Eu estou no marketing multinível ou numa pirâmide?

Eu sempre tentei manter esse blog o mais amistoso possível, por isso nunca abordei o tema “pirâmide” aqui. Claro que já mencionei essa palavra noutros posts, mas nunca escrevi um artigo especialmente sobre esse assunto. E não é porque acho que temos que esconder ou camuflar o fato das pirâmides existirem. Vejo que muitas pessoas que desenvolvem negócios de Marketing Multinível evitam essa palavra a qualquer custo.

Alguns, inclusive, em suas explanações e esboços do plano de suas respectivas empresas desenham uma rede de cabeça pra baixo, afim de descaracterizar a forma piramidal – como se isso fosse amenizar a rejeição na cabeça de seus prospects.

Ao contrário disso, eu prefiro em minhas apresentações mexer bem no meio da ferida. Gosto de fomentar a discussão e falar mesmo sobre o que é pirâmide. Isso porque penso que boa parte do trabalho do profissional de marketing multinível passa por educar a sociedade nesse sentido e poupar o maior número de pessoas desses golpes.

Também acho que apresentar o multinível à alguém sem explicar à essa pessoa o que é e o que não é pirâmide é o mesmo que soltar alguém no meio de um mar repleto de tubarões – o sujeito sucumbirá e afundará à primeira mordida.

Então, como nos últimos dias tenho recebido muitos emails, comentários no blog e questionamentos de pessoas com quem me relaciono acerca do que são pirâmides, resolvi escrever alguns artigos sobre o tema nas próximas semanas. Vamos ver se o assunto está mesmo em alta.

Porque falar sobre “pirâmides”

Eu sei que estamos num momento de auge desse tipo de fraudes. Alguns desses esquemas estão tendo um sucesso nunca antes visto – realmente inédito – mas isso não é novidade pra mim. Eu costumo dizer que entra ano, sai ano, sempre vai haver a “pirâmide da moda”. Já vi dezenas (ou centenas) delas.

Mas, realmente, o profissionalismo nunca foi tão grande. Como diria Darwin, é a lei da sobrevivência, amigo. Quem não evolui, morre! Do mesmo jeito que hoje temos grandes profissionais em “marketing multinivel”, temos também especialistas em pirâmides. Eles evoluíram e se reproduziram (duplicaram) para preservar sua espécie! Sujeitos com uma capacidade imensa de fazer um golpe parecer um negócio legítimo.

Golpes estes que alicerçados na ganância, no desejo de enriquecimento rápido, fácil e, sobretudo na falta de informação, encontram um terreno extremamente fértil para sua proliferação. Como já disse, por mais que todo esse “auê” possa parecer algo novo para muitos, não é. Isso sempre existiu.

Muita gente que hoje está tendo seu primeiro contato com esse tipo de esquema pensa que trata-se de uma novidade. Mas quem acompanha e atua no setor de marketing multinível a algum tempo, sabe quanto a atividade tem sofrido ao longo dos tempos com essas fraudes.

Há um ditado assim no multinível: “não existem erros novos, existem pessoas novas cometendo erros antigos”. Eu vou adequar esse jargão para os dias atuais: “não se trata de novos golpes, o que temos hoje são os mesmos golpes mascarados por golpistas antigos”.

Mesmo assim, com isso existindo a tanto tempo, eu nunca quis perder meu tempo escrevendo e alertando sobre tal problema [dica: quem trabalha com MMN não pode perder tempo com distrações]. A questão é que aliando toda essa “agitação piramidal” do momento às recentes manifestações de alguns profissionais (sérios) de multinível, uns alertando sobre o problema, outros anunciando sua decepção e desistência de luta por um setor regulamentado, achei que chegou a hora de abordar o tema “pirâmide” de maneira mais incisiva aqui no blog.

E, quem sabe, dar minha contribuição no combate à essa praga que assola o mercado. Acho que isso é dever de todos que atuam no setor, pois, por mais que eu já não esteja tão convicto da ingenuidade das pessoas, percebo que muitos realmente se envolvem com esses esquemas pensando que estão desenvolvendo marketing multinível.

Assim, é preciso que esclareçamos que não basta estar num esquema que remunera sobre vários níveis para estar desenvolvendo a legítima atividade do marketing multinível. Então vou tentar ajudar quem deseja saber se está numa pirâmide ou numa empresa de marketing multinivel, falando sobre isso nessa série de artigos.

Mas, pra manter a política de boa vizinhança (e meu blog no ar), vou continuar por seguir o padrão de apenas entregar a informação… Sem dar nome aos bois e sem tentar lhe impor minha ideologia. Leia, tire suas conclusões e faça o que achar que é certo (se o desejo de ficar rico lhe permitir 👿 ).

dinheiro facil

O que é uma piramide financeira

Pra começar, vou falar de uma coisa que sempre achei engraçado. Por inúmeras vezes eu já vi pessoas que atuam a anos com marketing de rede dar a seguinte resposta quando são indagadas sobre o que é uma pirâmide: “pirâmide é um negócio sem produto“.

Definitivamente, isto não está correto. Ou, pelo menos não está completo. Essa pode ter sido uma boa resposta para o tempo em que as pirâmides (ou correntes) eram apenas um grupo de amigos com uma lista de nomes no papel e suas respectivas contas bancárias ao lado, onde o dinheiro deveria ser depositado.

Mas não é uma resposta correta hoje em dia, quando os esquemas piramidais são verdadeiras estruturas empresariais operadas por potentes sistemas de computadores e com “cabeças pensantes” pensando a todo instante em como disfarçar o golpe.

Não ter produto não quer dizer nada. Uma pirâmide pode ter sim um produto, que atua apenas para disfarçar o esquema. Falaremos disso mais pra frente… Como prometi, nos próximos artigos vou explicar detalhadamente o que são pirâmides, como funcionam, qual o seu modelo de negócio e quais os problemas causados por elas.

Por ora não vou me aprofundar. Sei que este post já está bem extenso – e que não disse muita coisa :oops:. Mas eu precisava postar essa introdução para ter seu feedback e lhe perguntar se você gostaria de debater esse tema aqui no blog; para sentir como está o mercado acerca desse assunto e abrir a discussão com a minha definição (que explicarei melhor depois) do que penso ser uma pirâmide financeira:

“Uma pirâmide é uma operação financeira feita
para perder dinheiro em função de gerar caixa”

Por favor, comente abaixo o que você gostaria de saber sobre pirâmides, o que você tem a acrescentar sobre o tema e o que gostaria que eu abordasse nos próximos posts. Claro, sem citar nomes de pessoas ou empresas. Comentários que não seguirem essa orientação não serão aceitos. Conto com você.

256 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo artigo, Pablo! Existem varias empresas de MMN que são sérias, as que já estão mais tempo no mercado são associadas a ABVD, muitas pessoas procuram empresas que já estão associadas a ABVD, mas se uma empresa não é associada não quer dizer que ela não seja confiável. Não vai ter nenhuma empresa que vai ser lançada e logo depois já esta associada a ABVD.

  2. Existem sim muitas empresas sérias, e se ela possui produtos de qualidade certamente é uma empresa maravilhosa, porém hoje desenvolvo um negócio que revoluciona o MMN no Brasil, diferente de tudo que já se viu em mais de 20 anos. Aqui não existe pontuação, bônus pagos em 24 horas, tempo real, e plano assinado e criado pelo Ricardo Guimarães, membro do Ministério Público Federal e Consultor de Empresas, que é responsável por fechar pirâmides no Brasil É ao meu ver o plano mais justo do Brasil, onde a base ganha dinheiro sem ficar só compartilhando produtos, mas sim ter ganhos de rede em 1 mês dependendo do trabalho que ela fizer. Foco da empresa é unilevel, ou seja, a recompra, pois em qualquer empresa de multinível que for, se não houver a recompra, não há crescimento e retenção, e nosso unilevel é o mais agressivo do mercado. Nossa empresa tem mais de 31 anos de mercado nas vendas diretas, ou seja, uma história de sucesso por trás, já que estamos adentrando o multinível há cerca de 10 meses. Sistema de treinamentos da empresa terá participação do Master Coaching Paulo Vieira, para a formação de Treinadores Oficiais, o projeto é grande! Caso algum líder ou alguém novo que busca conhecer uma empresa séria, entre em contato ou deixe o seu Whatsapp. Abraços!

  3. Ótimo artigo! Parabéns
    É preciso tomar cuidado com esquemas e programas que prometem dinheiro fácil, é possível sim ganhar dinheiro com marketing multinivel, mas como em qualquer negócio convencional é preciso dedicação e empenho para obter sucesso.

  4. As pessoas precisam abrir a mente para novas oportunidades, o marketing de rede veio para mudar e ajudar a vida de quem realmente acredita, estou na empresa telexbit a 2 meses e já tenho ganhos, infelizmente o ser humano pesquisa e se interessa somente com o negativo, deixando de lado o mais importante!
    telexbit é a empresa do momento…..fica a dica!

  5. Tenho estudado sobre isso nos últimos tempos, cheguei a algumas conclusões:

    Produto: é óbvio, deve existir. Mas não é mais diferencial, pois a maioria das empresas que trabalham no sistema de pirâmide comercializam produtos. Houve, há pouco tempo, uma empresa assim, brasileira, que tentou entrar no mercado americano. Levou bomba! Depois de pagar multas milionárias por seu sistema se enquadrar no que a legislação de lá caracteriza como pirâmide, teve de mudar seu plano de negócios (é, eles não contam isso, mas lá o plano de negócios deles é diferente!) se quisessem continuar em operação. Assim, mesmo com produto, pode ser pirâmide. Vamos ver os outros critérios utilizados por lá:

    Preço: o custo do produto deve ser compatível com o custo de mercado. Ou seja, quem adquire o faz porque quer o produto, e não a promessa embutida nele. Assim, uma empresa séria irá vender um desodorante de oito reais por oito reais, e não por quinze. A contrafação (ou cópia) de um perfume de 200 não poderá custar 200, nem cento e cinquenta, nem mesmo 100. Senão, os clientes comprariam o original! Doutra forma, a sustentabilidade da rede não estaria no produto, mas na própria rede: pirâmide!

    Mercado: o Marketing Multinível é um sistema de vendas, com distribuição de comissões. Só isso. Ou seja, o produto deverá ser direcionado para fora da rede. Evidentemente, os integrantes da rede também usarão seus produtos. Porém, não se espera que isso supere 10 ou 20% do total de unidades comercializadas. Ou seja, para cada peça que você consome, você irá vender cerca de cinco ou dez para pessoas que não estão na rede. Doutra forma, o direcionamento é interno, não há dinheiro novo entrando, apenas despesas daqueles que querem trabalhar: pirâmide!

    Meta mínima de vendas: Os valores mínimos de produção não podem ficar além do que seria de esperar de uma consultora mediana numa rede tradicional de vendas diretas. A prática de forçar as pessoas a estocar produtos em sua casa para que permaneçam na rede demonstra que o produto não é bom para o comércio, ou que os preços estão além daqueles que o comércio pode pagar. Pirâmide!

    Cobrança por treinamentos: uma empresa séria quer pessoas treinadas, conhecedoras de seus produtos. Fará isso por meio de vídeos na sua página, videoconferências gratuitas, cursos pela internet. Poderá, até, comercializar livros específicos, nos preços normais que já são praticados nas livrarias. Mas não cobrará de seus colaboradores para participar de “seminários”, “encontros de distribuidores”, “eventos de sucesso”. Se fizer isso, não é séria. Sempre que uma empresa for séria, terá como objetivo preparar seus colaboradores, ou representantes, para que possam vender mais e melhor. A não ser que não tenha um produto bom ou que o produto que venda esteja fora das condições que o comércio aceitaria pagar. Pirâmide!

    Estocagem de produtos: é razoável que a empresa queira que você conheça o que está vendendo. Por isso, poderá fornecer-lhe, inicialmente, um conjunto de amostras, em tamanho reduzido, com valores mais baixos que aqueles que seriam normalmente praticados. Mas a empresa não poderá exigir-lhe a aquisição do estoque de uma pequena loja para iniciar sua atividade. Lembre-se, você é vendedor, não consumidor final! Marketing Multinível é um negócio de vendas, não de consumo. A receita deverá vir do cliente externo, não do colaborador. Caso contrário, pirâmide!

    Franquia, ou taxa de ingresso, ou tarifa de habilitação: não é preciso falar muito sobre isso. A renda da empresa deve vir do produto, não da venda de franquias. Inclusive, a legislação americana proíbe isso. Os “gurus” das empresas piramidais deslocam o maxilar falando que “nos Estados Unidos, grande parte do comércio é em multinível”. Só esquecem de falar que, lá, é proibida a cobrança da “franquia”. Seja de forma direta, seja disfarçada na aquisição de dezenas de produtos. As empresas que fazem isso são piramidais, e, a exemplo de tantas outras que surgiram no país nas últimas décadas, não duram meia década. Mas eles sabem disso, e quando a coisa fica difícil, abrem uma nova empresa, novamente no sistema de pirâmide.

  6. Gente devo ser muito burra. Leio, leio e leio sobre esse assunto MMN x Pirâmide e não consigo encontrar menor diferença entre elas

    • A diferença é que no MMN quem te paga é a empresa e não a pessoa. A entrada da pessoa no negócio do MMN é um investimento.
      Qualquer empresa que você abrir , você terá um investimento, o MMN também cobra isso a partir dos kits de entrada deles. Se você fizer brigadeiro, você vai ter que investir em matéria-prima para a confecção, nada é de graça.
      Ai você me fala : mas quem entrou na pirâmide também entrou com um investimento.
      E eu te respondo : e ele consegue ter retorno deste investimento através da venda ? Única e exclusivamente venda ? Sem adicionar 1 pessoa se quer ? Se ele conseguir, ai não é pirâmide.
      A pirâmide só se sustenta pela adesão de novas pessoas, os produtos dela não competem no mercado tradicional, obrigando a pessoa a adicionar ainda mais pessoas.

    • Vc não vê diferença por NÃO ser burra. É realmente a mesma coisa. É colocado um produto para parecer uma simples venda, e atualmente mesmo não progredindo na “pirâmide” mantêm a possibilidade de adquirir produtos com descontos. Isso permite que Vc continue vivo para sustentar o ganho de quem lhe apresentou à “NÃO PIRAMIDE”.

    • Presta bem atenção.
      O produto que a empresa vende te interessa? Interessa a um público massivo?
      Ela envia os produtos em tempo hábil à domicílio?
      A empresa tem sede própria? Paga os impostos corretamente? Tem um SAC confiável?
      A empresa oferece treinamento para crescimento pessoal?
      A empresa paga corretamente os bônus àqueles que já estão no negócio?
      Se as respostas são todas SIM, então é marketing multinível.

  7. Estou sendo acediada para entrar em uma … Mas estou com medo pois n conheço a empresa . Luci Luci se alguém realmente conhecer gostaria q me falasse se a empresa e seria ou vou entrar numa piramide.. porq n consegui definir se ela e ou n ou se estou perdendo uma oportunidade.

    • Patrícia, sou franqueada Luci Luci. Não é pirâmide, é marketing multinivel. Pode entrar sem medo, pois é uma grande oportunidade, a Luci Luci oferece produtos de ótima qualidade, eu amo demais! Abraços, espero ter ajudado!!

    • sou franqueado, nosso plano de nócios é sustentável, a empresa tem lucro em suas vendas, e os perfumes são produzidos em fabrica própria agora alem de estarmos lançando fragrâncias exclusivas.

    • Esta perdendo uma oportunidade! Eu estou na Luci Luci e fique segura que não e pirâmide!! Um abraço! E não esqueça, fale com quem lhe apresentou o projeto e entre o quanto antes!!!!

    • Oiii, vc entrou nessa Luci Luci??? Estou pensando em entrar, pois parece bem legal, mas fico com receio de não ser um bom negócio.

    • Oi Patricia, não é pirâmide pois todo dinheiro investido vem em produtos você pode vendê-los e recuperar seu dinheiro ou praticamente usá-los, não é pirâmide pois pirâmide é ilegal todos os produtos tem nota fiscal e é registrado pela Anvisa, e muitos falam em colocar pessoas, me diz um negocio que consegue crescer sem entrar pessoas ? Não existe, mercado entra pessoas, cinema entra pessoas, todos ganham em cima de outras pessoas, o único problema é que seu patrão ganha em cima de você e você não ganha em cima de ninguém !!! Pode entrar você não vai se arrepender ??

  8. Até hoje esses esquemas de pirâmide vem suando o nome do MMN responsável. Cabe a nós profissionais mudarmos e mostrarmos isso ao público, pois aos poucos a aceitação aumenta e será melhor para nós mesmos falarmos a respeito de MMN com qualquer pessoa, sem medos e receios de que sairão correndo. Quando todos entenderem que o MMN é uma solução para muitos problemas financeiros e não um problema, com certeza isso fará um diferencial até na economia do país, será um país com mais empreendedores e menos empregados e assim gerando mais oportunidades para todos. No melhor dos mundos, as coisas ficariam mais equilibradas socialmente e não haveria tanta desigualdade.

      • Dominique, não sei te informar, pois nunca fiz parte da Boulevard Monde, hoje Sion Boulevard. Acredito que seja empresa séria, pois está um bom tempo no mercado e tem produtos, e é uma das mais tradicionais do mercado multinível. Pirâmide é empresa que não possuem produto, e se possuírem, ainda sim a entrada de pessoas é o que mais aparece em destaque do que o produto em si. Por isso temos que analisar os planos de negócios para saber distinguir se o plano tem excelentes produtos que giram e com preços compatíveis com o mercado tradicional, pois se o produto tem giro e qualidade, com selos Anvisa, com certeza a empresa é séria. O histórico da diretoria e os fundadores contam muito, pois se o fundador tiver um histórico ilegal em pirâmide ou já fez parte de uma, isso já tira a credibilidade também da empresa.

  9. Nossa, sempre estive aberto para o MMN. Várias vezes fui assediado por convites tentadores, de que ficaria rico rapidamente. Assisti a diversas apresentações de negócios, porém achava aquelas apresentações muito teatrais, e as vezes muito forçadas. Nunca fui tocado por nenhuma destas apresentações, sendo assim, nunca desenvolvi o negócio.
    No final do ano passado, encontrei uma empresa na internet que me chamou a atenção. Fiquei um mês pesquisando sobre a mesma, e a cada pesquisa me apaixonava pelo negócio. Senti seriedade e verdade na proposta e nas pessoas. Hoje desenvolvo este negócio (SCI – Sistema de Consumo Inteligente) empresa 100% brasileira, e tenho a tranquilidade de passar isto para as pessoas, sem medo, pois este negócio está mudando a forma como as pessoas veem o MMN.
    Sucesso a todos!!!

  10. Ola boa noite, infelizmente (ou não) eu conheci o MMN através de uma pirâmide (ou várias?) Meu pai saiu do emprego tradicional para essa proposta e claro foi me levando nessa, e o final todos já sabemos.
    Atualmente seguimos linhas de pensamento diferente, cada um com a sua empresa.

    Vou continuar acompanhando o blog, gostei da forma de explicação.

  11. Comecei a ler esse artigo a fim de saber o que era uma pirâmide financeira e entender o que de fato ela é e a diferença entre ela e o marketing multinível, Li até o final e continuei sem resposta, Texto extenso, que não falou nada.

  12. Bom dia Pablo.
    Se as pirâmides financeiras também possuem produtos e /ou serviços, então o que efetivamente às diferencia das empresas de mmn?
    Isso não ficou claro no artigo.
    Eu já estou trabalhando com uma empresa e consigo vender os produtos numa boa e o feedback é super positivo.

    • O que as diferencia do multinível é que nas pirâmides há uma promessa de que todo mundo vai ganhar dinheiro e no multinivel não. A promessa de que todo mundo vai ganhar dinheiro atraí muita gente e gera muito caixa, mas, no fundo, é uma operação que dá prejuízo. Por isso que eu disse que uma pirâmide é um esquema que gera muito caixa, mas que, na verdade, está perdendo dinheiro. No longo prazo isso será fatal.

      No multinível não há promessa de que todos ganharão dinheiro, mas, sim, uma promessa de que quem trabalhar PODE ganhar dinheiro, assim como em qualquer outro negócio.

      • Poderia exemplificar o “PODE” porque ainda sim não explicou direito, parece só um jogo de palavras… Tipo você colocou os dois e não explicou e exemplificou o lado MMN. Tenho amigos que estão fora do pais e lá tem esse MMN que é piramide só mudou o nome. Lendo “pode ganhar dinheiro como qualquer outro negócio” então porque a palavra bonita? Até onde sei se é como qualquer outro negócio você só esta inventando firula. Entende agora? Seu post só se fala sobre Piramide.
        Não tem uma parte diferenciando exemplo: “Já no MMN….” com exemplos claro….
        Afinal o que importa num “negócio como outro qualquer” é a execução então se você dar um exemplo genial não vão fazer.

    • Sandro, deixa ver se eu posso ajudar vc a entender essa diferença. O chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores. Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.

    • A base do marketing multinível é a movimentação de produtos da loja. É preciso haver aquisição de bens seja para si próprio ou para revenda. Não adianta só cadastrar pessoas, ou seja, quem cadastra e os cadastrados precisam movimentar produtos. Senão a empresa nao tem como pagar os bonus. Assim sendo, se nao houvesse movimentação de bens seria um esquema de piramide e nao marketing multinível. Espero ter contrubuido!

  13. Em 2016 os esquemas de pirâmide financeira (graças a Deus) perderam força e os bandidos ou foram presos ou desistiram. Os que continuam, estão sem credibilidade.

    Acredito que em 2017 nosso modelo de negócio ganhará muito respeito no mercado, muitas empresas estão fazendo um bom trabalho: Hinode, Polishop, Azenka, Boulevard Monde, I9life, entre outras. Sucesso a todos!

      • Nao deixe passar! Ótima oportunidade, não é pirâmide, é marketing multinivel! Sou franqueada e recomendo!

      • Ola, eu tbm estou na Luci Luci, tenho todo suporte que preciso, mas tem que entrar com pessoas que te dao suporte, pq senao ficara perdida, e nao tera confianca pra desenvolver sua rede.

  14. Estou sendo “assediado” por um colega do trabalho para participar dessa tal de boulevard monde. o pouco que me foi mostrado, é que é uma maravilha e tudo mais. o problema inicial é que a empresa trabalha com cosmética, perfumaria, etç; mas a pessoa que me quer na sua equipe não me mostra um produto de divulgação, um catálogo, nenhum documento contratual afim de passar auto explicação…veio com uma conversa bem simples de mmn e só!…como sou cético e curioso estou investigando desde então, meio a “preciso de vc na minha equipe” e não estou gostando nada disso!!!parece que estou sendo apresentado a uma mega-sena com os números já pré-sorteados e já conhecidos…fácil demais…quem é boulevard monde????

    • Erik. Tenho mais infirmações sobre a Boulevard Monde. Seu amigo deve ser novo no negócio e talvez não tenha te passado a informação toda. Se quiser entre em contato comigo que respondo todas as suas perguntas sem medo. Mas fique tranquilo, dou minha palavra que não irei recrutá-lo. Irei apenas esclarecer. Pode perguntar tudo. Não tenha medo de perguntar, Não terei medo de responder…

      • A blv freedom é mais uma fraude!! Aqui no Brasil já é réu em várias ações executivas por sonegação fiscal, em âmbito estadual e federal! Além de existir procedimento investigatório do MPF em andamento! O sócio Ronaldo Balbuena Garcia é a fraude em pessoa, nunca foi executivo dá Loreal, além de possuir empresas registradas na suíça em uma operação muito estranha, uma de suas empresas a Jetivia SA foi bandida e liquidada no Reino Unido por fraude!! Venda de crédito de carbono!! Ela já deve na praça mais de 15 milhões de impostos sonegados, mas continua com suas promessas de deixar vários bobões ricos!!

        • vl Erick por me alertar entrei nesse negócio da boulevard mound tem um mes eles não querem que a pessoa venda o produto e sim fique recrutando pessoas e que as pessoas sejam obrigadas a consumir todo mes 120 pontos para obter lucro fui na empresa comprar o catalago dela a empresa fica dizendo que não tem catalago e não tem previsão de chegar que trava essa dessa empresa tem produto na sede mas não tem catalago me polpe

          • Eles estao entrando aqui no Perú o dia 2 de Julho..eu tinha minha suspeita de fraude..obrigada vcs o confirman….de lomge comigo mais uma conhecida minha esta entrando de cabeca e pé..tadinha acredita..mais um golpe de baúl..

          • Boa noite Renan, então cara, tudo que ele falou acima, faça ele provar, fácil ?? enfim… estávamos sim com falta de produtos e catalogos. A falta de produtos, é Pq teve crescimento acima do esperado, e ficamos sem estoque, tanto que estamos abrindo uma nova fabrica em Extrema-MG, a falta de catálogos é que mudamos de catálogo no mês que vc comentou aqui, e acabaram os estoques. Aqui nós trabalhamos! Há de vc, em quem acreditar!

        • De onde você tirou tudo isso que nem nós da própria empresa e nem em lugar nenhuma achamos essas notícias?? Haha olha, faço parte da Sion Boulevard, e só trabalho com a verdade, onde você pode me provar tudo isso? Caso contrário, vc sabia que difamação e calúnia é crime. Vc perdeu dinheiro nessa empresa? Haha boa noite!

    • Mais uma pirâmide disfarçada 🙂
      O Segredo para ganhar dinheiro é trabalhar muito, investir e se policiar, continue cético e seu ceticismo irá lhe salvar.

  15. E qdo algo q se diz “mmn” foca apenas no kit inicial de venda e não na estratégia de venda ou mesmo qualidade destes produtos?

    E qdo o mesmo slide só mostra ostentação e hierarquia em forma de pirâmide?

    Rsrs difícil hein?

  16. Muito bom as orientações sobre a Piramide financeira,eu faço marketing multinivel,e sei como é as piramide financeira pois já cai em uma,e graças a Deus artigos e orientação como a de Pablo estamos mais esperto.Sempre venho aqui visitar o site e ler os cometários e os artigos.Desejo sucesso a todos.

  17. Cabe a nós, mudar o quadro a respeito do MMN, principalmente aqui no Brasil! O grande problema é a forma como as pessoas aqui encaram o ciclo de vida. O empreendedorismo no Brasil não em incentivo e aí a maioria das pessoas criam pensamento de funcionário e não de empresário. Se comprado aos EUA e Japão, até mesmo o México, ali as pessoas são educadas a serem donos de seu próprio negócio até certo ponto quando iniciam a carreira como empregados. O governo não incentiva empresários ou micro-empreendedores e aí a situação é essa, pessoas que enxergam isso aqui como uma pirâmide, sendo que o mal de muita gente é ter preguiça de ir buscar a informação, de ser curioso. Aceitam tudo que falam geração após geração e no fim nunca chegam a lugar nenhum. Quando as pessoas aqui forem mais abertas a ampliar a mente, sem dúvida que elas irão saber a diferença entre uma pirâmide e um MMN responsável e sério. Mas uma coisa eu tenho certeza, essa será a profissão do século e cada vez mais as pessoas estão aderindo, entendendo e acredito que será bem interpretado.

    Forte abraço!

    Levy Ogawa

  18. Excelente artigo, Pablo! O nosso dever, como profissionais de Marketing Multinível, eh em cima de tudo ensinar as pessoas sobre as diferenças entre as piramides e o marketing de rede legitimo. O Brasil é provavelmente o país Número 1 do mundo criador de pirâmides financeiras. As razões são diversas, mas temos que acabar com isso uma vez por todas!

    • Amigo, você como profissional poderia me falar sobre hinode, por. ..
      pois ela estar cadastrado em todas ferramentas de regularização ….
      Gostaria gostaria de saber se ela é pirâmide ou não? ?

  19. Pablo… parabéns pelo artigo… gostei muito, e me ajudo a tirar algumas dúvidas entre a Piramide e MMN …..estou a alguns dias estudando sobre MMN e cada dia fico com mais confiança em fazer parte desse sistema marketing de vendas…
    li uns artigo sobre esse outro sistema de “doação” e não obtive nenhuma confiança …

    O sistema da Infinity Line baseia seus princípios em DOAÇÕES mútua e voluntária, QUE É TOTALMENTE LÍCITO: ( Art. 538 – Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra]) C/C Art. 541 – ( A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular.)

    • essas correntes financeiras que usam esse artigo da lei para dar ar de legalidade são pirâmide financeira disfarçada logo logo vai começar a pipocar as denuncias dos otários que caíram nesse golpe

  20. Gostei muito do assunto abordado e das diferenças sobre pirâmide e MMN,eu atualmente trabalho na Empresa FR PROMOTORA como promotor digital,essa empresa trabalha com Planos de saúde,Empréstimos consignado,Previdência privada,seguro de vida lojas virtuais e também com cadastro de novos promotores e digo a vcs que dá pra ganhar um bom dinheiro com isso pois não dependo somente de cadastro de pessoas,mas de todos esses serviços que mencionei e que não só existem mas também funcionam daí já se nota que se trata de verdade de uma Empresa séria de MMN,estou satisfeito com ela.

  21. Queria uma ajuda com uma coisa. Minha mãe recentemente entrou numa negócio de revenda de roupas. Foi recrutada e já recrutou algumas pessoas. O negócio e relativamente novo. Chama-se 1 Fashion Global. Queria ajuda pra saber se essa empresa é uma pirâmide “disfarçada” de MMN. Grato desde já.

    • Lucas,

      Acesse o site http://www.abevd.org.br, e verifique se ela está associada. Este é o site da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (MMN). Se for o caso, entre em contato com essa associação e busque mais informações, Espero ter ajudado.

  22. Pablo, muito obrigada por seus posts, foram valiosos na minha escolha pelo MMN da HINODE. Estou a 6 meses e já colho maravilhosos frutos. Estou a disposição para interessados em conhecer essa maravilhosa empresa de MMN.

  23. Muito bom esse artigo, parabéns. Vamos desmistificar essa ideia que Marketing Multinível é um esquema para enganar pessoas. Eu trabalho a um tempo com Marketing e estou cada vez mais apaixonado. O importante é encontrar uma empresa seria e com pessoas comprometidas não só com o próprio sucesso, mas sim com a missão de ajudar o maior numero de pessoas possíveis. Entre na minha pagina e conheça mais sobre esse maravilhoso modelo de mercado.

  24. Parabéns pelo artigo Pablo, muito bom!
    Sou distribuidor de uma grande empresa de MMN mundial, estamos em 130 países com sólido crescimento. Para as pessoas que acreditam em ganhar dinheiro fácil, rápido, e sem muito trabalho este sistema não é MMN. O mesmo exige muito trabalho, foco, suporte de quem lhe patrocina, mesmo que você tenha ótimos produtos e estrutura da empresa, para título de informação o seu negócio se tornará vitalício com 1 à 5 anos de trabalho, dependendo de suas estratégias e esforço..
    Existe algumas instituições que regulamentam as empresas de vendas diretas, e na qual muitas delas pertencem ao sitema MMN. Então para os amigos que possuem dúvida segue a associação global que podem estar listadas algumas empresas.
    World Federation of Direct Selling Associations, com sede nos EUA.
    Já no Brasil podem ter informações na Associação Brasileira de Vendas diretas. http://www.abevd.org.br/.

    Caso tenham interesse em conhecer uma ótima oportunidade de negócios entrem em contato.

    Sucesso à todos!

  25. Amigos, procuro uma empresa de marketing multinivel que venda roupas, tênis, e outras replicas de marcas famosas.
    Obrigado!

    • Marcos tudo bem?

      Eu trabalho com a Hinode, não temos tênis nem roupas, porém todos os perfumes da linha Traduções são baseados em essências internacionais, exemplo: Carolina Herrera, 212, Ferrari Black, etc. A linha de maquiagem é da Bella Oggi, marca italiana do mesmo fabricante da MAC cosméticos.

      • caramba,estou querendo entrar nesse negocio tambem,pesquisei bastante a respeito dela e nao vi nada de piramide,pra lucrar na Hinode,depende do seu esforço e vontade propia,e o melhor de tudo,os seus indicados tambem crescem,e isso tambem e bom,nas palestras eles os imperiais diamantes te dao a dica de ajudar o seu indicado a procurar novos contratos,ou seja voce cresce e seu downline tambem.

        • amigo sou empresario amway uma empresa seria etica 57 anos de mercado estar em 120 paises se for do seu interece entre em contato terei satisfaçao em lhe ajudar

  26. Olá Pablo, ja ouviu falar da empresa HINODE aparentemente me atraiu. Mas queria saber se é uma empresa confiavel, se é MMN ou Piramide.
    Se poder pesquisa no site da mesma para tirar conclusões e me responder ajuda.
    Obrigada.

    • Repassando a mensagem da colega pois concordo em número, gênero e grau.. RS

      Trabalho com a Hinode e estou feliz com resultado. Mas independente de Hinode é sempre com pesquisar sobre as empresas, produtos e fundadores.

      Sempre consulte o site da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, somente as empresas sérias estão nesse site. Também é possível consultar se os produtos estão registrados na Anvisa, dá pra você consultar pelo site mesmo.
      Outro ponto é entrar no site da empresa e ver seus parceiros de negócios, certificações, prêmios e etc.

      A Hinode por exemplo está na ABEVD e ABIHPEC, isso traz solidez para o negócio.

      **** Acrescentando, todas as franquias sérias também estão na ABF. Veja lá..
      Espero ter ajudado.

  27. Fui apresentado a uma empresa chamado Hinode, e gostaria de saber, se ela é uma empresa de MMN, ou é uma pirâmide? Como e onde posso pesquisar se é mesmo uma empresa confiável?

    • Trabalho com a Hinode e estou feliz co o resultado. Mas independente de Hinode é sempre com pesquisar sobre as empresas, produtos e fundadores.

      Boa tarde Erik tudo bem?

      Vou utilizar a mesma explicação que dei para outra pessoa que estava com a mesma dúvida:

      Sempre consulte o site da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, somente as empresas sérias estão nesse site. Também é possível consultar se os produtos estão registrados na Anvisa, dá pra você consultar pelo site mesmo.
      Outro ponto é entrar no site da empresa e ver seus parceiros de negócios, certificações, prêmios e etc.

      A Hinode por exemplo está na ABEVD e ABIHPEC, isso traz solidez para o negócio.

      Espero ter ajudado.

  28. Olá Pablo, gostei de seu post, estou pesquisando sobre MMN e cheguei até você parabéns pela iniciativa deve estar ajudando muita gente, eu fui apresentada a essa empresa ontem achei muito interessante fiz meu pré cadastro, pois dizem que estão iniciando é tem produto, parceiros de marcas famosas, o pagamento é referente ao produto então estou acreditando que é MMN, de uma olhada e me diz se tem as caracteristicas de ser uma empresa MMN

    Obrigada.

    • Oi Cristina eu faço a Boulevard monde,eu gosto muito dela os produtos são ótimos e meus cliente adora,da uma olhana no site quem sabe você não gosta e faz parte de minha equipe.Mas também se você não gosta lhe desejo sucesso amiga.

  29. ola Pablo gostaria de saber se vc tem algum conhecimento sobre a empresa akmos
    para me dizer se ela e MMN ou polzi
    e uma empresa 100% brasileira com mais de 300 produtos esta a mais de 6 anos no MMN
    eu faço parte desta empresa a 3 meses e para min ele e 100% MMN porem informação nunca e de mais obrigado pela atenção.

  30. ola muito bom o blog mais uma grande duvida deve pairar do assunto piramide, as consequências da quebra da piramide? uma seria quem entrou por ultimo teve o prejuízo do investido e judicialmente alguém sabe colocar as consequências como é uma forma fechada de doação?

  31. Ola Pablo

    Estou começando agora a trabalhar com redes, entrei na UNIVERTEAM em maio e todo o dia primeiro a empresa me paga em Euros o Bonus empresarial.
    A UNIVERTEAM AGORA ESTÁ EM 64 PAÍSES!!!!!
    Eram menos de 20 países no ano de 2014!!!
    Crescemos 320% em 6 meses!!!!
    Contra fatos não há argumentos!!!
    Somos a empresa de MMN com o maior crescimento da atualidade!!!!
    Duvidas no Watts:

    Obs: É a terceira empresa que entro, nas outras duas não tive retorno.

  32. É preciso mostrar a nossos prospectos o que é uma piramide financeira de verdade e qual a diferença para o mmn, mostrar que no mmn quanto mais você trabalha mais você ganha mesmo estando na descendência de outras pessoas.

  33. Nas minhas apresentações eu sempre mostro ao prospecto o porque de meu negócio não ser uma pirâmide, pois via de regra ele até pode adorar a proposta na hora, mas quando vou fazer o devido acompanhamento 24 horas depois ele já ouviu dos parentes, do vizinho, do cunhado que o negócio é uma pirâmide e que ele não vai construir. Por isso sempre bom mostrar bem para a pessoa para ele não dar ouvidos aos ”especialistas” familiares dele.

  34. Bom dia Pablo, peço que você dê uma pesquisada sobre o System Global. Pois sou leigo no assunto e quero sabe realmente se é algo seguro de se “investir”. Aguardo sua resposta, obrigado !

    • Olá, Luiz. Eu não conheço esse System Global, mas te adianto que marketing multinivel (que é o assunto desse blog) não é um negócio de investimento e sim um negócio de vendas. Não se trata de colocar seu dinheiro em algum lugar e esperar um rendimento, mas sim de comprar um negócio, trabalhar, e obter lucros.

    • Olá Luiz Neto. A System Global é um sistema de doações mútuas. Doações Mútuas estão amparadas pelo artigo 541 do Código Penal, ou seja, é um sistema legal. Dizem que é pirâmide, mas passa longe de ser uma. Pirâmide, até onde eu conheço, não tem fim… ou seja, você coloca gente até a empresa falir, fechar e etc.. Correto? Já no system, você tem 4 níveis de depósitos e terminando seus 4 níveis, acaba pra você. Pesquise melhor sobre a System Global, é uma forma de ganho real e legal, e o melhor de tudo, você investe apenas R$ 20,00.

      • Não existe art 541 do Código Penal Brasileiro….antes de usar um argumento, pesquise primeiro para não falar ou escrever besteiras!!!

  35. Para quem está em dúvida, o System Global funciona sim! Possou um grupo de amigos no WhatsApp, e eu e meus amigos já estamos ganhando! Outras pessoas que conheço e entraram antes de mim já estão ganhando muito mais. Estudei e conheci toda a lógica do System Global. Quem quiser entrar no meu grupo, deixe WhatsApp e tirem todas as dúvidas! Se quiserem entrar logo direto, coloquem patrocinador: jobsonlourran

    • Funciona sim pois, e um tipo de depósitos que vão fazer a vc, por estar no grupo se quiser meu patrocínio é andreradar, e so entrar e ganhar. veja as regras,.

    • Boa noite! Estou a 2 semanas recebendo doaçoes! Se precisar de ajuda Cadastre-se, na System Global, como patrocinador diogenes2015, e já terá resultados!

  36. Pablo, o que pode me disser quanto a SYSTEM GLOBAL que vem ai trabalhando com donativos entre outros . É confiável e regulamentado e aceito pelos Órgãos governamentais . eles dizem é amparado pelo Artigo 541 – Doações
    Mas, é legal e se é uma pirâmede ou marketing multinível?

    • Olá, Ludio. Eu não conheço o “negócio” do qual você está falando, mas uma coisa eu posso te dizer: marketing multinivel é um negócio de vendas e não de doações. Obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo no blog!!

    • Olá Ludio! Esse negócio da system global eu conheço sim. Queria te perguntar se você chegou a entrar e se deu certo?

    • você já leu o artigo 541 no código civil brasileiro? alguém já comentou aqui que não existe esse artigo.

      até onde eu sei isso é corrente financeira, é ilegal , logo uma piramide disarçada.

      não tem empresa, não tem produto, não tem nada…..

  37. A MANEIRA MAIS SIMPLES DE ENTENDER O QUE É PIRÂMIDE, É SE PERGUNTAR COMO SÃO GERADAS A MAIOR PARTE DAS BONIFICAÇÕES, SE VEM DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS É UMA EMPRESA DE MMN, (SISTEMA SUSTENTÁVEL). SE A MAIOR PARTE DAS BONIFICAÇÕES VEM DE RECRUTAMENTO DE NOVOS MEMBROS, ENTÃO TRATA-SE DE UMA PIRÂMIDE. O RECRUTAMENTO DE NOVOS INVESTIDORES É A SUA MAIOR FONTE DE RECEITA, ISSO QUANDO NÃO É A ÚNICA, SE CARACTERIZA POR UM SISTEMA NÃO SUSTENTÁVEL POR QUE UMA HORA AS PESSOAS PARAM DE ENTRAR E A PIRAMIDE NÃO CONSEGUE PAGAR O COMBINADO E AI O GOLPE ACABA. DIFERENTE DO MMN QUE INDEPENDENTE DO NÚMERO DE PESSOAS QUE ENTRAM OU DEIXAM DE ENTRAR A EMPRESA CONSEGUE MANTER O COMPROMISSO DE BONIFICAÇÕES UMA VEZ QUE ESTÁ VINCULADO A UM PERCENTUAL DO QUE FOI COMERCIALIZADO PELA EQUIPE.

  38. “Uma pirâmide é uma operação financeira feita
    para perder dinheiro em função de gerar caixa ok mais como saber o que é piramide,trabalho cm o sistema de marketing de rede tem produtos,mais paguei pra fazer parte do sistema 990.00. ainda tem toda uma politica do sistema que tem que pagar um valor mensal pra manter a conta ativa. aguardo resposta

    • É o que eu falei, Kleiton. Uma pirâmide, no fim das contas está perdendo dinheiro.
      Ela quer que o dinheiro entre, mas sem se preocupar se há um saldo positivo em
      seu fluxo de caixa. A ideia é colocar dinheiro pra dentro “agora”, sem se importar
      com o passivo que está sendo gerado como dívida para os próximos anos – passivo
      esse que nunca poderá ser pago.

      Então, pra saber se uma operação é piramidal ou não, basta ver se a matemática
      operacional dela gera lucro.

      • Entao Pablo, eu entrei numa empresa de marketing multinivel Alianca Online, para participar dessa empresa teria que comprar uma franquia…mas os produtos que ela fornece nao sao fabricados por ela…sao de outras empresas…para ganhar dinheiro basta estar dentro e todos os dias vc faz parte da divisao de lucros da empresa…mesmo sem vender nada,e mesmo sem recrutar pessoas…essa empresa eh piramide? 🙁

        • Elaine, essa “empresa” é uma pirâmide pesquise na internet que você vai ver. Ela já foi detonada pela Receita Federal. se você entrou nisso cai fora.

          Procure uma empresa séria de MMN tais como: SCI, Amway, Hinode, Herbalife,

    • A matematica, no MMN parte do dinheiro (em torno de 70%) vem do produto ou serviço vendido, é o que torna o MMN sustentavel. Para isso o produto precisa ter boa aceitação de mercado de varejo e os divulgadores preocupados com suas vendas. Um numero bem maiores de usuarios do produto do que vendedores. Os usuarios geram receitas para a empresa e os vendedores ou divulgadores despesas para empresa e é preciso um equilibrio entre despesas e receitas. A piramide é justamente o inverso, o produto existe mas ninguem se preocupa em vende-lo, para gerar receita para a empresa. Não adianta 10% ou 5% de vendas no varejo para gerar receitas, se o restante vem da entrada de novos divulgadores, é por isso que é insustentavel. Quando parar a entrada de novos divulgadores, a piramide simplemente desmorona, pois a empresa não consegue pagar os compromissos assumidos. Já no MMN mesmo parando a entrada de novos divulgadores os produtos continuam a gerar receita para a empresa honrar seus compromissos assumidos.

  39. Olá Pablo, a um tempo venho acompanhando seu Blog, porque estou começando agora nesta indústria do MMN

    Você poderia fazer um post demonstrando tecincamente as principais diferenças sobre o que caracteriza uma piramide e o verdadeiro marketing multinivel, com desenhos e diagramas. Acredito que seria muito válido, se quiser auxílio nos desenhos eu te ajudo, posso faze-los e você complementa o artigo. Acho que isso seria bem válido, pois é muito difícil encontrar essas diferenças hoje.

  40. Acredito que a grande sacada das pirâmides atuais é utilizar produtos sem demanda real, mas utilizando-se de informações falsas ou distorcidas prometem uma enorme demanda futura, atraindo grande volume de investimento inicial o que por sua vez gera um ótimo resultado para os primeiros envolvidos, que atrai uma nova turma, que por sua vez deve pagar a conta.

  41. Atualmente sou líder reconhecido de uma empresa de MMN internacional, também presente no Brasil, e gostei de seu blog e sua opinião. Vejo tanta gente sem nenhum conhecimento querer discutir as coisas com tanta arrogância, e me deparo com seu blog: Uma verdadeira mina de ouro, dirigida por uma pessoa humilde e gente fina. Grande abraço meu amigo. O assunto do post realmente merece toda atenção e esclarecimento. Parabéns!

  42. Será que esse conceito não ficou muito genérico?
    não me pareceu facilitador do foco da distinção do mmn x piramide.
    se elaborássemos um pouco mais… quem sabe chegamos a um conceito melhor definido.

  43. Gostei muito da matéria, e já estou ancioso pela sequencia do assunto, acabei de entrar em uma empresa de MMN e estou lendo tudo o que posso sobre o tema. Parabéns pelo blog.

  44. Sensacional o post!!!

    Estou fazendo parte da Multiclick Brasil, e a empresa está querendo profissionalizar o MMN dela, pois o projeto da empresa é dar a opção de cursos técnicos e de graduação a todos que estão querendo aprofundar e profissionalizar os seus conhecimentos.

    Gostaria que vocês começassem a analisar o projeto da empresa com outros olhos pois ela se tornará uma potência nacional e mundial.

    • Eduardo, se é Pirâmide ou não, sinceramente não posso te afirmar pois não conheço a fundo essa empresa, só ouvi alguns comentários por alto, mas não me permitem tirar uma conclusão embasada, PORÉM uma coisa é certa: BBOM não está regulamentada a atuar no mercado de vendas diretas, para saber disso basta consultar o site da ABEVD (Associação Brasileira de empresas de Vendas Diretas): abevd.org.br/htdocs/index.php?secao=associados na teoria todas as empresas que estão associadas pertencem ao seleto grupo de empresas sérias de Marketing Multinível, pois já foram analisadas por especialistas da ABEVD. Se quer realmente um negócio que seja honesto, duradouro, sólito e que te possibilite ter uma boa renda, esse negócio esta em um post no meu blog. Espero ter ajudado! Abs;

  45. Saudações a todos que buscam informações sobre MMN neste site, gostaria de agradecer e elogiar o Pablo Teixeira pelo mesmo, o comentário citado sobre MMN e sua Matemática foi muito pertinente, aos interessados a ingressar neste mercado que atua nos EUA desde 1970, eu sempre recomendo 3 coisas iniciais, a primeira e este site, a segunda e adquirir o livro: o negócio do século XXI, e a terceira coisa é me procurar no Fone: 86398824, assim vc terá uma grande probabilidade de sucesso neste mercado que tanto cresce no Brasil.

  46. eu particularmente não concordo quando associam o marketing multi nível com pirâmide ou com qualquer outro tipo ilícito de se arrecadar dinheiro através da internet pois eu mesmo faço parte de um deles e não acho que sejam nada agressivos as normas financeiras de investimento do país ou da internet. me afiliei a pouco tempo depois de pesquisar bastante e fiz até um investimento considerado irrisório de R$25,00 no site https://www.frpromotora.com/44871414 mas com grande probabilidade de ganhos e lucros, acredito que em pouco tempo conseguirei um retorno. e se não conseguir, pelo menos tentei pois em nada teremos sucesso se não tentarmos. imagine se você ganharia em uma MEGA SENA se não jogasse? e pra jogar tem que pagar pelo bilhete ok? vejo que seja assim que funciona o o sistema. Att: Aluísio Medeiros

  47. Olá Pablo.
    Primeiro, parabéns pelo blog. Ele me ajudou e muito a entender mais o MMN.
    Tenho uma pequena dúvida, uma empresa que tem cnpj, sede, além de ter produtos a vender paga impostos ao governo e desconta o imposto de renda na fonte, de seus divulgadores, ainda assim pode ser uma pirâmide?

  48. se a empresa diz que trabalha com vendas direta da uma olhada se ela e associada na abvd, para tirar a prova se e ou não fraude;só as empresas serias como avon,dei milos,Polishop e que pode trabalhar nesse ramo!

  49. Monavie e outras empresas de MMN não publicam os índices (rendimento médio e desistência) mas a Direct Selling Association (DSA) estima que a média de pessoas que desiste do mmn anualmente é de 56%. Isto significa, estatisticamente, que a empresa perde TODOS os seus distribuidores em um pouco menos do que dois anos. Considerando-se que o lucro vem das vendas aos próprios distribuidores, as empresas precisam constantemente recrutar novas forças.

    • @Gale Rios, Toda empresa sai gente.. e não será diferente! Mas só complementando essa sua pesquisa fraca, sai 56% e entra sempre mais! novas pessoas precisam prosseguir o projeto, não é recrutar pessoas, e sim mais gente visando empreendimento e apresentando e divulgando o produto.. você não sabe nem o que é Marketing de rede pra tá falando da Monavie ou falar de recrutar pessoas!

  50. Extremamente importante para nós que estamos tentando desenvolver nossas atividades no MMN, entender bem os conceitos e diferenças básicas sobre pirâmide e o real MMN, uma abordagem direta e profissional nos ajudaria bastante, com certeza! Estamos no aguardo!

  51. Se olharmos com atenção e muito cuidado iremos ver e encontrar boas e sérias empresas nesse já fiz e faço parte de algumas boas empresas que jáestá me dando certa segurança e retorno financeiro.

  52. Parabéns Pablo por mais uma grande contribuição ao MMN!
    Espero não ser redundante diante dos muitos comentários, porém, quando se trata de “Pirâmides Financeiras” não devemos restringir os cuidados tal como não se esgota a criatividade no “Falso MMN).
    Para reflexão:
    Ponto 1 – Quantos (e quais) Sistemas na Industria do MMN Verdadeiro e Profissional podem ter se tornado uma “Pirâmide” não por essência ou intenção e sim em função da saturação do seu plano de negócios – sistema de remuneração? No meu ver há muitos que “Quem ganhou ganhou e quem não ganhou não ganha mais”. No mínimo, precisam inovar e se modernizarem.
    Ponto 2 – Lembro também, que uma das características de um MMN profissional é existir atores além do “Enganado e do Enganador”. É preciso existir, minimamente: Empresa Real, Produtos Reais (tangíveis ou intangíveis, porém, entregáveis), Clientes (PF e/ou PJ)…

    Abraço!!!

  53. E é aí que aqueles que sonham em ganhar dinheiro fácil, na verdade perdem. Em São Luís, há relatos de gente que vendeu casa, carro, pediu até demissão para investir o valor da rescisão. Coisas absurdas mesmo.

  54. É meus amigos,

    Estou a um ano nesse mercado de MMN, e vejo o quanto é dificil fazer com que as pessoas entenda a diferença, mas eu acredito que isso vai mudar em breve e todos vão entender e saber diferenciar…assim espero!!! grande abraço!! excelente decisão em falar desse artigo em seu blog, Parabéns!!

  55. ola…
    o tema piramide é de grande valia ser comentado, para que todas as pessoas possam entender a diferença do MMN e da Piramide….
    uma coisa eu sempre aprendi com a empresa que trabalho… ” trabalhe como você nunca trabalhou na sua vida, que você terá resultados que nunca imaginou ter um dia..” MMN não é dinheiro facil é um dinheiro simples, que com muito trabalho você consegui….

  56. Parabéns Pablo, perfeita colocação …

    Sempre costumo dizer que onde está o “Trigo também está o Joio” …

    Como em qualquer outra atividade ou profissão, ” nem tudo que nada é peixe” … existem empresas e EMPRESAS … profissionais e PROFISSIONAIS … empresas disfarçadas de mmn e EMPRESAS DE MMN.

    Sempre digo que a essência do Marketing Multinível legítimo é ajudar pessoas criando uma sólida e carismática rede de relacionamentos, num projeto sólido, num mercado aquecido, numa empresa séria, com produto de qualidade, preço acessível e boa margem de lucro. O ganho financeiro passa a ser consequência deste trabalho …

    Possuímos uma grande responsabilidade em orientar e educar as pessoas que desejam ter uma oportunidade melhor em suas vidas nesta indústria.

    Percebo que a melhor estratégia é fazer o que estamos fazendo aqui …

    LEVAR CONHECIMENTO !!

    As pessoas precisam buscar conhecer este mercado, estudar, pesquisar, assim como o fazem quando desejam ser profissionais em algo no ramo tradicional !

    Um forte abraço a todos e sucesso !

  57. Bem atualmente trabalho com 4 MMN, posso dizer que piramides atualmente não existem para mim…vai do conceito de cada um julgar se é uma piramide ou não..se exite um produto ou não tanto faz ..mas qual são as vantagens?quanto eu ganho se multiplicar isso?qual a seriedade da empresa? são todos fatores que devem ser avaliados na hora de fazer parte do novo negocio …se é do seu agrado faça e não perca tempo..Haa mas isso é piramide..e eu sempre digo o seu trabalho convencional também é uma piramide ..seu chefe ,seu gerente sempre ganharão melhor que vc , por que algum dias eles se esforçaram pra conseguir aquilo..assim como acontece no MMN atinge os mais altos nives quem se esforça mais …diferente do convencional que precisaria alguém cair pra vc subir…

    • Oi amigo estou estou procurando uma empresa de mmn seria pra entrar, vc me indica alguma ja que trabalha com 4. Grato

  58. Bem Pablo, como vc pediu o meu comentário lá vai. Eu achei muito extensa a sua introdução, mas para falar de piramide financeira eu acredito que devemos deixar muitos detalhes bem esclarecidos mesmos, e a resposta é sim, eu gostaria de saber qual a sua opinião acerca deste assunto.
    Atualmente tenho recebido muitos convites para atuar mo mmn mas acho que esses convites não passam de iscas para entrar em uma piramide e fico preocupado pois estou vendo amigos entrarem nesses negócios e ficarem falando aos quatro cantos do mundo que tão ganhado muito dinheiro e induzindo outras pessoas a entrarem em negócios que eles pouco conhecem e ou sabem como funcionam.

  59. Empresas piramidais usam um produto cujo não tem rotatividade para mascarar o esquema, e claro, usam estratégias de alavancar dinheiro de uma forma extraordinária, qual seria outro argumento a se usar sobre tais empresas que tem uma vida curta mais de muito dinheiro e resultado? A falta de informação das pessoas ou o imediatismo que faz milhões de pessoas fracassar nos seus sonhos?

    Pirâmide é uma praga que o Multinível sempre supera! Tempestades sempre passam.

    Abraço!

    • @Gabryella Guedes, Boa Tarde,

      Pirâmide é todo tipo de negócio que não envolve produto ou serviço e visa lucrar sobre o montante de pessoas que entram depois de você !!!
      Resumindo : Só quem está no topo ganha e essas estruturas tendem a ruir rapidamente.

      Isso é crime e deve ser combatido !!!

      Já o MMN consiste em remunerar seus representantes e prestadores de serviços pelas suas vendas diretas e indiretas geradas pelas pessoas que foram trazidas para o negócio pelo mesmo.

  60. Muito bom seu post…. Bons textos para pessoas sem conhecimentos sobre o assunto é sempre muito bem vindo, até pq como vc mesmo disse, muitas pessoas evitam falar sobre esse tema, abordar mais afundo trazendo informações relevantes é muito bom!!!!!!!!!! Anciosa para o proximo post… Parabéns pelo blog!!!!!!

  61. Sistema piramidal é o sistema que a maioria das empresas utilizam aí fora (ex: Diretor Geral – Gerencias – Coordenadores – Supervisores – etc), ou seja, não tem como o supervisor ganhar mais do que o Diretor Geral, não tem como um funcionário que esteja abaixo ganhar mais de quem está acima. A diferença é que as empresas pagam seus impostos e são portanto legais, diferente das piramides que atraem pessoas dizendo ganhar dinheiro rápido e sem esforços, não pagam impostos e portanto são ilegais. Estou num Marketing de Rede na área financeira, ético, legal e moral onde todos ajudam todos e uma pessoa que está abaixo pode ganhar mais do que quem está acima, é só ela trabalhar mais, nada mais justo do que ganhar mais dinheiro quem trabalhar mais.

  62. É muito valido esse assunto, uma vez que mexe com várias empresas que desenvolver MMN no Brasil e no mundo…

  63. voce disse que piramide nao é um mercado sem produto que circula e automaticamente gera renda, no meu entendimento é sim, pois se nao tem um produto que as pessoas usam e se sintam interesse em continuar consumindo qual outra forma teriam os marketeiros em atrair seus propectos? o ganho facil e rapido, mas mercado multinivel não é uma aposta, e sim um investimento a curto, medio ou longo prazo, é voce quem determina o prazo de começarr a colher seus dividendos, mercado multinivel não exige investimento alto, o que queremos são seu envolvimento(trabalho) e seu circulo de amigos, pesoas que confiam em voce ao ponto de envolverem com voce para desenvolver o negocio e consumir os produtos com o qual se trabalha. qualquer negocio piramidal é crime. estelionato, formação de quadrilha e algumas cositas mas.

  64. Boa Tarde,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog pela excelente qualidade do material aqui exposto.

    Trabalho com TI a mais de 12 anos e entrei no mundo do MMN há aproximadamente 1 ano.

    Ao abordar o assunto PIRAMIDE precisamos tomar muito cuidado, para não queimar empresas idôneas que fazem seu trabalho de maneira inovadora, que muitas vezes não são compreendidas pela maioria do mercado acostumada ao sistema padrão de MMN.

    Gostaria de explicar algo que surgiu há aproximadamente 3 anos, uma nova forma de MMN voltada a produtos virtuais, você não ganha dinheiro vendendo, sucos, biscoitos ou perfumes mas sim vendendo tecnologia, qualificação e publicidade.

    Esses produtos tidos por muitos como “grandes fraudes” movimentam TRILHÕES de Dólares em todo o mundo.

    Um exemplo clássico é a GOOGLE, criada em 1996 era apenas um sonho de dois estudantes que queriam desenvolver um mecanismo de busca eficiente e GRATUITO, hoje são o site mais visitado do MUNDO e geram CENTENAS de BILHOES de DOLARES em PUBLICIDADE DIGITAL, isso mesmo, os pequenos anúncios tidos por muitos como dinheiro fácil, classificados pelo GOOGLE como AdWords.

    Tomando como base a divulgação virtual, que realmente é um excelente negócio, podemos chegar a conclusão que o MMN é uma ferramenta tão fantástica que se encaixa em todos os setores do mercado.
    Muitas vezes ouvimos a pergunta : “Mas como posso ganhar mais do que investi?” … Essa é uma resposta que deveria ser facilmente respondida pelos semeadores do “novo MMN”, mas não é o que acontece ! Muitos não sabem responder a essa questão e acabam dando a falsa impressão de PIRAMIDE / CORRENTE.

    Na realidade essa “FORMULA MÁGICA” é mais simples do que aparenta, não passa de matemática e negociações! Veja o exemplo abaixo :

    Você investe R$5,00 e ganha 1,50 por mês, para APENAS realizar alguns cliques diários.

    O que precisa ser observado nesse caso é :

    • Esse MMN e esta fazendo a propaganda, ( divulgação ) de algum produto real ?

    Resposta : Sim, vende um serviço que cresce mais a cada segundo.

    • Esse PRODUTO/EMPRESA contratante está pagando algo para a empresa de MMN para ser vinculado a seu portifólio e divulga-lo a milhares de usuários ?

    Resposta : Sim, como todo negócio tem um custo que é repassado pela divulgação a Empresa de MMN(Divulgadora).

    • O produto em questão possui qualidade e condições de entrar no mercado concorrendo com qualquer outro?

    Resposta : Sim, eu mesmo já utilizo ele em minhas empresas e funciona perfeitamente bem.

    • Essa empresa possui apenas um produto ou está desenvolvendo varias vertentes de mercado ?

    Resposta : Não, a empresa lançou seu terceiro produto no começo de 2013.

    • Essa empresa possui regras e normas a serem seguidas ?

    Resposta : Sim, possui regras de cadastro, adesão, renovação e comercialização que muitas vezes por ganância e ignorância de seus próprios semeadores que acabam não lendo suas REGRAS e depois reclamam aos 7 ventos, por que afinal de contas é mais falar que está tendo prejuízo e foi enganado do que estudar o negócio e traçar sua estratégia comercial antes de fazer a ADESÃO.

    • A empresa de MMN pode ganhar com propaganda que são feitas dentro de seu site ?

    Resposta : Sim, mas para isso ela precisa ocupar uma posição relevante no ranking de sites mais visitados.

    Bom, poderia me estender por horas e horas sobre o assunto, mas acho que para um primeiro post está bom né … huahuahuahuahua

    Considerações finais :

    O MMN é um Excelente negócio, mas precisa ser levado a sério e não ser encarado como DINHEIRO FÁCIL ! Assim como todo negócio que irá iniciar é preciso analisar a empresa, o produto que ela trabalha, sua saúde perante ao mercado e etc … E o mais importante, ENTENDER SUAS REGRAS POR COMPLETO !!!

    Forte Abraço a Todos e excelentes negócios

  65. Realmente Pablo, você tem toda razão. Esses esquemas de pirâmide evoluíram muito e, não é apenas o fato de não ter produto que poderemos diferencia um “esquema” de pirâmide de marketing Multinível de fato. Hoje em dia, um esquema de pirâmide pode ter um produto o que devemos observar que esses produtos são superfaturados, o que indica um esquema de pirâmide ali e prestem atenção, esses esquemas não duram mais de 1 ano e meio. Portanto, antes de entrar para qualquer empresa, observe se a mesma tem produtos e, se tiver, observe o preço deste produto comparando-o com o preço de mercado. Não existe dinheiro fácil então, qualquer proposta como essa, provavelmente vem de um esquema de pirâmide. Espero ter contribuído um pouco. Um abraço a todos. Route33

  66. Boa tarde Pablo, quando conheci o seu blog fiquei muito contente, nele obtive muitas dicas e conhecimento sobre o MMN, tanto que imprimi todos os posts e fiz uma apostila! Comecei a trabalhar com uma empresa que já está a mais de 14 anos no mercado. Porém, eu que ainda sou “bebê” neste assunto, fico indignada com a falta de educação e respeito pelo próximo de algumas pessoas que colocaram comentários neste post. É como você disse, só receberam o convite se a pessoa cadastrar o e-mail. Eu conheci o seu blog, gostei, inseri o meu e-mail pra receber mais informações sobre o assunto e cá estou eu dando a minha singela contribuição. Além do mais se você está ou vai ganhar dinheiro com isso futuramente aí é que torço mais ainda por você. Que você se dê muito bem na vida, pois, noto em você, muita sensibilidade e transparência. Você tem em mim uma admiradora, ter um blog específico sobre MMN e falar com tanta propriedade são pra poucos.
    A respeito da questão MMN x Pirâmide, não sei os detalhes e é isso que vou saber depois com os seus artigos, mas a princípio analisei a empresa a qual estou trabalhando pela seriedade com seus divulgadores, o tempo que atua no mercado, os produtos que podem ser facilmente adquirido pelas pessoas e o comprometimento da empresa em relação ao suporte que ela oferece como atendimento, cursos, materiais de divulgação, motivação e os benefícios cumpridos religiosamente a seus divulgadores.
    Um grande abraço.

  67. Eu gostei muito da introdução.
    Continue nesta mesma linha de pensamento, pois tem muitas pessoas precisando destas informações.
    O MMN precisa destes esclarecimentos.

    Parabéns.

  68. Bom dia, acho fantástico a abordagem deste assunto,
    pois tem muitas piramides sim no mercado disfarçadas
    de marketing multinível, e prometendo facilidade de ganhar
    dinheiro, enganando pessoas inocentes.

  69. Sou grato por estar sempre aprendendo mais alguma coisa com este site e com os experientes colegas deste segmento MMN, que tem dado tanto resultado positivo a muitos.
    Estou no MMN há um pouco mais de três anos e sei que sempre há algo de novo para conhecer.
    UM amigo que está há muito mais tempo me disse outro dia , que prefere estar mostrando a oportunidade de negócio para as pessoas do que estudando tanto. O resultado é que ele está com ótimos resultados e eu ainda a passos curtos.
    Concordo com a opinião que devemos estar atentos as Piramides que levam prejuízos financeiros, desmotivação para a maioria enganada e queima a imagem do trabalho sério do MMN.
    Como este nosso seguimento ainda é novo para a grande maioria das pessoas, torna-se ainda mais difícil fazer-lhes acreditar que a nossa “oportunidade”é séria e ética.
    Um grande abraço e meus sinceros agradecimentos a Pablo

  70. Parabéns Amigo Pablo.

    A idéia da serie de artigos ” tentando” explicar o que diferencia o MMN da Pirâmide, seria ate louvável, se o amigo não exigisse no comentário a necessidade de se colocar o email das pessoas.
    O que o amigo diz logo no inicio desse artigo, eu já pratico nas minhas apresentações do meu negocio MMN, ou seja, na introdução, já abro mostrando aos presentes ( principalmente convudados ) o que vem a ser MMN e Esquema Piramidal. Mesmo sabendo que corro o risco de a pessoa sair da sala. Mas faço isso por saber que se queremos realmente ajudar temos que ser transparentes e assim faço.
    Nesse caso amigo, não vejo estar atuando de forma a ajudar, pois na necessidade do email, o amigo aumenta sua lista no seu Auto Responder, o que pode lhe gerar mais negocios. Estou errado?
    Talvez poucos aqui trabalham com prospeção online e não sabem que esse seu banco de emails, pode lhe render grandes lucros lá na frente. Estou errado?
    Me perdoa por ser assim, meio direto, mais se quisesse mesmo ajudar, dispensaria os emails das pessoas.
    Ate porque essa tática de criar Posts de determinados assuntos, onde o Google vai linkar a seu favor já passou da hora de ser combatida. Fico indignado.
    Quer ajudar mesmo? Então façamos sem querer nada em troca.
    Bom, ou talvez eu seja o único bobo que trabalha no MMN realmente aguardando o resultado do MEU trabalho, simplesmente ajudando as pessoas a entenderem que ser transparente na apresentacao ou nos Posts, meu retorno vira de uma forma ou de outra, ainda que demore.
    Me perdoa se não gosta da mensagem, mais to de saco cheio com esses roubos de emails. Repito: quer realmente ajudar? Faca sem obter vantagem, sem precisar nada em troca, pois esses emails lhe servirão para gerar negocios. E ai? Não estaria o amigo criando uma pirâmide a seu favor?
    Nota: Sou defensor ferrenho desse negocio de MMN, e concordo com sua idéia inicial, pois pode ajudar a muitos, mais discordo da sua pratica do Te ensino, em troca de…

    Não creio que deva disponibilizar esse meu comentário, mais saiba mesmo assim o que realmente vem a ser um profissional.

    Em tempo: Esse email que coloco não existe, pois não nasci ontem.

    • Olá, amigos.

      Bem, primeiro quero esclarecer que responderei todos os comentários nos próximos posts, por isso não estou respondendo um a um nesse momento. Mas acho que alguns, em particular, precisam de minha réplica desde já, afim de esclarecer dúvidas que deixem os leitores temerosos em participar da discussão, como por exemplo o amigo que fez esse comentário.

      Então, pra esclarecer à todos, esse blog se utiliza da plataforma wordpress, a mais utilizada do mundo e que tem em sua programação a função de captar os emails na área de comentários, afim de que quando alguém responda o comentário de outra pessoa, essa receba em seu email um aviso e possa fazer sua tréplica. Ou seja, eu não estou exigindo o email de ninguém – é o wordpress!

      Assim, pra tranquilizar o amigo quanto ao seu temor, afirmo que a menos que você coloque seu email no formulário que está na barra lateral ou nos popups que abrem no blog, você não estará na lista que recebe meus emails – pelo menos não até o momento, pois existem plugins que captam emails de quem comenta nos posts, mas não os uso aqui ainda. Então pode comentar sem medo!

      Quanto a “criar uma lista”, se acha isto um problema, então diz que ninguém mais pode fazer MMN, pois os princípios básicos desse negócio são ou não são “fazer uma lista”, convidar, mostrar o plano, acompanhar, etc??

      Pelo que vejo, você tem conhecimento de prospecção online, então lhe digo: se acha que ter artigos indexados pelo Google e captar emails é algo feio, deve repensar seus conceitos.

      Pra finalizar, não precisa pedir perdão amigo. Não fiquei chateado. Pelo contrário, parabenizo-o por ser um defensor do MMN e esclarecer às pessoas sobre o problema das pirâmides. Tanto que seu comentário foi publicado, sim. A propósito, esse é um blog imparcial que, mesmo que você pense que não, tenta ajudar os outros a troco de nada – todos podem ler, sair e não deixar o email, se é que isso é pedir demais.

      E mesmo que algum dia eu mande um email pra minha lista, convidando todos à conhecerem meu negócio de MMN – o que nunca fiz nos 3 anos de blog – ninguém é obrigado a nada. Então não há garantia de lucro futuro nenhum…

      Acho que escrever uma resposta desse tamanho já é uma prova de minha estima por você, amigo. Por isso peço que repense seu conceito a meu respeito também. Não sou um “ladrão de emails”, mas um simples autor de blog que escreve e se expõe em nome do MMN, sem esconder a cara – nem o email – apenas por entender que os soldados dessa indústria devem defendê-la sem temer nem se deixar abater pela REJEIÇÃO que seu trabalho venha a gerar.

  71. O modelo MMN é bacana é um modelo que oferece realmente grandes oportunidades às pessoas que tem visão empreendedora. Quanto a forma piramidal não sei quem surgiu primeiro, se a pirâmide fraudulenta, ou o MMN em forma de pirâmide. No entanto, penso Eu, que toda organização empresarial quer seja no tradicional ou no Multinível cujos organogramas todos tem a forma piramidal. O grande desafio portanto é: Identificar no mercado do multinível as empresas que utilizam práticas verdadeiras e as fraudulentas, considerando que ambas andarão sempre juntas nunca faltará um público alvo inocente e conciente para alimentar as pirâmides fraudulentas. Espero ter contribuido de alguma forma. Um abraço.

  72. Olá Pablo primeiro parabéns pelo seu blog, eu faço parte de uma empresa gigante de mmn,quero deixar um recado para quem quer ingressar neste maravilhoso negocio para você saber se é, ou não pirâmide, pesquise tudo sobre a empresa antes de se cadastrar alguns tópicos:Saber se empresa é sólida,quanto tempo está no mercado,quanto tempo está no brasil,plano de compensação e se a pessoa que está te cadastrando é uma pessoa comprometida,pois mmn, não é um negocio de cadastrar pessoas, e sim de ajudar pessoas. Valeu espero ter ajudado

  73. Olá gente, quero deixar minha contribuição nesse assunto MMN ou Pirâmide? Bom, a vida me deu um pouco de experiência e eu em particular não sou o cara nesse assunto, mas creio que uma empresa lícita não se faz do dia para a noite ou se faz pelo simples fato de ter um CNPJ, até porque essa é a parte mais fácil de todo esse processo e as pessoas calham em dizer que estão em um negócio sério só porque a empresa tem um registro na Receita Federal e paga impostos. O que realmente analiso em uma empresa é se seu produto ou serviço pode emitir NOTA FISCAL ao seu distribuidor ou o seu cliente final…pois gerar bônus, pagar IR na fonte, criar uma rede de 20, 300, 500 pessoas em um mês para mim não é sinônimo de negócios sólidos, quando analisamos empresas de se dizem MMN muitas delas geram milhões, pagam muito bem, mas não são sustentáveis a longo prazo e infelizmente vivemos em um país onde tudo é muito lento, os esquemas são criados com muita inteligência, as “empresas” ganham dinheiro e depois o Ministério Público, a Policia Federal descobre o esquema e fica por isso, ninguém indeniza ninguém.

  74. Tema muito pertinente e oportuno face aos movimentos ‘milagrasos’ (em criar milionarios!) que proliferam e descredibilizam ou pelo menos colocam em duvida o trabalho serio que se faz noutros negocios e se suporta na Internet!.. A pergunta que faco a todos eles e simples: quem paga? de onde vem o dinheiro? qual o valor (produto ou servico) e que mais valias oferece?…Bem haja

  75. Seu comentário

    Pablo Teixeira,parabéns por ter seu blog com tantos assuntos espetaculares. Esse é um deles e gostaria muito que deixasse aqui suas explanações sobre esse tema. Eu e minha esposa fazemos parte de uma grande empresa de mmn e acrédito firmimente nela e queria muito está seguro,porque está em jogo muitas pessoas que também estão neste projeto. E fico muito feliz em ter pessoas assim como você esclarecedoras de assuntos tão importante dentro desse grande negócio chado mmn.

  76. Caro Pablo,venho por meio desta informar, que vossa senhoria aparentemente sofre de uma patologia pouco conhecida nos dias atuais, conhecida vagamente por síndrome do faraó piramides.
    Conta a lenda que esse suposto faraó não gostava do seu nome de bastimo, pois fazia alusão a um simbolo que não lhe agradava, por esse motivo decretou que fosse derrubada todas as piramides do Egito. não conseguindo tal proeza, mudou seu nome para mom mom núbis. por isso senti a necessidade de lhe trazer esse conhecimento, pois os sintomas são poucos apreciável na sociedades atuais. para maiores esclarecimentos recomendo que você entre em contato com algum egiptólogo ou ja que voc~e gosta tanto de piramides vija pro Egito que é o melhor que tu faz. abraços!! a só lembrando correge esse texto pra mim ,sei que voc~e gosta de fazer isso também. beijos!

    • hehehe… Muito bom seu comentário! Eu adoro bom humor. Pode me insultar, me chamar de faraó, do que quiser… Eu posto esses artigos aqui sem esconder meu nome, porque estou aberto às críticas. Agora, dizer que gosto de corrigir o texto dos outros, isso não é do meu feitio, a não ser quando sofro agressões de alguém que me chama por “êle”. 🙂

  77. Na verdade, o mercado de trabalho (praticamente em todos setores) são piramides financeiras! Ex: Em um Supermercado, quando que um caixa vai ganhar mais que o dono? nunca! Outro exemplo: para construir uma casa, no topo está o investidor, depois vem o arquiteto, depois o engenheiro, abaixo está o mestre de obras e mais abaixo ainda o servente, o pedreiro, o eletricista, o encanador, o pintor, ou seja, a maioria das pessoas vive numa pirâmide financeira mas não percebe! Acho que se a Empresa de MMN que vc é associado têm CNPJ, está há vários anos na ativa, ajuda a diminuir a desigualdade do nosso País, proporcionando a você uma renda sem vc precisar sair do seu emprego tradicional, ajudando pessoas que não tiveram oportunidades na vida a conseguirem algo que realmente valha a pena, vc está no caminho certo, pois vai prosperar ajudando os outros, sem precisar passar por cima de ninguém! O MMN está ai para todos que querem realmente mudar sua qualidade de vida!

  78. Eu era um dos profissionais que evitava a todo custo pronunciar a palavra piramide nas apresentações, a não ser que o próprio convidado fizesse a objeção. Hoje faço questão de comparar antes mesmo de qualquer pergunta, já para deixar a pessoa blindada e ciente de que ela está conhecendo algo novo e que com certeza existirão várias amigos e familiares querendo jogar areia nos seus sonhos.

  79. Olá Pablo!!!! eu acho super importante um artigo sobre esse tema, justamente para tirar dúvidas sobre o que é um sistema pirâmide e o que é marketing multinível.O que eu percebo nas pessoas, é que as coisas ruins ficam na lembrança e elas não procuram conhecer,entender,aprender sobre algo que é novo, que é oferecido, ou então, entram mas não entendem como funcionam e depois jogam a culpa no sistema.Falta informação, e a procura dessa informação, em locais adequados, com pessoas que sabem o que falam e entendem do que está acontecendo.Eu estou em uma empresa atualmente, estou feliz, preciso aprender mais, e estou muito satisfeita com a tua ajuda.Sempre que preciso de algo recorro aqui.
    Parabéns!
    Abraços

    Dani

  80. Com certeza, dinheiro fácil não existe.As piramides, aparecem, para benefício de poucos, em função de manipulação de muitos.
    Seus esclarecimentos, futuros sobre o assunto virão a calhar !

  81. O problema é que a maioria das pessoas querem ganhar dinheiro fácil e rápido, e por isso acabam aderindo a sistemas sem ao menos antes conhecer, por uma necessidade de quererem ganhar dinheiro rápido esses vigaristas acabam utilizando essa necessidade para atrair as pessoas que acabam se iludindo e mais tarde chorando por mais tarde perceberem que não era aquilo que pensavam. esse é um otimo artigo de introdução a principal duvida mesmo é como reconhecer o que é piramide ou não?

    abraço
    Markos Vinicius

  82. Olha pirâmite para mim,e quando o que esta em cima ganha muito,e os que estão em baixo sustenta os que estão em cima,há um produto mais não é o que mais importa o importante e colocar o seu dinheiro lá e chamar pessoas para o “negócio”.Muitas vezes a “pessoa ou empresa”,não tem sede no Brasil,não paga impostos e não tem vínculos no país.

  83. O grande problema enfrentado pelo MMN no Brasil, pelo menos na minha ótica, é que existe uma ilusão em ganhar dinheiro fácil. A maioria dos participantes desse “kind of bussiness” não tem consciência para convidar as pessoas para compor sua rede. No desejo incontido de ganhar dinheiro rápido, são convidados todos os tipos de pessoas, muitas delas totalmente despreparadas e desinformadas e, como passam a ter dificuldade para desenvolver seu negócio próprio, o MMN, acabam desistindo, o que leva seu patrocinador a se desestimular também. Eu acredito que para se ter sucesso no MMN é preciso ter consciência da necessidade de se trabalhar muito, isso acontece em qualquer tipo de investimento. Como diz Dr. Lair Ribeiro, “O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”. O distribuidor de MMN deve antes de tudo ser um grande vendedos, porque consegue obter uma renda que o mantém vivo no negócio, em seguida ele deve pensar em expandir seu negócio com os patrocínios, procurando pessoas que realmente tenham um perfil compatível com o negócio, é melhor ter uma rede com crescimento paulatino, mas consistente, do que criar uma rede enorme, sem sustentação.
    Sucesso a todos!

  84. OLÁ AMIGOS DE PROFISSÃO,MUITO BOM O ARTIGO SÓ QUE COM ALGUNS ERROS ACREDITO EU,QUANDO SE FALA QUE AS PIRAMIDES ESTÃO CAMUFLADAS EM ESQUEMAS NOVOS E COM PRODUTOS ABRE UM LEQUE PARA AMBAS AS PARTES,SE PIRAMIDES ESTÃO CAMUFLADAS COM PRODUTOS EMPRESAS A MAIS DE 10 ANOS NO MERCADO ESTARIAM INSERIDAS POIS ELAS TEM PRODUTOS E VENDEM SUAS FRANQUIAS TODA VEZ QUE ENTRAR ALGUÉM PARA O NEGOCIO SÓ QUE UMA UNICA VEZ,O MUNDO DO MMN VEM MUDANDO COM O PASSAR DO TEMPO,ANTES ERAM SÓ PRODUTOS FÍSICOS ENTÃO SABIAMOS QUE NÃO ERA UMA PIRAMIDE,SÓ QUE TEM UM POREM COM A ERA DIGITAL O GOOGLE FATURA TRILHÕES DE DOLARES ANUAIS COM VENDAS DE BANNERS PARA EMPRESAS,ISSO QUE DIZER QUE O GOOGLE TEM PRODUTOS DIGITAIS E AS EMPRESAS PARCEIRAS FATURAM COM ESSES ANUNCIOS ASSIM COMO O FACEBOOK QUE HOJE ULTRAPASSOU O GOOGLE EM ACESSOS NO BRASIL FATURA COM ANUNCIANTES,O QUE ISSO QUE DIZER QUE UMA EMPRESA DE MMN PODE TER SIM PRODUTOS DIGITAIS E FATURAR MUITO E TER SUSTENTABILIDADE PARA FICAR DECADAS NO MERCADO OQUE TEMOS QUE ANALIZAR E QUAIS SÃO OS PRODUTOS E SE ELES SÃO ACEITOS NO MERCADO,SE ESSES PRODUTOS FOREM VENDIDOS A EMPRESAS TERCEIRIZADAS NO MERCADO ACREDITO QUE A EMPRESA TEM SUSTETABILIDADE POIS ENTRAR DINHEIRO DE OUTRAS EMPRESAS NA EMPRESA DE MMN,SEM FALAR QUE AS EMPRESAS DE MARKETING DIGITAL ELAS MUDARAM A FORMA DE ADESÃO,TODAS AS EMPRESAS DE MMN COBRAM UMA FRANQUIA ALGUMAS UMA UNICA VEZ,VOCÊ TEM UMA FRANQUIA O RESTO DA VIDA ! SÓ QUE AS EMPRESAS DE MMN DIGITAL ELAS REVOLUCIONARAM MAIS UMA VEZ,FAZENDO QUE OS SEUS AFILIADOS PAGASSEM ESSAS FRANQUIAS ANUAL,COMO OUTRAS FRANQUIAS NO MERCADO TRADICIONAL QUE TBM É ASSIM,ACREDITO QUE ESTAMOS PASSANDO POR UMA TRANSIÇÃO NO MMN NA ERA DIGITAL SÓ QUE PRECISAMOS CONHECER BEM ANTES AS EMPRESAS PARA DEPOIS ENTRAMOS,PARA NÃO ENTRAMOS EM QUALQUER FURADA.COMO PODEMOS SABER SE A EMPRESA ELA É OU NÃO PIRAMIDE É ESTUDANDO ALGUNS TOPICOS:
    1-TEM PRODUTOS
    2-PRODUTOS SÃO VENDIDOS NO MERCADO OU É SÓ FACHADA PARA VENDER A FRANQUIA
    3-A VENDA DESSES PRODUTOS GERAR RENDA PARA SUSTENTAR A EMPRESA E SEUS PAGAMENTOS A AFILIADOS
    4-A EMPRESAS TEM PARCERIAS COM OUTRAS EMPRESAS QUE LHE GERAR RENDA PARA SE ALTO SUSTENTAR
    5-OS GANHOS DESSES PRODUTOS E DE VENDAS DE PUBLICIDADE CRESCE PARA QUE SUA RECEITA LHE GERE ALTOS GANHOS PARA MANTER A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA SEMPRE EM CRESCIMENTO.

    ACREDITO QUE ESTAMOS PASSANDO POR UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO PARA ERA DIGITAL MUITO FORTE ENTÃO CADA VEZ MAIS VÃO APARECER EMPRESAS DE MMN DIGITAL.ALGUMAS COM SUSTENTABILIDADE E OUTRAS NÃO FICA A SEU CRITÉRIO ESCOLHER AS VERDADEIRAS.

    ACREDITO QUE SE ESTUDARMOS ESSES PONTOS NÃO ENTRAMOS EM NENHUMA FURADA,ESSA É MINHA OPINIÃO.

  85. Grande amigo Pablo, a julgar por alguns comentários absurdos já postados, acredito que urge fazer uma abordagem séria sobre esse assunto. Tem gente tão desinformada e tão sem noção que acha que poupança é pirâmide.

    Claro que em muitos casos esse tipo de comentário, paupérrimo de argumentos, parte de quem participa e defende esses esquemas.

    Atuo em MMN desde 1992. O atual momento que vivemos tem se mostrado um dos mais negros. Pirâmides surgindo uma após a outra, arquitetadas de forma até genial. Imagino quanto essas pessoas poderiam ganhar se usassem sua inteligência e criatividade em algo realmente lícito. Hoje elas tem produtos/serviços, CNPJ, contrato social e tudo o que precisa para iludir os menos avisados.

    Vejo com tristeza que pessoas tidas como líderes durante muito tempo tem se rendido aos esquemas de ganhar dinheiro sem esforço. Quando o esquema começa a fazer água pula imediatamente para outra pirâmide tentando levar o máximo de pessoas junto. O esquema de pacotes hoteleiros esfriou? Um pula para o esquema de voip. Outro para o esquema de postar anúncios. O voip enfraqueceu? Pula para o rastreador ou para o esquema de testar jogos. Como pode existir gente tão sem ética?

    A coisa está tão feia que chegam a distorcer leis como se todos os carros fossem obrigados a instalar um rastreador. A verdade é que existe muita gente procurando um jeito fácil de ganhar dinheiro, pouco se importando se é legal, lícito ou ético, que favorece o surgimento dessa malditas pirâmides. Para alguns a ganância tolhe a capacidade de pensar. Seria até fácil perceber que existe algo no mínimo estranho nesse esquema se simplesmente verificassem a lei no site do Denatran, comprovando que a lei só vale para carros zero km, que já virão com o equipamento instalado de fábrica e que o proprietário só habilita se quiser. Isso por si só já joga por terra o argumento furado de uma grande demanda.

    Há tempos que existe uma forma muito simples de verificar se você está entrando numa empresa legítima de MMN ou num esquema de pirâmide disfarçado. Faça a si mesmo a seguintes perguntas: Eu compraria esse produto/serviço para meu uso pessoal se não fossem os ganhos provenientes da rede? Eu conheço pessoas que em situação normal comprariam esse produto apenas como meus clientes? Se a resposta a uma dessas perguntas for NÃO, fique esperto. Sinal de perigo a vista.

    Outra forma de identificar um esquema suspeito é verificar se os ganhos maiores serão provenientes da entrada de novas pessoas ou da venda dos produtos/serviços a clientes (pessoas que não fazem parte da rede). Se os produtos/serviços circulam na maior parte dentro da rede, cuidado, acendeu a luz amarela. Há! Não vale usar “comodato” sem confirmação de cliente, tá?

    A legislação brasileira arcaica, retrógrada e absurdamente lerda constitui um paraíso para mentes perversas implantarem seus esquema fraudulentos. Levam anos até juntar provas suficientes para fechar os esquemas. Aí os arquitetos do mal já estão noutro barco. Porque será que nos EUA isso não prolifera? Veja o caso recente da Zeek Rewards que em pouquíssimo tempo foi fechada.

    É meu caro Pablo, dá pra perceber que a coisa tá mesmo muito feia. Sem sombra de dúvida uma série de artigos vai ajudar a jogar um pouco de conhecimento para alertar os mais ingênuos. Vai em frente.

    Um grande abraço e sucesso.

  86. Caro Pablo esse assunto é pertinente e oportuno,escrevi recentemente sobre isso em minha fanpage ,basicamente vejo 3 coisas que denunciam uma pirâmide:1- Não há produtos
    2-Quando há produtos os mesmos podem ser encontrados mais baratos no mercado tradicional ou até mesmo sem custo.
    3-Ganha-se mais dinheiro com entrada de pessoas ao sistema do que com a venda dos “produtos”.
    Espero ter colaborado,um abraço a você e a todos os seus leitores.

    Walter Almeida

  87. Boa noite a todos, vou colocar aqui minha experiência e opinião sobre o assunto.

    Antes de mais nada acredito que esse tema é algo como :

    Quem nasceu primeiro ? o ovo ou a galinha ?

    nunca saberemos. Pq ?

    Depois de anos, vejo que é apenas tempo perdido tentar descobrir coisas como:

    É realmente sustentável ? tem realmente sede no “Japão” ? Quanto tempo vai durar ? Esse produto ou serviço , vende mesmo ?

    É algo que nunca saberemos de verdade, pois não somos os donos dessa empresa.

    O que realmente estudo é: Produto ou serviço, é bom ? tem sentido ?
    transparência da empresa, dos seus donos ? Estrutura do Site … qualidade
    e suporte da empresa.

    Se bem estudado o MMN, algumas “garantias” são certas, relativas nada mais nada menos que aos números e estatisticas recentes dos Bons MMNs Digitais.

    Tempo de duração cada vez maior, mais profissionais, mais auto-sustentáveis entre outros….fatores que você consegue se basear mehor onde esta Investindo !

    O MMN no Brasil vem cada vez tomando mais espaço e se tornando melhor, realmente mais profissional, não vejo MMN como algo fácil, muito pelo contrário, muita dedicaçao para se ganhar dinheiro de verdade, muito relacionamento e suporte a todos para conseguir fazer um bom marleting, é sabido que nos EUA, mais de 22 % das familias vivem de MMN e lá já é materia obrigatória nas Faculdades em Harward. Aqui no Brasil esse ano tem sido forte o investimento em MMN e as Empresa cada vez mais investem nesse negócio, como a Polishop recentemente, Itautec, Locaweb e tantas outras, 2013 tem sido um marco no Brasil, asim como um grande MMN que sofreu grandes ataques no Brasil inteiro e esta a quase 2 anos no mercado e até o momente vence a todos o processos mostrando sua legitimidade como MMN e não como Piramide. Sendo um marco para o Brasil e fazendo historia , tornando assim o MMN no Brasil mais perto do que é nos EUA já há alguns anos..desde Amazon.com

    Asssim como Robert Kyiosaki, criador do Livro Pai Pobre, Pai Rico diz, vejo o MMN como mais que uma empresa, produto ou servico e sim como uma Ajuda Mutua entre Pessoas, pessoas que se dedicam e trabalham. Mais que um investimento, MMN sim, é o Negocio do Sec. XXI , traz qualidade de vida imcomparavel, ganhos promissores dependendo da dedicacao de cada um e um ativo imcomparável.

    Como vários ja falaram aqui ? Se MMN é piramide ou não , a vida o que é ?

    O seu banco, se pararem de entrar clientes, ele vive ? se os gerentes nao colocarem 10 contas novas por mes, sao mandados embora ? Pq ? Juros a 12 % e poupanca a 0,55 pq ? Que formato tem seu banco para vocë ? de uma piramide ?

    Sua empresa, que formato tem ? piramide ?? Presidente , diretores, gerentes, funcionários… Se sua empresa, nao tiver clientes constantes , quebra ? Se náo tiver novos clientes ? cresce ?

    Entáo, já olhou ao seu redor ? quem que mundo voce vive ? em forma de piramide ? ou redondo ?

    pois… pense, reflita…. MMN’, não difere de nada que vc tem por ai…sào pessoas…ajudando pessoas……

    pode viver 5 anos, ou 10, ou 20, como qualquer empresa, padaria, banco….como a vida..

    Bom dia a todos, e meu email esta a disposicao para mais conversas

    [email protected]

  88. Boa noite Pablo, gostei muito por você abordar esse tema, é muito debatido hoje por pessoas que querem mudar de vida, ter uma renda extra e residual, mas, não sabe por onde começar. São muitos os prometidos por ai, e nada de profissionalismo como antes, hoje as pessoas pensam só em dinheiro e não em ajudar a fortalecer o MMN. temos que tentar acabar com essa praga da pirâmide e informar de fato a todos a diferença entre “o que é MMN e pirâmide?”, para podermos mostrar para as pessoas qual o caminho a ser seguido, e que elas confiem num sistemas que realmente com trabalho e persistência podem crescer e alcançar o sonho verdadeiramente almejado. Conto com seu discernimento com relação a isso, aborde mesmo o tema e verá as pessoas procurarem saber espontaneamente sobre isso, conte comigo.

    Abraço,

    Alisson Moura

  89. Olá pessoal, hoje estou em duas empresas, ambas tem renovações anuais, o que demonstra que estamos passando por uma transição no MMN em publicidade digital. Se vai durar muito? Nao sei. Só sei que estou tentando e torço para que decole. Sucesso a todos.

  90. Olá pessoal do MMNexpert, muito boa essa forma de abordar o assunto e também bastante importante conscientizar e dar o maior número de informações a todos os que se interessam pelo tema! Gostaria de oferecer minha contribuição compartilhando um link que trata o assunto de forma divertida (quase cômica!),mas relevante! Espero que apreciem: http://abre.ai/piramidesfinanceiras

    Saudações,
    Lucia

  91. Todo negócio que diz: você não precisa vender nada, você não precisa comprar nada, você não precisa recrutar ninguém, você ganha dinheiro sem fazer nada, você vai ganhar dinheiro fácil, você só precisa consumir e não precisa vender; tudo isso na minha opinião são pirâmides camufladas. Todo negócio legítimo precisa haver uma troca de dinheiro por produto ou serviço, ou seja, uma negociação que vai gerar receita, para que a empresa de multinível pague comissão. A legítima empresa de Marketing de Rede ou MMN acontece vendas de produto ou serviço fora da rede de distribuidores, associados ou afiliados como queira chamar. Caso contrário o produto ou serviço da empresa é usado somente para disfarçar a pirâmide. Essa é a minha opinião. E no mundo todo, as legítimas empresas de marketing de rede ou multinível são assim. E já está na hora de nós envolvidos no MMN criarmos uma lei no Brasil para regularizar o MMN no Brasil e enviar essa lei para ser aprovada no congresso nacional e acabar com essa enxurrada de pirâmides que existe no Brasil.
    Um grande abraço a todos.
    Arantes

  92. Piramide não é negócio sem produtos ??
    O Juízo deu um nó agora.

    Como pode um negócio com produtos ser piramide ?

    Fiquei curioso. Gostaria que se aprofundasse nesse assunto.

  93. Bem, entrei no mercado de marketing multinivel a apenas 1 mês e meio, e já andei lendo muito sobre para que eu pudesse ter certeza de que eu estava no caminho certo e que realmente é um mercado promissor. Vou citar um ponto que acredito ser crucial sobre o sistema “pirâmide financeira” e deixar aqui minha contribuição para esse esse blog que merece toda a credibilidade.

    * No sistema conhecido como “Pirâmide”, você nunca vai ganhar mais do que a pessoa que te indicou.

    Na empresa de Marketing Multinivel que estou trabalhando, é valorizado realmente quem está trabalhando, e você pode ganhar muito mais do a pessoa que te colocou na empresa.

  94. É importantíssimo darmos instruções a quem esta iniciando em um negócio de M.M.N,pra que definitivamente ñ caiam nesses esquemas fraudulentos. É dever de cada um de nos fazer isso.Infelizmente essa e´uma praga que sempre vai existir.É como traficante e usuário.Eles só existem pq os drogados dependem da droga!!!!Matam-se entre si,são presos,prejudicam e matam o próximo.São presos e voltam novamente.E o processo se repete.
    Com a expansão e o reconhecimento de nosso segmento(que é definitivamente O negocio de século XXI)acredito na diminuição dessa peste.As pessoas estão se informando e isso tende a diminuir nos próximos anos.
    Pablo parabéns por sua iniciativa.Isso é importante para o nosso crescimento!!!

    Valeu

    Flavio Ribeiro

  95. Pirâmide mesmo tem no Egito. Nem me aprofundo no assunto porque considero tudo investimento. Quando você investe tem a expectativa de que esse dinheiro te dê retorno, renda e multiplique seu dinheiro. Investir tendo o cuidado de investigar a empresa, ou a proposta de trabalho e isso é de responsabilidade de cada um.
    Estou trabalhando numa empresa que me passou credibilidade, vejo resultados e está consolidada principalmente em pessoas.
    Para se construir um capital social, você precisa do capital humano. A globalização trouxe inúmeras oportunidades de trabalho, para além das formas conhecidas pelo sistema capitalista existente antes do advento da internet. Hoje, considero a web um novo meio ambiente, onde você se relaciona, pesquisa, estuda, faz amigos, segue amigos, emite opinião, participa dos processos ou se omite e fica só observando a vida nos bastidores. Para quem procura oportunidades de trabalho a partir de casa, com certeza vai encontrar inúmeras empresas que operam assim e que recrutam pessoas para trabalhar. Não tenho nada contra. Somente sou contra a ingenuidade das pessoas aderirem um trabalho sem se informarem melhor para escolher com mais segurança. Afinal, trabalhar em casa é uma forma de conciliar trabalho e qualidade de vida, na minha opinião.

  96. COMPLEMENTANDO MEU COMENTÁRIO, ACHO QUE SÓ DEVE PARTICIPAR
    DO PROJETO, PESSOAS QUE SI PROPÕE A DEIXAR OS VÍCIOS APRENDIDOS
    EM EMPRESAS QUE SE ACHAM DONAS DA VERDADE, MODELOS INFÁLIVEIS,
    DOU MUITO VALOR A PESSOAS QUE TENHAM HUMILDADE QUE RESPEITEM
    A OPINIÃO DOS SEMELHANTES, EGO EM POSIÇÃO NORMAL (SEI QUE NADA SEI), SEM CRISTA LEVANTADA., POIS NOS DIAS DE HOJE, O QUE MAIS SE VÊ,
    É GENTE METIDA.
    E TERMINO DIZENDO QUE PARA FORMAR UM TIME CAMPEÃO EM TODOS OS
    SENTIDOS, SÓ ASSIM GANHAREMOS DA FEROZ CONCORRÊNCIA.
    OUTRA COISA, É NUNCA ESQUECERMOS DAS NOSSAS ORIGENS, COM DINHEIRO OU NÃO, LEMBRE-SE, O CAIXÃO NÃO TEM GAVETA.
    ABS

    ROBERTO

  97. Gracias por el articulo en realidad Pablo siempre en esta Industria va aver falsos profetas y empresas de fraude. Es mas esta Industria con mas de 100 Billones de volume annuales come cualquier otra industria mundial va a tener personas y empresas que comenten fraude.

    Nosotros tenemos que solo mirar a los paises Mundiales y ver como corren sus libros deviendo mensualmente acumulando deudas y printiando dinero.
    Repito si los Estados Unidos corre con una deuda de 15 trillones de Dollares y sigen printiando dollares para pagar deuda.

    Quiere decir que dentro de todas las Industrias Mundiales existe un tipo de piramide que pasa de generacion a generacion y llega al punto que nuestros nietos nacen con una deudad piramidal que creamos las generaciones anteriores.

    Dentro del sistema de MULTI- NIVEL hay empresas que tiene productos y son cerradas por los gobiernos,porque? simplemente porque lo unico que asen es reclutar a los representantes y no se concentran o tienen un producto que pueda ser comprado por el publico.

    Que una empresa de Multi Nivel tenga productos o Serviciosno la hace legal asia no aser PIRAMIDE, Lo que ase una empresa legal es que tenga por cada representante un promedio de 7 a 10s clientes o mas. Ese es un buen medidor de una empresa correcta de Multi-Nivel que el representante nuevo pueda entrar a un negocio que pueda hablar con algunas personas que quieran su propio negocio pero que al mismi tiempo pueda buscar clientes aparte de los representantes y que sus representantes puedan buscar y aser una cadena de distribuidores con cada uno minimo de 10 200 CLIENTES QUE NO SEAN DISTRIBUIDORES.

    El valor de una empresa de multi nivel no tiene que ver con el producto o el servicio, tiene que ver con que el producto o servicio sea muy bueno y que tenga un precio que los distribudores puedan tener CLIENTES. El multi nivel que esta basado en solo RECLUTAR ES UNA PIRAMIDE.

  98. PABLO, BOM DIA!
    POIS BEM, NA MINHA OPINIÃO, ESSAS SIGLAS USADAS PELO MERCADO
    DE PORTA A PORTA JÁ ESTÁ MUITO DESGASTADO. PROPONHO UMA
    MUDANÇA DE NOME, DESDE QUE VENHA ACOMPANHADO DE FORTE INOVAÇÃO,
    PARA A VENDA DE PRODUTOS NO PORTA A PORTA.
    TENHO UM NOME BEM SUGESTIVO P/ MUDAR O DESGASTADO MODELO, PRECISANDO DE MUITA CONEXÃO ENTRE AS INTERFACES,
    DO PROJETO E SER TORNAR VIÁVEL.
    DESENVOLVER UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS EQUIPES
    DA IMPORTÂNCIA DO NOVO MODELO P/ OBTER ÊXITO NO SUCESSO
    DO PROJETO, ANGARIANDO COM ISSO O LUCRO JUSTO PARA TODOS
    OS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES DIÁRIAS DAS VENDAS DE PRODUTOS PORTA A PORTA.
    SOU UMA PESSOA QUE TENHO MAIOR INTERESSE EM PARTICIPAR
    DO INOVADOR PROJETO, COM SUGESTÕES NO DETALHAMENTO DO MESMO, POIS TENHO UM PROJETO MARAVILHOSO DE INOVAÇÃO EM
    EMBALAGEM P/ PERFUME DE 100 MLS, SEM SIMILAR NO MERCADO GLOBAL, ONDE PODERÃO SER CRIADAS INFINITAS LINHAS DE PERFUME, TENDO COMO PRINCIPAL ATRATIVO A DUALLIDADE, DOIS
    PERFUMES EM UM, E CÔRES DIFERENCIADAS PARA CADA LINHA
    DESENVOLVIDA. POR QUE NÃO, LANÇARMOS UMA LINHA P/ EXPERIMENTO NO MODELO NOVO DE VENDAS, PORTA A PORTA.
    PABLO, VOCÊ PEDIU MINHA OPINIÃO, AÍ ESTÁ, AGORA, ESPERO DOÁLOGAR COM VOCÊ E SUA EQUIPE, P/ MONTAGEM INICIAL DO PROJETO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUÍDO P/ MUDARMOS O RUMO DÊSSES
    MODELOS ARCAÍCOS DE MMN E PIRÂMIDES.
    SE ACHOU RAZOÁVEL MINHAS COLOCAÇÕES,
    AGUARDO CONTATO

    ROBERTO

  99. Há 20 anos conheci o MMN, e nem de longe pode ser comparado com pirámide, pois MMN , nada mais é do que um trabalho, feito diariamente
    vç compra , vende , indica , ensina. A sua renda é proporcional ao seu trabalho, seu esforço do dia á dia , quando se consegue fazer a distribuição
    deste esforço, é que começa os seus melhores resultados, isto pode levar
    tempo, porém muito válido.

  100. Esse Pablo Teixeira manda e-mail pra gente falando um monte de merda. Êle quer vender pra nós as suas idéias que é muito pobre. Cara eu desenvolvo o Marketing Multinível para uma Multinacional Americana há 20 anos, estou rico e não preciso de suas pobres idéias. Pare de mandar e-mail pra mim que você não vai conseguir nada. Você pra mim é muito pobre de sabedoria e de idéias.

    • rsrsrsrs… Meus emails só chegam pra quem se cadastra aqui no blog. Quem não quer recebê-los, basta não se cadastrar. Na verdade, se não quer receber os emails estará me fazendo um favor em não se cadastrar, pois eu pago pelo tamanho da lista. Então, enquanto menor ela estiver, menos eu pago 🙂

      Agora eu pergunto: quantas vezes eu já tentei vender algo ou recrutar alguém aqui no Blog? Quem me acompanha, sabe que não faço isso. E quem fez esse comentário – anônimo – não deve ser uma dessas pessoas que lê o que escrevo… A propósito, quem tem o hábito da leitura, jamais escreveria “Êle” com acento.

      • Boa tarde Pablo Teixeira. Pense numa coisa que me irrita é um cara desses chegar e falar isso. Se ficou rico amigo parabéns,mas você é um grande idiota. Tem horas que fico pensando como um cara desses consegue dizer algo de tão pobre. Seja mais humilde. Resposta a um doido que ficou rico chamado Osbane. Para vêr quantos caras chamado de lideres são,porque um cara que diz que tem 20 anos que trabalha para uma empresa americana no minimo se tornou lider. Que lider é esse que não aceita posicionamento de outro lider.

  101. Achei muito interessante o Post, mas como todos os outros comentários, também vejo pessoas de boa fé fazendo parte de Pirâmides financeiras. Recebo diariamente dezenas de convites que para mim são muitos suspeitos. Quero continuar acompanhando seus posts pois muitas vezes ainda tenho dúvidas em avaliar um bom negócio e não confundi-lo com uma Pirâmide. abraço

  102. Caros amigos

    Discordo um pouco da sua afirmação, principalmente, quando você iguala todo MMN a uma piramide. Olha, participo de uma empresa XY, que tem um contrato de um ano, e para continuar você tem que renovar o investimento que não é em valor baixo. Já estou há alguns meses e até agora não houve nada de errado e estão cumprindo todos os compromissos sem problema.
    Acho que o problema maior está no interesse do sistema financeiro do Brasil, principalmente os bancos (agiotas de gravata e oficializados) que estão muito preocupados com o assunto, porque tem muita gente tirando o dinheiro da poupança (pagam uma mixaria de rendimento e ganham bilhões a custa da inocência das pessoas) e sendo muito bem remunerado no MMN. Olha que tem empresas que já está no mercado mundial há mais de dez anossem problema.
    DICA: Se você vai investir, análise tudo sobre a empresa e quem já investiu nela, para tomar a sua decisão. Tem gente que não tem condições financeiras de participar e ficam torcendo contra, é o veredicto….

  103. PARABÉNS PELA INICIATIVA.EU ACHO QUE JÁ TÁ PASSANDO DA HORA DE NÓS, QUE GOSTAMOS DO VERDADEIRO MMN, QUE NÃO FAZEMOS ESCADA DOS PESCOÇOS DAS PESSOAS ,COMEÇAR A COMBATER ESSA PRAGA QUE ESTÁ MANCHANDO O NOME DO MMN. ALGUNS COLEGAS JÁ TOMARAM ATÉ A INICIATIVA DE FAZER UM MANIFESTO ONLINE E COLHER A ASSINATURA DAS PESSOAS PARA PODER SER ENCAMINHADO ÁS AUTORIDADES PARA QUE AS MESMAS POSSAM PRESTAR MAIS ATENÇÃO NA ESCULHAMBAÇÃO QUE ESSES “VAMPIROS” ESTÃO FAZENDO. EU ME SINTO DESRESPEITADO, POIS ENQUANTO EU ESTOU TRABALHANDO,LITERALMENTE, RALANDO, PRA FAZER O NOME DO MMN ALGO RESPEITADO, VEM ESSES MAL CARACTERES FAZENDO ISSO TUDO QUE A GENTE TÁ VENDO AÍ. E O PIOR, ESSES 171, QUE SE DIZEM “LÍDERES”, QUANDO NA VERDADE SÃO É UNS CRETINOS, SABEM ONDE ESTÃO PISANDO, MAS COMO DISSE UM DELE” QUANDO O QUEIJO ACABA”, BUSCA EM OUTRO LUGAR. EU FICO FURIOSO QUANDO ALGUÉM FALA PERTO DE MIM QUE ESSAS PORCARIAS QUE ESTÃO POR AÍ É MMN.

    EM FIM… FICA AQUI O MEU PROTESTO CONTRA ESSES ESQUEMAS QUE ESTÃO AÍ, E ACHO QUE NÓS DEVEMOS SIM, PROTESTAR E FAZER O QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE PAR COMBATER TAIS PRÁTICAS. E TORÇAMOS PARA QUE AS AUTORIDADES DE NOSSO PAÍS ACORDE E VEJA O ESTRAGO QUE ESSES ESQUEMAS ESTÃO FAZENDO.

    FICA AQUI O LINK DO MANIFESTO ONLINE. ESPERO QUE VCS ASSINEM. E O MÍNIMO QUE PODEMOS COMEÇAR A FAZER.
    ABRAÇO A TODOS.

    http://WWW.MMNLEGITIMO.COM.BR

  104. Bem amigo, o que tem acontecido ultimamente é uma enxurrada de empresas sendo criadas cada uma com seu “produto” e sua forma de remuneração. Acho legal você fazer estes post pra dar uma visão do que é realmente o MMN e o que é as PIRAMIDES. E hoje tá bem complicado porque se você não tiver informação qualquer plano que te mostrarem você entra e não sabe realmente no que tá investindo seu tempo e principalmente, seu suado dinheiro.

  105. As pirâmides financeiras são contrárias aos princípios do MMN: elas prometem altos ganhos sem cadastros de novos membros e sem venda alguma de produtos!! O MMN precisa de cadastros de novos membros e da venda de seus produtos, vendas tais até mesmo para quem não deseje se cadastrar na empresa, vendas para o público externo. Hoje estão no mercado várias pirâmides, tomara que as autoridades tomem providências imediatamente e acabem com essas pirâmides financeiras, para proteção das empresas idôneas do MMN.

  106. Esse tema vem bem a calhar
    estou a pouquíssimo tempo nesta área e como a maioria das pessoas primeiro entrei no negócio para depois saber do que se tratava, estou buscando conhecimento de todas as formas, interessante que quando você fala com alguma pessoa que tem alguma noção do negócio ela já te diz de cara isso é piramide. eu ainda não tenho argumentos suficientes para dizer a ela que não é e nem como definir se a empresa que participo é piramide ou não, até agora eu achava que por ter produtos não era porem como comentado no post só o produto não te garante muita coisa, então realmente espero Pablo que essa diferença seja mostrada e de que forma identificar. Até porque está surgindo propostas de todos os tipos estamos em época de fartura, até para crédito de celular já tem.

    felicidades

  107. Só não entendo uma coisa: Pirâmides é crime previsto em Lei, caso de Policia Federal?! Por que deixa essas ervas daninhas se proliferar em nosso Pais?
    Em quanto milhares de pessoas são lesadas, e, milhões… de Reais são colocados nos bolsos deste praticante de tal crime, que Vive no bom… e sabe se lá, se ao menos pagaram os impostos referente a esta enorme quantia que levam dos inexperientes e também louco por dinheiro Fácil.

  108. bom dia meus amigos e amigas que participam destis comentarios
    em primeiro lugar que a paz do senhor gesus cristo esteja com todos voceis …
    eu vidomar omeu comentario soubre o.asunto abordado e oseguinte eu gosto
    muito de markuet multinivel porque e a maneira mais facil das pessoas concegue montar o seu propio nogocio dentro da dua propia casa mais tenho
    do porque os mais lesados sao os mais pobres porque sao pobres de espirito
    quando chega um espertalhao fala voce coloca 100 voce vai receber 1000
    eles coitados coma maudita ganancia e olho grande cai na arapuca como um pato quando voceis ouvir falar coloca 100 recebe 1000 sai fora porque nao esiste milagre so gesus sabe faser so mente de graca e a salvacao as pessoas
    ainda nao acreditam mais se quiser saber mais sobre markte multinivel
    e piramede estou a qui para esclarecer mais soubre oa sunto foi muito bom
    estarmos juntos fiquem na paz

  109. Parabéns por abordar este assunto, mas quero deixar um comentário aqui, pois meu irmão me cadastrou em uma empresa com a modalidade de ganhe R$ 40,00 a R$ 200,00 por semana compartilhando anúncios, enfim ele comprou a tal assinatura e eu pra ajudar to nessa , mas nem sei até onde isso vai dar. Já fiz marketing multinível em algumas empresas e não obtive êxito por conta de falência dessas empresas que se diziam multinível. Seria bom ressaltar este assunto de ganhe dinheiro compartilhando algo, acredito que são pirâmides disfarçadas eles até dizem que nós temos produtos e serviços será? e vem arrastando multidões será que o multinível de verdade será esmagado por esta praga? Grande Abraço e aguardamos o próximo artigo.

  110. Olá Pablo, antes de tudo, obrigado pelo convite e por abrir essa importante discussão aqui no seu blog. Bom, atuo há pouco tempo com marketing multinível e por isso não devo ter todas as premissas necessárias para definir com precisão os esquemas de pirâmides ilegais. Na minha opinião, multinível é sim uma pirâmide enquanto estrutura hierárquica, assim como o é o modelo tradicional de trabalho. Fora esse aspecto, um multinível sadio deve conter uma oferta de produtos de giro e trabalhar nas duas frentes. Nas vendas dos produtos e no repasse de novas franquias. Quanto aos esquemas mais complexos de empresas que dizem estar no multinível mas estão disfarçadas de forma ilegal, desconheço o que eles fazem e prometem, mas tenho certeza que vou aprender bastante com os comentários e com seus artigos!

    Um abraço,

    Claudinei Maia

  111. A cerca de uns quatro meses fui inserido no MMN , dentro da empresa (A), por conta de uma amizade confiável da certeza de explanação e ganho real financeiro fui atraído, por achar que estava dentro do negocio meio desconfiado, comecei a estudar de maneira investigadora tudo sobre MMN, com o qual vez de dirimir minhas duvidas, elas aumentarão a cerca do marketing Multinível, mesmo assim fiz investimento em outra Empresa do mesmo setor de MMN, a empresa (B), que me pareceu mais confiável por se tratar do produtor que tem uma demanda reprimida acerca de 70 milhões de veículos que de maneira restrita estarei se tratando de rastreadores veicular, mas no entanto continuo estudando de maneira mas eficaz sobre MMN da a incerteza destas empresas a qual ingressei que diga de passagem em relação aos depositos vem sendo honrados bem como a A e B.

    Diante de seu artigo, dizendo que mesmo a Empresa tendo um produtor ela ainda pode esta desfaçada de MMN, que na sua origem esta é uma Piramide maquiada e legalizada, isso muito me assusta, venho aqui em busca de conhecimento que não traga de maneira enganosa pessoas a cometerem o mesmo erro que eu cometei ou a certo quando se trata de Marketing Multinível.

    Sobre a sustentabilidade destas Empresas, é confiável?, devo investir com meu tempo e dinheiro? se essas de mameira real são piramides ou MMN.

    Atenciosamente
    Abdenago Brasileiro

  112. Legal este post, parabéns,

    Muitas pessoas estão buscando ter um negócio próprio,ter uma renda extra desesperadamente e a falta de conhecimento e a ilusão de dinheiro fácil oferecida acaba os deixando uma presa fácil.

    Concordo que hoje não basta um produto para diferenciar se é Pirâmide ou não, temos q analisar o q é o negócio a fundo, toda estrutura da empresa, parar e pensar se o multinível oferecido a você parasse de ter novos afiliados neste momento conseguiria se sustentar somente com as vendas dos produtos, se não que é a maioria das empresas se não todas na internet É PIRÂMIDE SIM.

    O negócio tem que ser auto sustentável, ter produtos diferenciados, de alto giro, valor acessível e nunca oferecer dinheiro fácil e sim com muito trabalho, na vida nada é fácil.

  113. Acredito ser este tema importantíssimo nos dias atuais, pois como você mesmo falou, “muda só o pão doce, mas as moscas continuam as mesmas”.
    Até porque, hoje, “as velhas moscas” estão muito mais intrumentalizadas tecnologicamente, o que permite uma camuflagem quase que perfeita.
    Dessa forma, mediante a sua experiência e conhecimento sobre MMN, espero verdadeiramente que este tema seja desenvolvido, a fim de que possamos nos ajudar mutuamente.
    Grande abraço,
    Tania Lacerda.

  114. É Super facil decifrar uma piramide de um negócio de mmn legitimo.

    Alguns pontos importantes.

    1 – De onde vem o dinheiro para pagar os membros ?

    Se o dinheiro vem de postar anuncios, clicar ali, fazer publicidade em redes sociais e etc e essa publicidade não gera vendas o suficiente ai esta uma grande piramide financeira.

    Caso de uma empresa conhecida chamada MC, a MC você assistia videos e ganhava dinheiro só por assistir videos, porem os tais videos dos supostos anunciantes eram videos que nem mesmo os supostos anunciantes sabiam que tinham. O que ocorreu, implosão da piramide e destruição total pra muitas familias.

    2 – Mesmo tendo um determinado produto que até de lucro pra empresa ( se vender claro ), os membros não se importam com o tal produto, colocam o mesmo só como fachada para difundir o recrutamento de novos membros, o que na verdade acontece que a empresa tendo um grande sucesso vem a quebrar pois ela depende de novos cadastros para se manter no mercado.
    Ja que seu famoso produto XPTO não é comercializado pela rede de distribuidores, pois pra que vender produtos se colocar pessoas como coloca BOI pro matadouro é mais pratico e da mais grana né.

    3 – Ha tambem aqueles aficcionados por riscos, mas como não entendem do mercado de forex, ações e etc acabam por se viciando em esquemas piramidais que tem risco claro mas como entram no inicio acabam por ganhar dinheiro e acabando 1 entra-se no outro ou mesmo acaba por entrar em varios e colocar os OVOS EM VARIAS CESTAS ( Piramides )

    4 – Multinivel é a distribuição de produtos e serviços em niveis.
    Piramides tem essa distribuição, mas não de serviços e produtos e sim de dinheiro, o dinheiro é distribuido em niveis por isso pode confundir com o multinivel legitimo, mas na verdade o produto é vento.

    Daria um post isso, tenho muita mais coisas a dizer, mas deixarei pra ti amigo, ja que vais postar sobre o assunto.

    Para o alto e avante

  115. caro amigo, sobre MMN ser ou não ser piramide financeira, eu respondo com outra pergunta! o que não é piramide no mundo dos negócios?
    todo negócio que gere renda tem o formato de piramide! veja uma grande empresa, 1 o dono, 2 gerente e vice gerente 3 encarregados de serviços e embaixo a classe trabalhadora! ver 1 nono na parte superior 2 gerente abaixo do dono imagine num desenho como ficaria a representação em gráfico.
    agora tire suas dúvidas, o nosso sistema é uma piramide 1 o governo federal 2 senadores e deputados federais, 3 governadores e deputados estaduais até chegar nos vereadores. o que você acha disso!

    • [email protected] concordo com vc, o que não é pirâmide no mundo dos negócios.? Ainda mais nesse país onde trabalhamos para sustentar politicos corruptos que fazem milhôes em licitações, mensalôes, isso é um tapa na cara da sociedade, todo negócio é uma pirãmide.. O que é preciso é saber se uma empresa é ou não um bom negócio pra vc investir , trabalhar.. O negócio é se tornar lider, é dificil, mais o caminho é esse..liderar é o caminho para o sucesso, fazer as pessoas acreditarem no seu negócio é um grande desafio..

  116. falar das piramides modernas com produtos ou não, voltaremos para um lei de muitos anos atras, a lei de Gerson.

    a lei de levar vantagem, por isso as pessoas se permitem ser enganadas porque gostam de enganar também, eles se merecem.

    César Rocha

  117. Amigo Pablo,
    Em parte concordo contigo, mas eu creio que estamos atravessando um fase dentro do sistema. Eu chamo de transição. Aí voce me pergunta porque.
    Antigamente, praticava-se um sistema piramide, onde alguém ganhava um pouquinho de todo mundo no sistema, quando explodia, surgia um novo, e assim a coisa acontecia, não havia internet e o negocio era uma “Ação entre amigos”. Não havia produto e sim dinheiro. Deram o nome até mesmo de consórcio.
    Hoje a coisa não mudou, não existe mais a ação entre amigos, porque o intuito não é te ajudar a crescer, a te dar uma visão diferente da realidade, te fazer crescer ou seja fazer parte de sua historia. É muito bonito ouvir de alguém uma frase assim: “Se não fosse o fulano de tal … eu não seria o que sou hoje, por isso agradeço a ele pelo empenho e por ter me ajudado na hora em que eu mais precisava”. Hoje, se voce não servir, é descartado, pois não vai gerar bonus – Os grandes líderes arrastam os seus afiliados para aonde eles forem, basta uma proposta boa, e isto tem acontecido até mesmo dentro de empresas que estão gerando milionários, migrando para aquelas que pagam mais e levando consigo inúmeras pessoas. Isso é treinamento de MMN? Ou uma piramide que se desloca para cá ou para lá, de acordo com o vento?
    Tudo dá trabalho, passar horas diante do computador, aguentar as provocações de esposas, filhos, indagando a voce que é mais um “negócio que não vai dar certo”, o dinheiro que voce investe, que também foi fruto de um trabalho, e fechamos os nossos olhos para aqueles que realmente estão ganhando dinheiro da forma mais fácil, e tem a cobertura da impunidade.
    Eu faço parte de uma piramide, o meu dinheiro é somado com o seu, com o de meu vizinho, com o dono da venda da esquina, com o dinheiro do dono da padaria, da farmácia, do aposentado, para que “um” venha lançar mão dele para a construção de sua fortuna, e a realização de seus desejos. É mole ? Agora eu te pergunto: Em quantas pirâmides voce participa?
    O MMN está passando por uma transição, agora é marketing de consumo, um grupo de pessoas consumindo produtos de uma empresa, um tipo de fidelidade, onde ela nos remunera por isso. Por outro lado, vem o serviço, onde os afiliados fazem um trabalho de divulgação de uma ou várias empresas e são também pagas para isso. Produto e serviço.
    Com relação as empresas, tudo bem. O bicho pega é com os líderes e a forma que eles encaram a mola mestre deste grande negócio, que é a PESSOA.
    Um abraço.
    Luiz carlos
    [email protected]

      • @GUTO ROCHA,

        Concordo plenamente sr. Luiz Carlos, estamos vivendo um tempo de transição no MMN, na verdade nós participamos de muitas pirâmides, quem utiliza o sistema bancário sabe como funciona, quem trabalha e contribui com previdenciária social, também faz parte de uma pirâmides, e falo pirâmide financeira, não estou aqui fazendo apologia a sistema ilegais existentes no mercado, disfarçados de MMN, o quero dizer é que a sociedade é uma pirâmide de hierarquia, mais existem sistemas bem visíveis de pirâmides financeira legais como citei acima, nós emprestamos o nosso dinheiro aos bancos a juros irrisórios, e pegamos empréstimos dos banco a juros absurdos, contribuímos com a previdência social durante anos e nossa contribuição vai para pagamento daqueles que estão acima, ou seja dos que estão aposentados por algum motivo, e outra boa parte dessa nossa contribuição previdenciária vai para os políticos, na minha opinião este esquema pirâmide é bem visível, já que estamos falando de pirâmides fica aí a minha observação, mais um detalhe cabe a cada pessoa se proteger dos golpes pois as pirâmides agora estão pagando imposto, e se paga imposto dificilmente a justiça vai mexer com tais “empresas”, e se iniciarem uma linha de investigação a respeito do negocio destas “empresas” já sabemos que não vai dar em nada. ABRAÇOS!

    • Olá, Luiz.

      Obrigado pelo seu interessante ponto de vista – e pelo seu tempo em escrever tudo isso 🙂

      O que eu penso é justamente o que você disse: muita gente ficou milionária com as pirâmides, porém, habilidades de liderança, desenvolvimento pessoal, construção de relacionamentos duradouros e várias outras coisas que o multinível proporciona ao ser humano, isso ninguém vê.

      Mas há quem diga: “o que importa é dinheiro no bolso”. Então eu respondo: é mesmo? E o que você diz quando vê um político enriquecendo ilicitamente?

      Se sua mentalidade é a de que o que importa é “dinheiro a qualquer custo”, então não reclame das mazelas do nosso país – em boa dose elas existem por causa desse tipo de mentalidade.

      O CRIME das pirâmides sempre existiram e sempre vão existir, então eu não perco muito tempo pensando sobre isso – a não ser quando tiro alguns minutos para escrever um post como este.

      O que me incomoda, sim, é ver uma multidão envolvida com esses esquemas e dizendo que é profissional de marketing multinivel.

      P.S.: eu não estou em nenhuma pirâmide, muito menos em várias.. rsrs

  118. Eu acredito que a diferença esta em, no MMN existe uma empresa que tem sede, cnpj e produtos para que a pessoa possa comprar para usar e vender com uma certa margem de lucro, já na piramide financeira normalmente não tem um produto que você possa adquirir para usar ou vender e o produto que destaca é o dinheiro.

  119. MUITO BOM O POST, AS PESSOAS ESTÃO CONFUNDINDO O MARKETING DE REDE COM OS “ESQUEMAS DE PIRÂMIDES”, MARKETING DE REDE É UM TRABALHO COMO OUTRO QUALQUER, E PIRÂMIDES SÃO GOLPES APLICADOS EM SEUS INVESTIDORES, E TEM COMO CARACTERÍSTICA O BENEFÍCIO DOS PRIMEIROS A ENTRAR NO NEGÓCIO, E COM O PASSAR DO TEMPO OS ÚLTIMOS ADERIREM SÃO OS MAIS LESADOS PORQUE NÃO CONSEGUEM MAIS ADEPTOS. ESSE LINK FALA DO MARKETING LEGAL E DO MARKETING ILEGAL http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_multin%C3%ADvel

    • Você diria então que as empresas de MMN nas quais há mais possibilidade de vc se dar bem são as com menos tempo de vida, já que as mais antigas já estão saturadas e dificilmente conseguirão novas adesões?

  120. Está de Parabéns o documentário de hoje, cada post que participo viro mais fã da página MMExpert pois ela me orienta muito sobre o MMN no Brasil e no mundo.
    Sobre as Piramides, também venho sendo bombardiado por esses “esquemas” de ganhar dinheiro fácil apenas clickando e etc, assim como eles alegam, mais existe um grane principio que vem de muito tempo atraz “Dinheiro fácil não existe” há não ser que seja ilicito, claro. Se foce fácil, qualquer pessoa ganhava na Mega Sena e não é assim que acontece. O Fato é que as pessoas estão se deixando levar pela ilusão de que irão ficar ricos em 30 dias ou 6 meses e quando passam seus 3 meses já começam a entender que entraram numa furada e não é bem assim como foi informado ao cadastrar-se. Tenho visto muitos companheiros de profissão no MMN migrarem para esses esquemas em busca do tão falado dinhiero fácil, e isso me leva a entender que o joio tem que ser separado do trigo, isso acontece naturalmente pois o universo é a favor de quem pratica o bem e faz o papel de limpar a sujeira.
    Forte abraço a todos!

  121. É fundamental a esplanacao deste assunto, pq ha colegas de trabalho q estao influenciados pelas cifras rapidas e q se questionam se é ou nao é piramide.
    VALE COMENTAR SIM, TENS O MEU APOIO!!!!!!!

    • Com certeza, hj em dia há muitas pirâmides e empresas sérias de marketing multinível, que hj em dia fica difícil diferenciar o que é realmente mmn e o que é pirãmide!!!!!!!!!!!!!

  122. Acho interessante essa abordagem sobre as pirâmides. Qndo mostro um plano de negócios tb sempre abordo o assunto, até pq se eu não falar, o parentes e amigos do prospect irão.
    Gostaria que vc postasse um conteúdo aprofundado como, por exemplo, as principais características de um sistema piramidal moderno

    Abs,

  123. Ta ficando cada dia mais dificil saber quem é um “verdadeiro profissional”, o dinheiro esta corrompendo muita gente, não sei se o dinheiro mesmo ou se essas pessoas já eram assim e a possibilidade do dinheiro “facil”, expandiu.

    Grandes amigos, pessoas amadas, consideradas estão se rendendo à esses “esquemas”, fico imaginando até onde vai isso.

      • Estou sempre mostrando as pessoas o verdadeiro MMN, e recebo a respostas de algumas, que o que importa e esta ganhando dinheiro, este material será a resposta a queles que ainda acreditam que estão bem com o que fazem, só informo a todos que a FELICIDADE É COLETIVA, e não individual, do que vale estar ganhando dinheiro, sem se preocupar com as pessoas ao nosso redor.

    • Realmente pirâmides e golpes sempre existiram.
      Mas nunca se propagaram tanto e com essa velocidade, quem está entrando no mmn agora tem que ter bastante cuidado na escolha da empresa.

      • Há 2 anos entrei para uma empresa de MMN e agora este mês, após 8 anos de existência, ela encerrou suas atividades. Oficialmente, alegaram altas taxas tributárias e a enorme evasão de distribuidores e líderes. Sei que a empresa não era pirâmide, mas se eu quiser continuar envolvida com MMN, que dica vc me daria para ser mais criteriosa e não embarcar em canoa furada?

        • @Gláucia Victer, Gláucia, há varias dicas, mas vc pode ver se a empresa esta associada à abvd e tbm pode visitar a pagina do facebook do marketing do bem, e tbm ver a pagina do marcos duda, lá ele tem uma lista de empresas que sao “corretas” e todas que eu vi na lista concordei que sao de fato multinivel, e eu faço uma delas. Abraços.

          • Pessóal gostaria de falar poucas palavras eu trabalha com a AKMOS vendendo cosméticos tudo de bom eu concordo com o nosso amigo Levey Ogawa meu nome é juliano martins fernandes é só proucurar no facebook

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui