Ampliar quadro de revendedoras é estratégia para fugir do déficit

Não tem outro caminho que seja mais eficaz e dê retorno em menor tempo. Vendas Diretas sempre! Apertou o nó das finanças?! Maximiza as vendas! Assim, aumenta a produtividade e o faturamento. Solução simples, sem segredos. Tanto para pessoas físicas que, em meio ao desemprego ou precisando de renda extra, buscam uma porta de acesso mais fácil para ganhar dinheiro; ou para pessoas jurídicas que, estando com a gestão financeira em crise, já sabem que precisam investir no setor de vendas diretas para equilibrar e superar o ‘vermelho’.

A Avon lançou nesta última sexta-feira(26/06) uma campanha publicitária que destaca a independência financeira feminina. Com isso, a empresa visa aumentar seu quadro de Revendedoras que, hoje, representam mais de 90% da quantidade total de 1,5 milhão de Revendedores de ambos os sexos em todo Brasil.

Recrutar mais Revendedoras para o time que atualmente responde por 20% das vendas da companhia é o plano estratégico para ajudar a diminuir o alto índice de desemprego no Brasil e reverter sua própria situação econômica, a qual sofre com os abalos da crise nacional e os reflexos negativos da alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Outro aspecto de peso no sucesso das vendas é a diversidade de produtos. Nesse ponto, a Natura e O Boticário saem na frente da Avon, pois também atuam nas categorias de higiene e cuidados pessoais, além de cosméticos.

Como ganhar dinheiro com cosméticos

O fato é que o nicho de cosméticos está ‘em baixa’. Afinal, quando o dinheiro diminui no bolso, os primeiros cortes no orçamento são os menos necessários para sobrevivência. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) prevê uma queda de 7% no volume de vendas desse setor. Mas, como a vaidade feminina cada vez mais migra do apenas desejo (de sentir-se bonita) para a necessidade (de uma auto-estima equilibrada), a Abihpec também prevê que produtos de menor valor terão uma maior procura, portanto, a tendência é investir em itens como batons, esmaltes e cremes. Moral da estória: o dinheiro pode ser pouco, mas não pode deixar de ter uma boca colorida, uma unha pintada e uma pele hidratada!!!

Já de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), no balanço fechado de 2014, existem 4,5 milhões de pessoas que revendem cosméticos no país e um total de R$41,66 bilhões foram movimentados em negócios desse setor durante todo o ano passado; houve um crescimento de 0,2% em relação ao ano anterior(2013).

vendas diretas cosmeticos

Os homens que me perdoem, mas as mulheres são as poderosas das revendas…

A Natura também segue a mesma estratégia da Avon e disputa a liderança em força de trabalho. Com um total de 1,6 milhão de Revendedores no país, o mote do “empoderamento da mulher” é focado e estimulado como ponto positivo, afinal as mulheres Revendedoras também são clientes. E, embora os homens também façam uso, os itens de cosméticos existem em maior variedade para o público feminino. É muito mais fácil para a mulher vender um produto que ela conhece na teoria e no uso pessoal!

A isso os especialistas da área chamam de ‘senso de pertencimento’. Até porque, ao usar o que se vende, ela sente-se parte da organização como um todo, mesmo não sendo da cúpula empresarial, mas existe um vínculo que se enraíza, fideliza e empolga, fazendo com que haja mais empenho na venda dos produtos.

Um outro fator interessante que ocorre em relação a esse tema de mão de obra nas revendas diretas ao Consumidor é o da ‘solidariedade’ entre os clientes e seus Revendedores. Isso acontece principalmente entre as classes econômicas C, D e E.  O hábito é tão forte e freqüente que já virou cultura; “eu só compro a Fulana porque ela é minha amiga e quero ajudar…”.

É uma verdadeira rede de relacionamento: vizinhos, parentes, amigos, colegas de trabalho e por aí vai! São grupos na sociedade que todo Revendedor precisa manter. E a Internet abre ainda mais esse leque de oportunidades com as redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Hangout e muitas outras! Enfim, canais para prospecção existem vários, basta arregaçar as mangas e trabalhar… ou melhor seria: passe um batom nos lábios e vá trabalhar!!! Afinal, tem um ditado que sempre uso: “ pode não ter emprego, mas trabalho não falta!”

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui