No dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, que tem o objetivo de esclarecer os direitos que os cidadãos possuem na compra de produtos e no pagamento de serviços.
Pensando nisso, a data também serve para o esclarecimento de inúmeras dúvidas.
Por acaso, você sabe a diferença entre as pirâmides financeiras e o marketing multinível? Basicamente, as pirâmides são irregulares e o multinível se trata de um sistema de distribuição de serviços e produtos dentro das normas em vigor em todo o Brasil.
Um dos principais casos de pirâmides financeiras nos últimos anos foi a TelexFree, que resultou em prejuízo para milhares de pessoas no país e ainda corre na esfera judicial.
Por isso, é essencial aprender a fazer a distinção entre uma chance de ganhar dinheiro legalmente e de investir seu tempo e capital em algo suspeito.
Cartilha explica diferenças entre as modalidades de negócio
Desta maneira, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), divulgou uma cartilha online explicando as diferenças entre pirâmide financeira e marketing multinível.

De acordo com a publicação, não há nenhuma comercialização real de produto que consiga manter o negócio na pirâmide, isso significa que a venda produtos é irrelevante. O esquema se sustenta apenas com a entrada de novos usuários no empreendimento, o que faz com que o seu crescimento não seja legal.
Já no marketing multinível, também chamado de rede, o revendedor ou representante obtém recompensas pelas mercadorias que vende e pelos participantes que atrai para o segmento de vendas diretas.
Basicamente, o profissional conta com o lucro das suas negociações, uma parcela das vendas dos representantes que convidou e até mesmo com participação nas vendas dos revendedores recrutados por quem ele convidou (3 níveis abaixo).
Conheça fatores para identificar as pirâmides financeiras
Sabe aquele famoso ditado popular: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, este é o ponto de partida para identificar negócios que prometem milhares de reais por dia sem nenhum esforço. Por isso, conheça outras formas de descobrir as pirâmides financeiras.
1 – Rendimento elevado em tempo recorde
Existe a promessa de lucro elevado, geralmente, em tempo recorde. Mas, o usuário não tem muita certeza do que seu papel na negócio.
2 – Pagamento alto para entrada
As pirâmides financeiras costumam exigir o pagamento de um valor alto para a sua entrada.
3 – Participação suspeita nas vendas
O trabalho como revendedor não está totalmente ligado a um esforço real para efetuar a venda de um produto qualquer. O participante até pode desempenhar uma função especifica, só que não tem muito impacto para resultar na venda de um produto ou divulgação de um determinado serviço.
4 – Produtos sem nenhuma importância
Geralmente, as pirâmides financeiras selecionam produtos com um valor de produção irrisório, podendo até ser virtuais, e que não contam com um preço atraente de mercado.
Por isso, sempre pesquise a reputação da empresa antes de se afiliar a qualquer programa de revenda ou similares.
As redes sociais, as plataformas do governo ou de órgãos de fiscalização estão à disposição por telefone, email e chat virtual para esclarecer qualquer dúvida e indicar outras diferenças entre pirâmide financeira e marketing multinível.
Muito bem explicado, obrigada por compartilhar!