mãos a obra planejamento e ação gera resultado por isso você deve primeiramente planejar depois agir espere o tempo certo vai trazer o re$ultado

  8. O problema que mais vejo no MMN é o fato de pensarem ser pirâmides e etc.
    O resto você consegue botar na cabeça da pessoa a integrar sua equipe que é a longo prazo entre outras coisas.

    Mas não é dinheiro fácil, é trabalho.
    Porém trabalho legal de se fazer, te deixa livre.

    Peterson Teixeira
    mmnjobs.com.br

  9. Ótimo Artigo. Infelizmente muitas pessoas hoje em dia acreditam em dinheiro fácil no marketing multinível, o negócio deve ser feito a cada dia com foco, força de vontade, e não desistir por pouca coisa. Há muitas pessoas que entram para o negócio acreditando em dinheiro fácil e acabam por desistir e depois saem falando que o negócio não funciona, devemos buscar conhecimento a cada dia, e fazer um trabalho de forma profissional. Grande Abraço e Sucesso!

  10. É difícil saber o sistema certo a aderir, muitos usam artimanhas irresistíveis para atrair o maior numero de pessoas, outros usam a simplicidade para cativar as pessoas. Esse que eu estou recentemente usando me encheu os olhos.

  11. O grande problema são os marketeiros esses falsos mmn que aparecem todos os dias promtendo dinheiro fácil e rápido e quando quebra prejudica todos seja qual for a empresa pois queima a o nome e a imagem do mmn.

  12. Realmente Pablo MMN não é nada fácil.

    E é por isso que poucos vencem no MMN, porque tem que ter persistência e consistência no que faz… fica mais difícil ainda quando a empresa de MMN que a pessoa escolhe não ajuda…

    Gostaria de deixar um convite aqui em seu site (com a sua permissão é claro) para os caros amigos leitores que estivem buscando uma oportunidade de negócios, séria e muito interessante não deixem de visitar o Blog: http://multinivelpolishopcomvc.blogspot.com.br/ e saber sobre o Marketing de Rede da Polishop, o melhor plano de compensação do mercado vários Diamantes em um ano e meio apenas…

    DEsde já grato.. Abraço galera..

    SUCE$$O a todos!!!

  13. Este texto é um resumo do que pensam muitos distribuidores, inclusive eu. Nas reuniões da minha empresa, o gerente também não menciona dinheiro fácil em nenhuma situação, nem os slides. Pelo contrário, sempre é enfatizado que só se chega ao topo com trabalho e que mais ganha quem mais trabalha. Faço o mesmo quando mostro o plano a amigos, parentes e conhecidos. É um trabalho como qualquer outro, mas com pagamento justo. Ganha mais quem trabalha mais.

  14. O marketing multinível não traz o dito “dinheiro fácil”. É construído dia a dia, pessoa a pessoa. A princípio parece fácil conquistar níveis e posições. Tudo é simples, quando se vê pela primeira vez o sistema e as possibilidades de lucro que podem ser alcançadas, mas quem começar o negócio pensando em “dinheiro fácil” já está fadado ao fracasso. O sucesso, como em qualquer atividade exige esforço pessoal, disciplina, conhecimento e muita perseverança. Dificuldades surgirão e muitos “nãos” serão ouvidos. Não é um negócio para imediatistas. É uma atividade a longo prazo que pode trazer resultados significativos para quem conseguir olhar além do horizonte.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui