6 anos de prisão para um dos líderes de falsa empresa de marketing multinível

A justiça continua lutando para limpar o mercado das falsas empresas de marketing multinível e março de 2017 prendeu um dos líderes e ex-presidente da TelexFree.

James M. Merrill era, ao lado Carlos Wanzeler, um dos comandantes do esquema de pirâmide que afetou Estados Unidos, Brasil e mais de 240 outros países.

O americano, James Merrill foi condenado a 6 anos de prisão pela justiça dos EUA e ainda pode ter sua pena aumentada. Merrill ficará em regime fechado em uma prisão federal e ainda terá de pagar uma multa de 140 milhões de dólares.

O caso é importante, pois descarou uma grande farsa e vem tomando rumos finais, mesmo que a sentença de Merrill seja a primeira a sair.

O número de lesados pelo golpe chega há milhões

A fraude causada pela falsa empresa de marketing multinível TelexFree afetou milhões de pessoas ao redor do mundo. Para exemplificar melhor os problemas gerados por ela, apenas no Brasil foram mais de 4 milhões de cadastrados na empresa, o que fale algo em torno de 2% da população brasileira. O efeito negativo pode ser considerado muito mais devastador em países de população menor.

O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil possuí 22 réus a serem julgados, sendo que os principais nomes ficam a cargo de Carlos Wanzeler e seu sócio na TelexFree, Carlos Costa. Dos 22 acusados, 19 estão serão julgados por sonegar quase 90 milhões de reais.

Os casos das denúncias já duram 3 anos, quando os bens de James Merrill foram bloqueados. Acredita-se que o valor gerado pela fraude da TelexFree tenha rendido um valor de mais de 3 bilhões de dólares ao redor do planeta.

Os acusados que serão julgados pelo Ministério Público do Brasil, se considerados culpados, podem pegar uma pena de até quatro anos mais multa. Porém, alguns ainda podem receber mais denúncias o que pode acarretar em novos julgamentos e num maior tempo de prisão, assim como num acréscimo do valor a ser pago.

Diversos países também que sofreram com os efeitos do sistema de pirâmide da TelexFree também já iniciam suas investigações e preparam suas acusações para o caso.

A importância da descoberta da fraude

Como visto, a TelexFree conseguiu lesar milhões de pessoas ao redor do mundo, gerando um rombo financeiro gigantesco. As denúncias estão sendo feitas, a investigação está acontecendo e até já houve uma punição em relação ao caso.

É importante frisar que casos assim não estão ligados ao marketing multinível, mas que eles servem para mostrar que é importante ter cuidado com os negócios que estão sendo feitos.

Existem diversas diferenças que podem ser identificadas entre uma fraude (o esquema de pirâmide) e uma empresa que busca o crescimento através do marketing multinível.

Os aproveitadores começam a ser punidos e isso servirá apenas para esclarecer a situação que está acontecendo. O marketing multinível cresce mais a cada ano e separar seu conceito da sujeira do esquema de pirâmide é importante para o crescimento das empresas de MMN.

 

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui