Se você está numa empresa de multinivel, então é um trouxa!

Dias atrás eu li por aí na internet um texto que, embora fosse de alguém que se auto-intitule um empreendedor de sucesso, tinha como mensagem principal o seguinte: “o Marketing Multinivel não é algo legítimo, pois um negócio onde as pessoas tem que pagar para trabalhar não faz sentido”.

E ele ainda concluía dizendo: “marketing multinivel é coisa de trouxa”.

Bem, na hora eu confesso que não fez muito sentido pra mim ouvir isso de alguém que se diz entendido de empreendedorismo, mas fazer o quê, né!? Dei uma suspirada e esqueci o assunto. E agora vou escrever aqui no blog o que penso sobre isso.

Marketing multinível é um negócio próprio

Por mais que possa parecer estranho falar que ao cadastrar-se numa empresa de marketing multinível você está, na verdade, montando um negócio do qual será dono, é assim mesmo que a coisa acontece.

Claro, você sabe que a empresa é de outra pessoa, que a marca pertence a outra pessoa, que o CNPJ da empresa está no nome de outra pessoa, que todos bens da empresa compõem o patrimônio de outra pessoa, então como o negócio pode ser seu? Intrigante, não!?

O fato é que por mais que a empresa, de fato, não lhe pertença, a organização que você irá construir é sua. Claro, ninguém é de ninguém e assim como você tem total liberdade, todos do seu grupo também são livres para ir e vir a qualquer momento, mas, teoricamente, você é o construtor, líder e proprietário de sua rede multinivel.

E, se a construção dessa rede tiver sido baseada em ética, comprometimento, companheirismo e uma boa dose de amizade, muito provavelmente sua rede virá a ser um patrimônio que você terá por quanto tempo permanecer no setor. Independente de em qual empresa esteja.

Resumindo, o negócio é seu! É próprio! É como quando alguém de sua cidade se diz dono da loja da Volkswagen, quando nós sabemos que na verdade essa pessoa não é dona dessa marca. Mas ela é dona da sua loja, sim.

Agora vamos à questão do “pagar pra trabalhar”…

Eu sempre tive o hábito da leitura. Desde cedo que sempre tive os livros como um dos meus passatempos favoritos.

Sempre os preferi aos filmes. E de tanto já ter lido, as vezes fico com algumas informações na memória, mas sem lembrar de que livro a extraí.

Mas o que importa mesmo é o que fazemos com a informação, não é!? Essa coisa de saber a que capítulo e versículo corresponde cada ensinamento da Bíblia, em minha opinião não tá com nada.

O que importa mesmo é viver a vida como Jesus nos ensinou.profissional multinivel

Então me perdoem não saber citar de que autor eu li isso (e se alguém souber, por favor o diga), mas a mensagem era mais ou menos assim: “todo empreendedor compra seu posto de trabalho“.

Isso mesmo: todo dono de negócio, empresário ou seja lá como preferirem chamar, tem que pagar pra trabalhar. O sujeito que monta um negócio, na verdade está comprando sua vaga no mercado. Ele está pagando pra criar seu próprio posto de trabalho.

Até onde sei, a única maneira de se começar a trabalhar sem ter que investir nada é sendo EMPREGADO. Isso mesmo: só quem quer ser empregado é que entra apenas com sua força de trabalho. Por quê?

Porque o cara que investiu a grana pra criar seu próprio trabalho também gerou vagas para mais algumas pessoas: seus empregados.

Ok, Ok, já estou ouvindo algumas vozes dizendo: ˜mas você é mal informado mesmo, hein, Pablo!? Será que nunca ouviu falar de novas tendências, como por exemplo os programas de afiliados, nos quais é possível se cadastrar, indicar os produtos de terceiros e ganhar comissões sem ter que comprar nada?” Hehehe… Ouvi sim, amigo.

Trabalho com isso há quase 8 anos e o que tenho a lhe dizer é que na teoria é lindo assim, mas na prática, tente ganhar dinheiro sem investir nada e me diga se consegue viver.

Seja qual for o negócio que queira montar, você terá que investir algum dinheiro.

O fato é que só quem não paga pra trabalhar é um empregado. E só um empregado “conformado” é que tem esse tipo de mentalidade contra investimentos.

O Empregado conformado, que geralmente também é acomodado, é o cara que quer chegar lá no emprego, fazer o dele (de qualquer jeito) e ganhar seu dinheirinho no final do mês… E passar a vida toda assim.

Já o empreendedor é o cara que paga pra ter seu espaço, sem saber se vai ter um certinho no fim do mês ou não.

Mas justamente por ter esse tipo de mentalidade, é que ele sabe que tem que fazer a coisa acontecer pra si, para não precisar passar a vida toda fazendo outra pessoa ficar rica.

E isso gera um círculo vicioso onde, enquanto mais ele faz, mas ele sente que é capaz… e assim por diante.

E quando alguém desenvolve essa capacidade de auto-confiança, de auto-suficiência, o investimento para se iniciar um negócio é o que menos interessa. Daí tanto ouvirmos os grandes gurus da motivação dizendo: “você precisa “ser” antes de “ter”.

Eles dizem isso porque sabem que se você sentir que pode fazer algo, você vai fazer, custe o que custar. Tanto em termo de esforços, quanto de investimento financeiro.

Então não pense tanto em quanto terá que investir na compra de produtos de sua empresa, para iniciar seu negócio de Multinivel, mas sim na mentalidade que terá que desenvolver.

Eu não tô falando aqui para você ser imprudente com seu dinheiro. Pelo contrário, estou dizendo para ter a mentalidade correta na hora de investi-lo. E a mentalidade correta é justamente entender que o investimento é o que menos importa.

E, mais ainda, ser convicto de que quem se diz empreendedor, mas ao mesmo tempo mostra-se contrário ao investimento no negócio próprio, esse sim é um trouxa.

134 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo Pablo! O MMN é a solução ideal para quem busca independência financeira. É claro que temos que verificar se a empresa que escolhemos realmente é uma empresa confiável. Sucesso a todos

  2. Pablo, não gosto muito desses , negócios obscuros, mas não posso deixar de opinar , na sua educação e destreza , ao responder um comentário, o criticando sobre ganhar dinheiro com o blog,, foi muito feliz na colocação, se fosse eu já teria xingado o internauta rsrsrs, mas a muito , corro de negócios que me cheirem a piramide , e concordo quando diz que , quem quer empreender precisa investir, simples assim, gostei do post , li quase todos os comentários , mas são muitos e desisti, parabéns pelo artigo

  3. Bom dia Pablo, tudo bem?
    Quero deixar aqui meus parabéns pelo blog, onde está repleto de informações de grande valor, onde se a pessoa está realmente com intuito de virar um empreendedor seja la qual for o ramo, aqui ele vai tirar muitas dúvidas. Como já falaram em post’s anteriores, o MMN não é perfeito, porém é o melhor. Infelizmente existe muitas pessoas que não enxergam nesse método de negocio a solução para alguns problemas financeiros que estão a passar, mas já dizia o Eric Worre, o nosso dever e levar a informação correta a essas pessoas e fazerem elas enxergarem.
    Parabéns!!!!

  4. É o que costumo dizer sempre nas apresentações do plano de multinível : “olhe a vida das pessoas que falam, se for a vida que quer ter, siga-os, se não, faça diferente”! Além do mais para empreender no multinível precisa mais de força de vontade do que de dinheiro. Parabéns pelo conteúdo deste artigo.

  5. cara a maioria das pessoas são maria vai com as outras, eu decide entrar no mmn prq a mudança da minha vida depende de mim e não de opiniões de pessoas fracassadas, MMN não é perfeito é só o melhor… e hj costumo falar para meus amigo que se eles entrarem ou não eu vou ser titãn nesse negócio e ta definido e vamos que vamos, rumo ao topo e muito obrigado por esse blog….

  6. parabéns pelo blog… existem na verdade empresas que como sempre eu digo queimarão o MMN mas posso garantir que ainda temos empresas serias no mercado… posso dizer de experiencia própria que e muito satisfatório ter renda crescente e pontos acumulativos que te dão viajem e premiações…. mas também e preciso dizer que existem empresas que não tem estrutura nem uma isso e PIRAMIDE não tem produto ou tem produtos de baixo consumo ou com valor absurdos….

  7. Vou discordar plenamente do termo “TROUXA”. Pagar para trabalhar todo mundo paga, mas agora pense comigo será que vale a pena pagar um trabalho com o seu precioso tempo, para realizar o sonho do seu patrão? Ou para realizar o sonho dos filhos dele? Prefiro pagar para realizar meus sonhos do que os dos outros. Afinal quem será o TROUXA no final? Pense um pouco…
    EVOMEL BEE LIFE, NATURAL É GANHAR MAIS.

  8. Aproveitando do blog super explicativo e verdadeiro, venho dizer que trabalho com Amway, criadora do MMN nos EUA. Se alguém tiver interesse, me procure, além da possibilidade de ser seu próprio patrão, vai estar consumindo e vendendo produtos de altíssima qualidade.

  9. É incrível como em pleno século XXI ainda existam pessoas, como neste caso, conceituadas, qua ainda não perceberam o poder do MMN.

    Eu adotei a seguinte postura: escuto os milionários; se os caras indicam, quem sou eu para questionar?

    Robert Kyiosaky – Pai Rico Pai Pobre / O Negócio do Século XXI
    T. Harv Eker – Os Segredos da Mente Milionária – Pág. 121 e 147

    E vários outros…

    MMN é o melhor negócio que existe e estou caminhando rumo ao meu primeiro milhão exatamente nesta indústria.

    • Eu não vejo problema nenhum em algum blogueiro ganhar dinheiro com anúncios no seu blog. Se muitas pessoas o lêem é porque ele deve estar oferecendo algum valor à elas e nada mais justo do que ele monetizar seu tráfego para ser remunerado pelo seu trabalho.

      Mas eu aprovei seu comentário, porque eu imagino que isso lhe incomoda e que você deseja alertar meus leitores sobre o fato de eu estar ganhando dinheiro do Google por eles estarem acessando meu blog. Porém, preciso lhe esclarecer que não há, nesse momento, nenhum anúncio do Google sendo exibido neste blog. Então, não se preocupe, não estou ganhando dinheiro do Google.

      E ainda vou lhe oferecer um pouco de valor gratuito: se você chegou a este blog, deve estar buscando assuntos relacionados a ganhar dinheiro ou marketing multinivel. E, como alguém que ajuda sem querer nada em troca, eu lhe sugiro que mude sua mentalidade.

      Se você está decidido a viver uma vida sem que ninguém ganhe nenhum dinheiro “sobre” você, desista de empreender. Se não faz multinivel porque acha que alguém vai estar ganhando sobre você, entenda que em qualquer negócio sempre terá um fornecedor que irá lucrar ao lhe ajudar a tocar seu negócio.

      Talvez um dia eu escreva mais sobre isso. Por ora, fica a dica!!

      Seja sempre bem vindo, Gilmar!!

      • Olá.
        Parabéns pelo blog.
        Também não vejo mal algum em se ganhar algum dinheiro, seja com blog, seja com Youtube, seja com o que for, desde que seja de forma, honesta, ética e moral. Eu mesmo desejo em breve lançar um canal de Youtube(Dr.Rogério R.Café) com dicas e informações sobre saúde e tratamentos naturais. Tenho muitos pacientes em outros estados e tenho observado a demanda, seja por causas geográficas, seja por privações financeiras, muitos estão sofrendo males que a Naturopatia(Medicina Natural) podería em muito ajudar.
        Aí Pablo, conto com suas visualizações(rsrsrs…)
        Fique com DEUS. Que ELE continue te abençoando e coroando com sabedoria e bom senso.

  10. As pessoas foram treinadas desde pequenas p trabalharem p alguem. Para serem empregados. Por isso hje essa dificuldade de abrir a mente das pessoas qndo falamos em empresas multiníveis. Um ganho bom proporcional cm seu esforço, onde vc mais trabalha e mais ganha, pq a empresa te paga pelo o que vc produziu, não o que ela acha q vc deveria ganhar (como nos empregos tradicionais). E sem duvidas essa é uma tendencia que quem não entrar agora vai chegar la na frente e ve o qnto de tempo que perdeu.

    • É verdade. Tudo que é novo.tudo que rompe ou questiona paradigmas, costuma sofrer criticas e/ou retaliações. A falta de conhecimento e informações leva muitos a acharem mais rápido e seguro, seguir pelo atalho do julgamento preciptado e PREconceituoso. Sei que pode parecer mais penoso, cansativo e sacrificante a busca pelo conhecimento, mas com certeza também será o mais gratificante.

  11. Pablo meu amigo eu não entendo muita coisa de computadores mas esse negócio de afiliados mim parece fácil, sinceramente gostaria de saber de você vale a pena?

    • Olá, Valdeclecio. Só pra esclarecer, este blog é sobre marketing multinivel e não sobre marketing de afiliados. Bem, eu não sei o que lhe fez pensar que trabalhar como afiliado seja algo fácil. Menos ainda se vc se confundiu e está achando que multinivel e afiliados é a mesma coisa. Não existe nada fácil, muito menos dinheiro. O que existe são modelos de negócios altamente gratificantes, nos quais, se você decidir se profissionalizar, poderá se dar muito bem.

        • Não sei o Pablo mas eu consumi alguns produtos e me apaixonei por eles, até descobrir que eu podia comprar bem mais barato e ainda ganhar dinheiro indicando novas pessoas pra consumir comprando de mim ou da empresa, completamente apaixonado pelo modelo idôneo do negócio.

  12. Muito bom este artigo sei que já faz um bom tempo que foi postado, mas para mim que estou em busca de entrar no MMN tem sido ótima oportunidade de pesquisa.
    Acho que eo melhor é a coerencia.
    Obrigado

    • Gilson, confesso para você que sou uma pessoa bem cética e desconfiado. No entanto recentemente resolvi quebrar alguns paradigmas e abrir a mente para ouvir algumas oportunidades de mercado. Simplesmente fiquei impressionado com a grandeza que é este mercado de MMN e de ver que realmente existes pessoas boas e de sucesso que se preocupam com as outras. Ganhos financeiros são maravilhosamente legais, mas acho que o mais importante de tudo quando se entra para organizações de MMN são os ganhos pessoais e o desenvolvimento como pessoa. Pode perceber que me tornei uma pessoa melhor, mais positiva e passei acreditar no meu próprio potencial.

      • Realmente o mercado MMN pode mudar e muito a vida das pessoas, já havia conheçido a um bom tempo atrás e devida a alguns problemas que tive por confiar em uma empresa so porque eram amigos que estavam me indicando acabei perdendo muito dinheiro e fiquei meio que descrente desse mercado, mas depois de conheçer uma oportunidade de uma empresa 100% brasileira que abrange todo territorio nacional com um nome altamente conhecido acabou que todas as duvidas e medos que tinha foram pelo ralo. E agora dedico um grande tempo a esse negócio e mesmo que muitos digam que não vai dar certo, sei que não preciso de muitas e sim de pessoas comprometidas.

  13. Eu fico me perguntando o que levaria uma pessoa a criar um blog para tirar ,mesmo que remotamente a esperança ,de alguém deseja fazer suas escolhas, sendo ele maior de 18 anos ,assim como existe bilhões de reais jogados em casas lotéricas por todo o Brasil, fazendo jogos de asar , eu não conheço nem um que ganhou sem que bilhões de bilhetes perdessem esses são os verdadeiros,IDIOTAS .
    Eu mostro pra você centenas de pessoas que vivem do mmn e desafio você me mostrar 2 ganhadores da mega sena . e tem mais a proposta do mnm é de trabalho mas horas vagas , se você tem um por semana trabalhe..

  14. Paga para trabalhar,estranho por que quando a pessoa entra para uma empresa de mmn,simplesmente a pessoa compra o seu kit,e vem tudo em produtos,com 100 por cento de lucros,nunca vi dizer que para a pessoa para iniciar um negócio seja no marketing de rede ou um negócio tradicional não investisse dinheiro.Parabéns pelo artigo.

    • Pessoal,

      Atualmente fui convidado a entrar em uma dessa empresas de MMN, quem me contatou foi um Diamante, que largou tudo…. (emprego, ele e a esposa…os dois 3 grau…), e se dizem e provam ter bons resultados no negocio… coisa que veio em menos de 1 ano. A tal prometida estabilidade financeira.
      Eu também estou empregado, atualmente com estabilidade financeira, bons rendimentos,mas que sempre gostei e busquei por negocio próprio.
      Então fui pesquisar o mercado….A empresa é a Polishop, uma empresa de renome, que vende excelentes e exclusivos produtos. Entretanto, a empresa criou novos produtos para o “vc”.. que é bebidas e produtos de beleza, ou seja, aqueles produtos que todo mundo está acostumado a ver nos canais de TV próprios, ela vende por conta, te dá 5% de desconto…que isso? Quem já viu a Polishop fazendo propaganda de produtos de beleza na TV?
      Pra mim tudo isso é muito estranho, pq a empresa que se propoe a entrar nesse negócio é para venda direta, dar condições aos empreendedores de fazer vendas de todos os seus produtos….Mas acho que esse não é o negócio da Polishop, pra mim isso é piramide, claramente visto nas apresentações dos empreenderores, onde os primeiros vão se dar bem mais vai ter muita gente que vai se fu……

      • Campeão,Faço Polishop e te digo com todas as letras,entre…N é piramide…é totalmente legal…inclusive o dono da polsihop vai a alguns eventos

        • Pode ser totalmente legal , mas tem que ‘suar’ para começar a lucrar . ALém do que , quem começa , sempre ganhará menos daqueles que já estao a mais tempo .

          • Pô cara é sério mesmo que você acha que alguém vai entrar no Google ganhando mais do que o Bill Gates?

            É claro que que quem esta a mais tempo esta ganhando mais, contudo isso não impede que você ganhe mais do que aquele que te indicou. Não é “sempre ganhará menos”. Essa afirmação está erradíssima. Sobram patrocinados que recebem bonificações maiores do que de seus patrocinadores.

            Agora, querer ganhar mais do que os fundadores de um negócio é a mesma coisa que trabalhar para o Bill Gates e querer ganhar mais do que ele.

          • Daniel, nem sempre é assim que acontece, na empresa que trabalho tem varias pessoas que começaram a 1 ano atras e ganham mais do que pessoas que já estão a 5 anos.

          • Pirâmide pura! O intuito é cadastrar pessoas isso é características de pirâmide a vc não vê quase. Essas pessoas oferecerem o produto, eles sempre estão chamando pra cadastrar, aí qndo a justiça der em cima desse mercado só quem se ferra são os pequenos no caso 90%?

      • Olá Joaquim, tudo bom, sei que muito do que e passado sobre esse mercado causa desconfiança pois entra naquela mentalidade de que e bom de mais para ser verdade, mas posso te garantir e real. Fui a apresentação de um grande diamante da empresa na minha cidade e vc sai com tanta coisa que não sabe nem por onde começar, Levei uma semana para cadastrar pois fui fazer varias e varias pesquisas e acabei concluido que so o nome POLISHOP te da toda segurança do mundo, para para refletir vc acha que o dono do negócio POLISHOP que vale Bilhões deixaria usarem sua marca em esquemas de piramide? E os ganhos com os produtos vão muito alem de 5% em alguns produtos chegam a até 50% de desconto. Uma coisa posso te disser, Conhecer essa empresa mudou completamente minha vida.

      • Boa tarde. quanta besteira se lê por aquí..precisam pesquisar mais antes de opinar … sinceramente.

  15. Pablo Teixeira bom dia. Gosto muito de ler o que vc escreve aqui e também como escreve, leitura fácil, didática, esclarecedora.

    Eu trabalho com Marketing de Rede e está indo muito bem. Demorei quase 4 anos pra ingressar. Li muito, muito mesmo antes de iniciar nesse negócio, vi vários vídeos e decidi há alguns meses iniciar.

    Uma das minhas dúvidas antes de entrar era: Digamos que num mundo hipotético temos mil pessoas, e logo se acabam as oportunidades de crescimento da rede.

    Qual sua opinião (por gentileza) a respeito disso. Eu parei de pensar sobre isso, pois há milhares de pessoas em minha cidade, e ainda assim, consegui expandir minha rede em outras cidades. Mas confesso que ainda fico pensando sobre esse assunto..

    Bom dia e obrigado.

    • Esse é um assunto polêmico e, certamente, é um dos motivos que mais faz com que os céticos jurem que esse negócio não dá certo. Se você cadastrar 5 pessoas e cada um cadastrar 5, em duas ou três dezenas de gerações já teríamos mais de 6 bilhões de pessoas, o que é mais do que a população toda do planeta. A pergunta é: e porque o marketing de rede existe há décadas, com várias empresas globais crescendo ano após ano e até agora não cadastramos todo mundo? Simples: pelo mesmo motivo que a anos se fabricam carros, se constróem casas e até agora nem todo mundo tem sua própria casa ou seu próprio carro. O mercado é gigante e se renova a todo instante, amigo.

      Suponha que mensalmente 50 mil pessoas se cadastrem numa determinada empresa no Brasil. Isso quer dizer que em um ano, 600 mil pessoas se cadastraram nessa empresa. Em 10 anos seriam seis milhões. Em 20 anos seriam doze milhões, o que é aproximadamente 5% da população brasileira. Ou seja, em vinte anos, se cadastrando um volume gigante de pessoas, chegaríamos a apenas 5% da população do país. O que talvez muita gente não tenha percebido é que daqui a vinte anos teremos maiores de idade se cadastrando, que hoje nem são nascidos ainda. Entende?

      Diariamente nascem muito mais pessoas no mundo do que adesões são feitas ao marketing de rede. Então deixe de perder tempo fazendo cálculos bôbos e vá mostrar o plano. Esses cálculos e essas conjecturas são o que afastam as pessoas do seu sucesso. Geralmente essas pessoas são os céticos. Os céticos são céticos porque não tem coragem de trabalhar e a melhor desculpa para encobrir sua falta de coragem é dizer que não acreditam que o marketing de rede funciona. Assim eles não precisam fazer nada. E a melhor maneira de não fazer nada é perder tempo fazendo esses cálculos que não nos levam a nada.

    • NA verdade todo negócio você precisa de investimento, pra você ter um retorno você precisa investir.
      cabeça de empregados asa pessoas fala em gastar para entrar no negócio.
      Na verdade as pessoas não entende que elas investe 31 dias para o patrão primeiro elas investe o seu tempo.depois recebe.Isso já é um pagamento.
      Não dar pra entender a cabeça do brasileiro mesmo.

      Ana Souza Guarulhos-S.P

    • Bom dia a todos leitores!
      Desenvolvo MMN a 1 ano. A empresa que escolhi não precisa VENDER NADA, apenas consumir!
      Muitas vezes me deparo com pessoas falando muitas besteiras.
      Convido essas pessoas a se informar melhor antes de dar palpites
      A diferença entre dar palpites e dar opiniões é inversamente proporcional o quanto a pessoa esta informada.
      Parabéns Pablo pela iniciativa.
      Se quiser maiores informações sobre a empresa me envie um e-mail
      Terei o prazer de orienta-los sobre participar de uma empresa de MMN que você NÃO precisa VENDER NADA, apenas CONSUMIR!!!!

  16. Boa noite Pablo.

    Tenho estudado um pouco sobre o MMN e vejo que em alguns programas MMN existe possibilidade de continuidade do negócio e em outros vejo que poder chegar a ter um ponto final e o processo começar a retroceder.

    No primeiro caso, são programas onde você tem vendas contínuas e por si só podem te sustentar, como mary kay, boticário e outros.

    Em alguns vejo que pode chegar um determinado período que quem entrou por último tem um número muito menor de pessoas a entrar depois dela, e se outras pessoas não entrarem, ela não sentirá que o negócio é vantajoso e sairá. Assim a pessoas que estava antes dela, também não terá seu ganho satisfatório e também sairá, e assim por diante.

    Talvez neste último caso eu possa estar enganado por não conhecer a fundo estes processos.

    Tenho dúvidas sobre a continuidade de um programa de MMN.

    Abraços e ótimos posts.

  17. aquele tem foco. .quer vencer muda de vida no mmn chegar a diamante !!! fracassado pq desirtiu

    se vc tem um sonho lutar..ate fim tenha meta …e não descupa
    !!!

    MMN eh totalmente LEGAL !

    • Isso é verdade, as pessoas hoje tem dificuldade em deixar o emprego e o salario fixo da carteira p conhecer o MMN. cabeça fechada demais pra isso!

  18. Bom em primeiro lugar,entrei no MMN ha muito pouco tempo.um mes e meio,
    por isso nao tenho propriedade para dizer se concordo com tudo o que foi dito.
    Todos na minha familia sao contra.
    e certo meu marido.que no começo estava meio encima do muro.
    mais ao ver minha determinação.esta entrando na batalha comigo.
    Amanha vai ser o grande dia em nossas vidas vamos a nossa primeira convenção..
    tudo o que estou fazendo para mim e´como um investimento no meu conhecimento,
    adquirindo bagagem.boa sorte a todos.

      • Em dois meses consegui resultados incríveis.
        Correu atrás de informações e de conhecer mais sobre a empresa.. pois entendi que só vc comandando as informações da sua empresa vc chega confiante em qualquer lugar e não vai demonstrar que não é um bom líder.. as pessoas gostam de se associar à quem acham interessante, e que transmitem confiança..

  19. Já trabalhei e ainda trabalho com MMN e acho que quem este ramo é para quem quer sair da zona de conforto trabalhei 52 dias sem receber do meu patrão e se quiz me virar tive que trabalhar e muito com outras coisas (MMN). Conheço muita gente que conquistou a tão sonhada independencia financeira através dessa forma de trabalho.
    Quero continuar a trabalhar com o MMN e um dia alcançar o minha propria empresa estou estudando. Muito Obrigada Pelos seus artigos tem me ajudado muito a conhecer mais.

  20. Prezados, li o texto e alguns comentários aqui expostos. Concordo com alguns e em muito descordo de outros, com tudo, toda via, entre tanto, porém ……………. Ja trabalhei com MMN em mais de 5 empresas e posso dizer de carteirinha, por que ja me dei bem em uns e mau em outros: MMN é FURADA. É Perca de tempo. É burrice, é chatice, é demagogia e é entre todos os contra adjetivos aqui já citados e não menos importante uma ofensa a inteligência humana e quase uma gargalhada na cara de pessoas humildes, sonhadoras e desinformadas. Vivemos em um país onde a corrupção está implantada na Alma das pessoas. Temos um governo filho da puta, que só explora e torna sempre difícil a entrada de qualquer marca estrangeira e a sua manutenção dentro de nosso território devido a alta e abusiva carga tributária. E isso não acontece só com marcas estrangeiras adentrando ao nosso país, empresas nacionais de marcas criadas aqui, também se tornam vítimas de toda essa corrupção e claro, junto a esse arsenal de PICAS, também se corrompem com o objetivo claro de tentar a sobrevivência. Felizes aqueles que conseguem se manter de pé e até obter sucesso, pois nos dias atuais, são raros. Manter se sempre no pedestal então, nem se fala. MAS VOLTANDO AO MMN: 1 PONTO – Tem sempre alguém que abre uma empresa MMN ou que tras alguma dessas franquias aqui para o Brasil. La fora pode até ter sucesso e não ter problemas. Mas eles não tem Dilma e o PT como governo. Primeiro ponto a ser analisado. 2 PONTO – Se o empresário contrata alguém, este deverá arcar com altos custos contendo salários e mais obrigações sociais pertinentes ao cargo do cidadão contratado. E ainda depende da produção desse cabra macho que nem sempre irá fazer um bom trabalho. Terá dias ruins, e dias bons como qualquer pessoa. Mas o empresário porém, com dia mau ou dia ruim, terá que pagar os vencimentos de seu contratado em dia e ainda por cima pensar em formas de faze-lo render mais. Digo isso para empresários de verdade. 3 PONTO – No MMN vc paga para entrar e abre ” seu próprio negócio”. Só que não. As pessoas que entram na sua rede, não recebem de vc o salário delas. Elas recebem de acordo com a sua própria produção. E ao contrário do mercado tradicional, na sua “empresa” MMN, vc é quem recebe por elas trabalharem na sua rede e não tem que pagar nada a elas. 4 PONTO – Se vc for entrar numa empresa dessas, vc paga para entrar, se o vc for bem vc recebe se for mau, vc não ganha nada, pois o seu chefe de rede não vai te dar um salário se vc tiver um mes ruim. Ele não vai se oferecer para pagar suas contas e se bobear ainda vai cobrar de vc uma produtividade maior e melhor 😮 pasmem. Isso acontece mesmo. É um fato. Ocorreu comigo. Quando eu entrei e também quando eu me tornei um chefe. 5 PONTO – Para os verdadeiros donos das empresas MMN é tudo muito bom. ELES VÃO PRODUZIR UM DETERMINADO PRODUTO, QUE EM SUA LINHA DE PRODUÇÃO SE TORNA BARATO. VAI COLOCAR SUA MARCA NO MERCADO DIZENDO QUE É UMA OPORTUNIDADE DE NEGOCIO. Vc metido a empresário vai querer entrar e vai até topar pagar por isso. E as vezes paga caro, e até sai devendo aos outros ou a bancos por causa disso. OU SEJA, O DONO DA EMPRESA RECEBE DE TROUXAS QUE PAGAM PARA ENTRAR E CONSUMIR SEUS PRODUTOS. Sim. É desse jeito. Por que quando vc compra os produtos, vc está consumindo. Após vc pagar por eles o dono da empresa ja recebeu o dele R$$$ por isso sem precisar pagar nenhum imposto trabalhista. Se vc que entrou na rede vai vender ou vai consumir os produtos pouca importa pra ele. 6 PONTO – VAMOS LA, A VC TROUXA. O DONO DA EMPRESA DE MMN, O CARA QUE LANÇOU A MARCA, ELE SÓ SE PREOCUPA COM A PRODUÇÃO. EM ATENDER DEMANDA. E VAI LÁ CONHECER A EMPRESA. EU DUVIDO QUE QUEM TRABALHA NA PRODUÇÃO, PAGOU PARA ENTRAR LÁ. ELE CERTAMENTE DA UM SALÁRIO E PAGA TODOS OS IMPOSTOS DESSES EMPREGADOS. MENOS O SEU. TROUXA. VC PAGA E ENTRA, CONSOME O PRODUTO DELE, FAZ O MARKETING DELE DE GRAÇA, FAZ ENTREGAS PRA ELE (EM ALGUNS CASOS ATÉ PAGA O FRETE, PORQUE DONOS DE MMN NÃO PAGAM FRETE) DE GRAÇA, VC DIVULGA A MARCA DELE, DE GRAÇA, VC FALA BEM DA EMPRESA DELE DE GRAÇA……VC NÃO GANHA NADA POR ISSO. Ai dizem a vc que não é bem assim, que vc é que é dono do seu próprio negócio e por isso tem custos. Isso é um fato. Ter um empreendimento tem custos sim. Mas convence a alguém te pagar pra poder trabalhar pra vc e vender seus produtos e divulgar suas marcas……Será que vc consegue????? 7 PONTO – Larga de ser idiota, dono do MMN produz e faz vc trabalhar de graça pra ele. Ele produz um produto X com o custo de R$10,00, te vende a R$ 100 e recomenda que vc o venda a R$ 150, e pode dar ai sua margem de lucro se quizer. Só que o do dono do MMN ja ganhou R$90 conto seu sem precisar fazer nada. E ele nem precisou ir na sua casa te entregar, porque certamente vc pagou o Frete pra isso, ou foi lá na autorizada dele buscar, gastando sua gasolina, gastando com estacionamento com seu carro, ou taxi, ou vc gastou indo de onibus e voltou pra casa com as costas doidas com aquelas caixas enormes e pesadas, ou simplesmente gastou sola de sapato indo caminhando, caso a distribuição seja em local proximo ao que vc mora. MAS ALGUMA COISA VC GASTOU. Ai TROUXA, vc teve uma coisa chamada de custo de operação. VC pagou 100, gastou com a logística para pegar os produtos em mãos, gastou com insumos, como gasolina, passagem de onibus etc…… E vai vender por 150 um produto que vc comprou a 100. Ou seja, vc vai ficar feliz por estar com 50% de lucro em cima do que foi gasto. Mas na verdade vc não está. Porque vc gastou mais que isso. Desconte seus insumos, talvez sobre ai com muita sorte pra vc uns R$ 30,00. Ai vem sempre aquele SEU cliente babaca, que pede prazo pra pagar, que pede pra pagar em 2 x ou então que pede um desconto. Bom, ai. cade seu lucro????? Quando vc comprou isso lá na sua mega empresa de MMN vc teve que pagar a vista, mesmo que tenha pago em 2 ou 3 x no cartão, mas a empresa de MMN recebe das operadoras de cartão de crédito a vista, no Casha. É na hora. O dono do MMN vai ganhar em cima de vc SEM CUSTOS 100% em cima do valor de custo do produto, e ainda vai conseguir vender sem nem pagar o FRETE para que isso chegue até vc. Ou seja, o cara tem custo ZERO de operação. Enquanto vc trouxa, vai ser divulgador, vendedor, entregador, gestor da sua equipe (caso vc forme uma), vai ser o cara que ensina, que treina, que PAGA para ir em treinamentos e workshops e demais eventos da marca, por que nem isso o dono da empresa MMN vai pagar para vc. Vc TROUXA é quem paga. Depois de vc muito Se Fuderrrrrr , depois q ele ja tiver ganho UM MILHÃO EM CIMA DE VC, ele vai lá e te bonifica com uma viagem a São Paulo pra vc e sua familia pra conhecer o hoppy hare e passear em todos aqueles brinquedos legais. Ele irá pagar por isso talvez uma bagatela promocional ai de uns R$ 4 MIL reais. Depois de ter ganho R$ 1 milhão em cima de vc. TROUXA. E vc vai achar isso o máximo. 8 OU 9 PONTO, ja nem me lembro mais. TROUXA, VAI ESTUDAR, INVISTA NO SEU CONHECIMENTO, NAS SUAS HABILIDADES, SE NÃO QUIZER TRABALHAR PARA OS OUTROS, OTIMO. MONTE UM NEGOCIO, ACREDITE EM SI MESMO E NAS SUAS IDEIAS E ABRA SUA EMPRESA E MOSTRE SEU PONTENCIAL. QUEM SABE VC ATÉ NÃO VIRA UM DONO DE MMN E FICA RICO IGUAL AOS DEMAIS DONOS. ESSES SIM, ESTUDARAM PLANEJARAM AO MÁXIMO, COMO FICAR RICO FAZENDO OS OUTROS DE TROUXA. O PIOR QUE NEM ISSO EU POSSO DIZER. ELES FIZERAM O CORRETO. CRIARAM UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO MINIMIZANDO TODOS OS CUSTOS E PROCURANDO MAXIMIZAR AO MÁXIMO OS GANHOS E AINDA VENDERAM UMA IDEIA BRILHANTE DE COLOCAR VÁRIAS PESSOAS NA RUA TRABALHANDO DE GRAÇA PRA ELE. POIS É. O QUE NÃO PROÍBE, PERMITE. O DONO DO MMN NÃO É TROUXA. TROUXA É VC, QUE NÃO FAZ IGUAL A ELE. BOA TARDE A TODOS E ME DESCULPEM PELA FRANQUEZA. E FODA SE QUEM NÃO GOSTOU. ESSA É A VERDADE E PONTO FINAL.

    • Manuel, eu entendo sua indignação. E, justamente, por tudo que você mencionou, eu penso que multinivel é uma oportunidade de negócio melhor do que qualquer outra. Com todos os problemas que você citou no nosso país, se empreender no multinivel é difícil, imagina no mercado tradicional.

      Quanto a você dizer que o líder da rede explora sua downline sem lhes pagar salário, eu acho que você ainda não compreendeu o espírito do multinivel. Claro que eu sei que existem pseudo líderes que fazem tudo errado, mas, o verdadeiro líder é o que se doa em busca de fazer seus downlines crescerem no negócio e atingirem o sucesso que eles nunca atingiriam lá fora.

      O apoio que um verdadeiro líder concede à sua equipe tem muito mais valor do que qualquer salário.

      • Pablo Teixeira
        Parabéns pela postura e as boas colocações descritas sobre o MMN.
        quero sugerir a você, que escreva algo sobre a SCI Piracicaba.
        Um modelo de negocio que tem como base o cooperativismo,sem vendas,nem binário,utiliza apenas a plataforma MMN de recrutamento,alem de recolher o INSS do associado.
        Não tem também, pontuação a ser atingida e paga por comissão a todos igualmente dividindo os lucros a nível Brasil mensal ,
        Também não á investimento considerável em kit de entrada.
        Alem de trabalhar com produto de necessidade básica diária para todo ser humano na terra; o arroz e feijão.

    • Deveria respeitar o ponto de vista dos outros e ser menos mal educado, não precisava colocar palavrão.
      Reflita e entenda que voçe não é dono da verdade.
      Seu ponto de vista é esse, legal, vai trabalhar e pagar seus impostos e continue pobre.
      Boa sorte. Vai precisar.

      • kkkkkk é um exemplo daqueles que foram “recrutados” e se deu mal. Esse ja nasceu pra trabalhar p alguem. Não se preocupe Fabio, vc está sendo pago no seu trabalho pra ralizar o sonho de alguem! se conforme! kkk

    • Legal cara, eai se vc foi um fracassado? eu to me fazendo na empresa que estou e com o que tem na minha conta se eu quiser hoje sair da empresa e passar o resto da minha vida passando raiva em Dubai eu posso ir feliz da vida com a unica preocupação de comprar 200reais pra me manter ativo, nossa eu falei 200??? kkk isso 200 o que normalmente pago em meia hora de salão para minha esposa.

    • Uma pessoa que fala que MMN é furada isso é pura mentira,precisa ler sobre livros que falam do mmn,mais cada um tem sua opinião então temos que respeitar,parabéns ao Estados Unidos pois foi la que foi criado o mmn,tem algumas pessoas que fracassam nas vendas direts é por que elas procuram milagre fica pulando de galho em galho,eu estou feliz na empresa de mmn e ganho meu dinheiro justo,e não fico enchendo as pessoas para entrarem,e quem entra comigo eu ajudo.

    • Concordo amplamente com vc amigo! E um negócio pra trouxas.E só averiguar os processos judiciais que envolve os donos dessas empresas.Se fosse tão bom não tinham nehum processo.Hoje pesquisei e um que quer lançar um mm de turismo,tem 4200 processos.
      E pra enganar trouxas e levar tudo seu di feito

    • Prezado Sr. Manuel Canvas (se é que este nome é verdadeiro), desculpe a sinceridade, mas você fez uma salada de frutas de diretos do trabalhador com empreendedorismo. São coisar 100% diferentes, não se pode comparar banana com laranja! Ao adquirir um pacote em uma empresa de marketing multinível, você está comprando: produtos para começar o seu negócio, direito de uso da marca e acesso ao treinamento da empresa. Simples assim. Você está COMPRANDO uma OPORTUNIDADE. Você não está, em momento algum, pagando para trabalhar. Está pagando para ENTRAR NO MERCADO. O trabalho é livre, e provavelmente você é uma daquelas pessoas que comprou a oportunidade porém NÃO TRABALHOU… Apenas para ilustrar, o médico paga um curso de 7 anos, depois paga para montar um consultório, para depois ver se vai ter pacientes… O mesmo ocorre com o contabilista, o advogado, o dentista… Todo profissional AUTÔNOMO precisa investir dinheiro para entrar no mercado. O sistema multinível não é um negócio de empregos em rede. Desculpe mas é ridículo comparar uma coisa com a outra… O negócio chamado Marketing Multinível é uma OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PRÓPRIO, TOTALMENTE AUTÔNOMO EM REDE. É para quem tem VISÃO, CORAGEM, gosta de desafios, não está na zona de conforto.

  21. Caro Pablo, uma observação ao início do seu texto: até quem arranjou um emprego tem que bancar todo o gasto do primeiro mês, pois o seu salário, em grande parte, só vai pagar os gastos do mês seguinte. Quer dizer, nenhum empregador “adianta” ao empregado que iniciou, o salário que só irá receber até o quinto dia do mês seguinte ao que começou a trabalhar, inclusive gastos obrigatórios como transporte e alimentação. Em resumo, “pagar” para entrar no MMN não é nenhum despropósito.

  22. TODAS REDES DE MMN SÃO PIRÃMIDES DISFARÇADAS!!!
    Pablo, como outro comentário publicado, caí de paraquedas atraído pela chamada do “TROUXA”!
    O fato é que ando analisando como funciona a sistemática MMN para aplicar em um serviço vinculado a uma APP.
    O fato é que na grande maioria das redes disponíveis para vc se associar tem que comprar algo e fazer que sua rede compre também.
    Na grande maioria vendem PERFUMES. Sim é muito barato fazer um perfume e repassar 10 X mais caro e distribuir a diferença.
    E é a coisa mais chata quando lhe oferecem para participar, comprar o KIT.
    Uma dica aos MMNistas: Crie uma rede de MMN que venda CESTA BÁSICA de COMIDA!!!
    Certamente todo mundo quer e precisa!! (Mas a rentabilidade é quase 0%)..

    Abs

  23. Quero deixar aqui uma dica muito valiosa, que talvez seja duvida de muitos que não tem experiencia nessa área de Rede/Multinível… Sempre que forem escolher a empresa a trabalhar pesquise se ela tem o selo da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) …EX: assim como um medico precisa do CRM pra ser legalizado as empresas de MULTINÍVEL também.

  24. Caro Pablo.

    Parabéns pelo blog e pelos artigos. bons artigos e bom para ser compartilhado com que se interessa pelo assunto.,
    O que eu quero falar é o seguinte: Li quando você fala que só quem não tem que pagar para trabalhar é o empregado porque em qualquer negocio próprio você tem que investir mas eu te digo que até mesmo o emprego antes de começar trabalhar numa empresa qualquer ele precisa investir sim.
    Ele tem que investir em roupas, em calçados porque ele tem que se apresentar no trabalho decentemente. Se não fizer talvez ele não passe do período de experiência.
    Além do mais ele terá que pagar passagens ou gasolina se usar carro próprio.
    O fato é que muita gente quer ganhar dinheiro mole. Sem trabalho por isso que muita gente prefere entrar em pirâmide.

    Grande abraço

  25. Olá Pablo!
    Eu realmente acho incrível as coisas que escreve. Me indentifico muito, porque percebo que não é somente por conhecer essa indústria, que nos dá tantas dicas e nos acende tantas luzes no fim do túnel. Mas por inteligencia de forma geral. Não é apenas para defender o mmn tipo” sou mmn e ninguém fala mau porque eu não deixo”, mas no fundo tá com aquela pontinha se insegurança sabe. Mas sim, por raciocinar coisas básicas e simples sobre a vida, a economia. os pessimistas e os ignorantes. Sobre o seu negócio e tudo o que ele é para você. Isso é muito inspirador pra mim. O mmn precisa de mentes abertas de verdade em todos os sentidos, de pessoas inteligentes que tem a missão de ensinar um trabalho limpo e que está em plena ascenção. Já ouvi e li muitas coisas absurdas de pessoas que também nem acreditei. Mas na boa, acho que isso é ressentimento..rsrs…
    Escreva mais Pablo..mais!! Nos ajude á fazer um marketing leve e de sucesso!!
    Abraço!

    • Olá, Janaina. Muito obrigado pelo comentário. Fiquei lisonjeado, de verdade! 🙂

      Sobre eu ser tão inteligente, acho que você exagerou. Já quanto a minha mensagem,
      é mais ou menos o que você disse mesmo.

      Penso que a maior missão de cada um que está nessa indústria, antes de defender seu negócio, é defender a própria indústria. E eu estou tentando fazer a minha parte.

      Nosso negócio é muito mal compreendido e se, ao invés de perdermos tempo competindo entre nós mesmos, nós disseminarmos nossa filosofia de uma maneira “leve”, como você bem disse, atrairemos muito mais pessoas para o marketing de rede.

      Quem ainda não veio, é porque desconhece a verdade. E a verdade que temos que transmitir ao mundo é apenas de que o marketing de rede é um negócio como outro qualquer. E não precisa ser superinteligente pra entender isso. Basta ser humilde para se permitir ouvir.

      • Boa Noite Pablo!

        Realmente o seu conteúdo é muito bom!

        Tenho o mesmo pensamento que você, apesar de ser iniciante no MMN acredito muito nesse mercado.

        Faz um bom tempo que tenho em mente em organizar um evento reunindo os principais profissionais desse mercado, para disseminar informação de qualidade sobre esse mercado e como ele pode mudar a vida de muitas pessoas

        Qual a sua opinião sobre isso? acha viável? já existe um evento desse tipo?

        Parabéns pelo conteúdo!

  26. Muito Bom o artigo Pablo. Título chamativo, e texto muito interessante. Como muitas pessoas sofrem ou já sofreram neste mercado de MMN, por diversos motivos, é essencial mostrar que não é culpa do método em si. Hoje, estou num Grupo, chamado Sucesso Massivo que tem ajudado a muitos a ter realmente Sucesso neste negócio. E várias pessoas que tinham estas “dores” estão sendo “curadas”. Sucesso nos seus negócios.

  27. ola Pablo, acompanho seu trabalho aqui no blog e percebo q vc é um profissional de MMN, sendo assim, queria que analisasse pra mim o plano de uma empresa que estou começando agora. Vou te enviar o link do video de apresentação da empresa:

  28. Oi Pablo, não conhecia o seu site e caí aqui meio que de paraquedas!!! Excelente artigo!

    Aliás o sujeito que como você disse se diz “empreendedor de sucesso” e que fala algo como essa citação:

    ““o Marketing Multinivel não é algo legítimo, pois um negócio onde as pessoas tem que pagar para trabalhar não faz sentido”. Isso é coisa de trouxa”.”

    Em qualquer negócio nesse mundo de meu Deus, uma pessoa precisa pagar para trabalhar!!! Será que o nosso “empreendedor de sucesso” ganhou a empresa dele de graça?!?

    Ele começou a ganhar dinheiro primeiro para depois pagar ao contador os custos de abertura do negócio, aluguel do ponto comercial, estoque de mercadorias, etc? Claro que não!!! Teve que realizar um investimento antes de começar a ganhar algum dinheiro, SIM… Pagou para trabalhar!!!

    Se formos analisar de forma “pecuinhamente” até um empregado vai precisar “pagar para trabalhar”. Por exemplo…

    O cara está desempregado a algum tempo, recebe uma proposta de emprego, normalmente o que se faz é comprar uma roupa nova, um sapato novo, dar um jeito na aparência para cusar uma primeira boa impressão no novo emprego. Não é assim que funciona?!

    Esse mesmo cara que conseguiu o emprego novo, só vai receber seu primeiro salário 1 mês depois de começar a trabalhar, ele não vai ter que desembolsar o dinheiro para custear o transporte de ida e volta ao seu novo emprego durante esse mês?

    Dito isto, como uma pessoa que se diz “empreendedor de sucesso” fala uma insanidade como esta?!?

    Excelente blog Pablo, nosso país e mais precisamente o setor de Marketing Multinível precisa de verdadeiros empreendedores como você que ajudam a consolidar o negócio como um todo.

    Sucesso.

  29. Quando fui apresentado ao mundo MMN fiquei encantado, mas o que mancha esse negocio extraordinário são falacias acerca de dinheiro fácil, esta forma de trabalho é simplesmente a melhor, volto a repetir “forma de trabalho” um sistema totalmente meritocrático onde sua alavancagem de rende esta diretamente ligada ao mérito do seu esforço no negócio.
    Eu desenvolvo um trabalho MMN em um empresa de Moda, necessidade basica de cada pessoa, todos os dias utilizamos roupa, esse negocio tem me ajudado a ser uma pessoa cada vez melhor.
    O MMN evolui o individuo, relações de pessoas se ajudando, isso é o negocio do seculo 21.

  30. Parabéns Pablo pelo artigo e principalmente pela forma de como expressou. Não sei quem é esse empreendedor, mas o mais provável é que ele esteja puxando a brasa para a sua sardinha. O que é muito comum na forma de algumas pessoas trabalharem. Tentam denegrir os outros para promover o que ele faz. Infelizmente esse tipo de postura de alguns “profissionais” é deprimente. Gostei muito desse seu artigo, nele você não mencionou o nome do empreendedor o que na minha opinião é a forma correta de tratar assuntos como esses. Mas uma vez parabéns! Sucesso sempre!

  31. Sempre o assunto MMN abrange questões que dão o que falar, o texto acima foi muito bem colocado quando menciona “a única maneira de se começar a trabalhar sem ter que investir nada é sendo EMPREGADO”, o MMN te proporciona ser dono do seu próprio negocio, e o contrario do que muitas pessoas falam que é uma forma de ganhar dinheiro fácil, não é bem assim, por você ser o dono do negocio terá que correr atras para crescer, e terás que trabalhar e muito, mas a diferença que estará trabalhando para você. Os R$$$$$$ que verá no final do mês em sua conta será apenas seu, e não uma %X porque do valor X o seu patrão ficou com maior parte sem nenhum esforço ou melhor porque o mesmo fez um investimento na sua emprega e colhe o que plantou.
    O MMN é para pessoas determinadas e que resolvem acreditar no seu potencial, e acredita que irá crescer e poderá ter uma vida melhor. Eu particularmente acreditei nesse sonho e sou muito mais feliz na empresa de MMN que trabalho.

  32. “todo empreendedor compra seu posto de trabalho“ adorei essa frase, vou começar á usar quando algum desinformado vier falar asneiras. Desenvolvo MMN na área financeira já faz mais de 1 ano e o que posso dizer é que estou crescendo muito pessoalmente, profissionalmente e financeiramente. Antes do negócio não conseguia falar em público, hoje consigo falar pra muita gente em cima de um palco, energia fora do comum nas reuniões, não sei nem como explicar, melhor decisão da minha vida. Eu vejo MMN como a faculdade do sucesso com investimento muito barato onde você pode obter retorno nos primeiros meses se você se esforçar e diria que mesmo se não desse dinheiro já valia apena pelo aprendizado, o que se aprende aqui dentro se usa pra qualquer área da vida para vida toda.

  33. O Mercado dos Empregos vem lesando bilhões de pessoas, financeiramente, emocionalmente, familiarmente e temporalmente. O MMN mesmo tendo suas falhas, não lesam tanto a sociedade como os Empregos lesam. No MMN, pessoas de diferentes níveis sociais e acadêmicos conseguem recursos que jamais conseguiriam em um emprego. Se mudou a vida de algumas centenas de pessoas “novatas” no MMN, está ótimo! Nenhuma teria mudado se tivesse bitolada em seus empregos.

    Vocês conhecem uma Empresa Brasileira que Possui 215 Lojas nos melhores Shoppings do País. Ela abriu um Novo Canal de Vendas (ela já tinha 6 canais), que é o MMN. Ela não criou esse 7º Canal de Venda, baseada no MMN, para fraudar ou enganar. Conheçam = https://www.youtube.com/watch?v=S0lEhB1EbTM.

  34. Parabéns Pablo pelo seu excelente trabalho, gostaria de deixar a minha opinião sobre o MMN no qual eu estou iniciando. Vejo que muitas pessoas acabam caindo na ilusão de ganho de dinheiro fácil, já tentaram me vender essa ideia, mas partindo do principio que se fosse tão fácil ganhar dinheiro não haveria pobreza em lugar nenhum do mundo, então o dinheiro fácil não existe o que existe é o sonho, o desejo se ter sucesso, a vontade de crescer, o reconhecimento etc. E como todos esses sentimentos são comuns nas pessoas, essa ganância de ganhar dinheiro ofusca sua visão e você acaba entrando em mais um golpe, por isso quando vierem lhe oferecer algo que seja dinheiro fácil corra, porque nada na vida é fácil tudo tem seu esforço e sua dedicação. Eu estou vivendo isso pois faço parte de uma empresa de Moda (vestuário) onde ela trabalha com MMN e graças a Deus não tenho o que reclamar.

    • Olá Vinicius Borges!
      Desejo saber informações referente a esta empresa de Moda com o trabalho de MMN.
      Grato,
      Nascimento

  35. fabio parabéns pelo artigo, muito util… gostaria muito de saber se você conhece o sistema da up!essencia, se conhece, você poderia me dar sua opinião? desde já agradeço.

  36. Ser empreendedor não é questão de ter perfil, de necessidade ou muito menos de vocação, é questão de decisão. O empreendedorismo como um todo não vai ser visto pela maioria como solução para sua vida financeira, pois apesar de estarem inconformados com suas situações salariais, de terem a certeza que como empregados de uma Empresa, empregados da União, Estado e Municípios ( Funcionário Público), na sua maioria ficarão limitados economicamente para o resto de suas vidas, nada fazem, estão acomodados. Na verdade isso é reflexo da cultura de nosso Pais, da educação que recebemos de nossos pais ,que se preocupam somente em nos preparar para o mercado de trabalho, tanto público ou privado. Desde de pequenos somos orientados a estudar para concurso público ou nos tornarmos grandes profissionais, menos investirmos em um negócio próprio. O investimento vai existir de qualquer forma, financeiramente ,tempo , dedicação, sendo empregado, sendo empreendedor. A diferença está no resultado final para sua vida e de sua família. No meu ponto de vista vale muito apena ser empreendedor, ter a oportunidade de impor seus próprios limites e não ser limitado pelo sistema. Por isso hoje faço parte do empreendedorismo, de uma grande Empresa do mercado Brasileiro, a POLISHOP. Um forte abraço.

  37. Tem razão, Pablo.

    Quanto à Bíblia, o importante é executar aquilo que leu, com firmeza, sem medo de errar. Pois não adianta alguém dizer que não rouba, se não o fez porque não teve oportunidade.

    Quanto ao empreendedorismo digital, para começo de tudo a pessoa precisa comprar um computador e conectá-lo na internet. Em seguida, comprar o domínio do blog e pagar a taxa de hospedagem. Só nisso eu gasto dinheiro todos os meses.

    O dinheiro que recebo dos produtos que vendo dá para pagar as contas mensais e sobram para mais investimento.

    Quem pensa que dá para ganhar dinheiro de graça pensa errado.

    Paz e Sucesso!

  38. Parabéns Pablo pelo teu trabalho com seu Blog, excelente colocação en todos os aspectos. Assim como você comentou no final fui convidado por inumeras vezes a participar de negócios onde me prometiam ganhar dinheiro sem trabalhar, graças a Deus não cai na “vibe”. Mais cansado de tanto trabalhar no mercado tradicional estava procurando algo diferente que pudesse em agregar ainda mais valor sem precisar abrir mão de meu tempo com minha família foi onde conheci meu novo projeto de trabalho e graças a Deus estou muito feliz com meus resultados em tão pouco tempo. Abraços e parabéns novamente.

    • Olá Everton Alencar!
      Se esta trabalhando com o sistema de MMN, gostaria de saber se posso fazer parte.
      Grato,
      Nascimento

      • Oi Nascimento. Tudo bem.
        Bom, entrei em um MMN super lega. A Hive Lives, que realmente tem produtos para ser comercializado. Tem a linha de tratamento que é o Cosmético, a linha de perfumaria fina, as fragrâncias mais famosas do mundo e os nutraceuticos. Eh uma empresa qua atua a 15 anos no mercado, porem ,so agora montou o MMN .Quero muito te mostrar. E com formas diferentes de trabalhar neste segmento. Beijos

  39. Gostei muito parabéns pelo artigo, só para ter uma ideia até um pintor autônomo tem que ter o minimo de investimentos ex, rolo,pinteis,espatulas entre outras ferramentas essencial para executar sua tarefa.
    Parabéns ai para o autor

  40. Oi Pablo! Parabéns pelo artigo! Já pensei exatamente dessa forma. Hoje acredito que o mmn é a forma ideal para quem quer alcançar independência financeira com qualidade de vida. É claro que temos que verificar se a empresa que escolhemos é idônea e se há identidade com o nosso perfil para que o sucesso ocorra mais rápido. Eu, particularmente, sempre trabalhei com empresas de produtos de beleza que não estão com MMN e agora uni o útil ao agradável fazendo parte dos empreendedores do MMN da Polishop. Se alguém desejar saber mais é só acessar ou falar comigo.
    Abraços.

    • Me fale mais da Polishop.. visto que voce entrou não faz nenhum mes ainda.. como esta no negócio? porque o que tem de gente que fala mal dessa Empresa que acredito que use de legitimidade no MMN não está escrito

      • Bom dia Ricardo,

        Tive acesso a este muito interessante texto do Pablo e seu comentário me chamou atenção. Você já obteve algum retorno da Leila sobre seus questionamentos?

        Caso tenha interesse em conversar a respeito, estou a disposição.

  41. Coisa de trouxa…
    Vamos ver alguns trouxas: Robert Kiyosaki, Donald Trump, Robert Shiniayshiki, T. Harv Eker, Mauro Halfeld, Max Gehringer, entre outros…
    Trouxa é quem vê pessoas de sucesso falando sobre as oportunidade, pessoas milionárias que não precisam da oportunidade, e se acham donos da verdade…
    Ou é prepotência ou inveja, ou fala por falar, talvez tenha ganhado na loteria, ou herdou alguma fortuna que não teve esforço para conquistar.
    Quem é empreendedor verdadeiro, tem visão, vê oportunidades e percebem que tem gente fazendo fortuna no mercado de MMN, então por que falam pelos “cotovelos”. Mas esse mercado não é oba, oba, é trabalho é dedicação, esforço e determinação, nada vem de graça ou fácil.

  42. Pessoas simples podem se tornar empreendedoras desde q entenda que tudo começa com a decisão de aprender os conceitos do empreender como vc deixa claro o principal q é o investimento. As mudanças serão necessarias em sua mentalidade p obter o sucesso e isso vc adiquire atraves de treinamentos e aprendizados. O MMN é um dos melhores lugares p vc aprender tudo isso com baixissimos investimentos e mais pratica do q teoria. Se houvet dedicação em aprendet garanto q será util em qq momento de sua jornada pela vida.

  43. Sei quem é esse “expert” no assunto, que vive dizendo que não concorda ter que ” pagar” para se trabalhar em uma empresa de MMN. Bem, pelo menos, ele tem uma opinião coerente em relação as porcarias que aparecem nos últimos tempo se passando por eme presas de MMN, quando na verdade nada mais eram que uma trambicagem sem medida;mas, em relação a ele dizer que não concorda em pagar para trabalhar com MMN, seria mais inteligente da parte dele procurar se inteirar mais um pouco a respeito do que realmente é o MMN.Parabéns pelo trabalho em seu site, irmão ;e VIVAMOS E O MMN VERDADEIRO!

  44. Desculpe mas não posso concordar…não trabalho neste momento em mmn mas se você for um empregado e for começar a trabalhar para uma empresa,ninguém lhe adianta o dinheiro para os transportes,gasolina para o carro,muitas vezes alimentação,etc…você tem que adiantar e receber no fim,na hora do ordenado…também se quiser iniciar um negocio físico,uma loja etc,tem que dispor do espaço,fazer muitas vezes obras,pagar a renda adiantada,etc etc etc…as coisas não são tão lineares mas é acima de tudo uma questão de mentalidade…

  45. Geralmente, esses pseudos empreendedores trabalham com programas de afiliados, tentando vender algum curso, que ensinam a vender o proprio curso.

    E uma das estrategias é falar mal do MMN, mas quando se está na empresa certa é só alegria..

    Abçs e sucesso.

  46. Muitos dos que se dizem especialistas nunca fizeram parte de um MMN legítimo, só têm teorias absurdas. eu acredito que em todos os MMN’s nós pagamos ao menos no inicio sim para trabalhar, precisamos de kits, de material de apoio para trabalhar, mas em dado momento com o crescimento de sua rede, você tem lucros então na verdade você investiu, está tendo retornos pelo seu trabalho, seu investimento não é? Investimento de dinheiro, trabalho e tempo. Parabéns pelo blog, já havia lido outras matérias aqui mas esse é meu primeiro comentário.

  47. Olá!! Gostei muito do artigo! As pessoas pensam que marketing multinivel não passa de uma pirâmide financeira,mas na verdade é um negócio empreendedor. O povo brasileiro é muito preso aos CLT´s da vida, e como comentaram anteriormente ficam preso ao INSS,que nunca é suficiente,conheço vários aposentados e pensionistas que trabalham porque o benefício é muito pouco. E muitos pais de família não conseguem manter uma casa com o salário que as empresas oferecem. Uma renda extra é a melhor forma de ganhos,ainda mais se o trabalho for a partir de casa.

  48. Olá Pablo, estás de fato de parabéns pelo artigo bem escrito. Infelizmente vivemos num país onde a maioria das pessoas tem uma mente de empregado, não de empresário e nem se dão conta que ao longo da vida vão fazendo altos investimentos em qualificação pra no fim da vida irem parar na dependência do inss (isso nunca será suficiente). Mas no mundo em contrapartida também haverá sempre visionários como nós, obg por compartilhar tantos conhecimentos!
    Gostaria de pedir licença pra divulgar uma oportunidade com uma empresa 100% brasileira e com um plano de negócios sério e sustentável

  49. “O sucesso pessoal dentro e fora das empresas exige certo jeito com as palavras”, escreve o autor no livro. E, para isso, é essencial ser simples na hora de explicar conceitos, falar com convicção, sustentar suas opiniões com fatos e evidências tangíveis, além de usar metáforas e cuidar do ritmo e tom da sua fala. Como alguém irá confiar em você se nem você mesmo confia? Por isso, segundo o autor, a autoconfiança é outro fator vital para profissionais carismáticos. O conceito de “estar a vontade da própria pele” é uma consequência direta do nível de maturidade emocional da pessoa. E, por isso, tal habilidade exige tempo. Entre as dicas do autor para driblar a falta de segurança em si próprio está mudar a maneira como você encara as pessoas e as situações. “Aja como se as pessoas quisessem ouvir o que você tem a dizer”, sugere.

  50. Muito Bom!!! Seus artigos são ótimos, esclarecedores e encorajadores!!!
    Parabéns!! Te admiro por compartilhar tanta informação de maneira clara e muito bem escritas!!!
    Adorei!!

  51. Parabens pelo texto cara, mt bem escrito, fazia tempos que não via alguem falar assim sobre o MMN, já vi que tu entendes do assunto, deves conhecer ou ter ouvido falar sobre a AGN então, vou deixar aqui, para ti e todos que leem o teu blog, a oportunidade de conhecer mais sobre ela e fazer parte dessa empresa que vem fazendo mt sucesso em todo o mundo.

    Já pensou em ganhar de $10 a $160 dólares por semana para divulgar anúncios prontos na internet, sem precisar investir nada ao se cadastrar? Então venha conhecer a Argent Global Network

  52. Agradeço muito esse seu post, muito esclarecedor para os que seguem e aceitam esse tipo de pensamento, pois geralmente quem pensa dessa maneira cria uma barreira ao seu próprio progresso pessoal e financeiro. Quem dera o ‘criador’ dessa frase, o grande ‘marketeiro da internet’, pudesse ler, ponderar e rever suas convicções, e começar a dar a oportunidade para as pessoas que o seguem ganhar dinheiro como empreendedor no marketing multinível. No mínimo iria ajudar a muitos, ao invés de cegá-los com esse tipos de pensamento. Parabéns!

  53. Parabéns pelo artigo Pablo Teixeira! Realmente para você iniciar qualquer negócio realmente exige investimento. Não só investimento financeiro, mas também o investimento de tempo para aprender novas técnicas de prospecção. O problema é que o MMN requerer planejamento à longo prazo e não são todos que tem paciência para esperar. Abraço.

  54. PARABÉNS Pablo, como sempre contribuindo para uma boa reflexão por parte daqueles que habitam este mercado e mais ainda para instruir aqueles que não fazem parte deste. Considero o seu blog o melhor do seguimento e tenho visto ele sendo recomendado por muitos, de diversas regiões e lhe desejo muita inspiração para que isto seja sempre crescente.

    Um abraço!!!

  55. Fala Pablo,

    A questão de pagar para trabalhar é bem complicada para os que acham isto um erro, pois, sabe-se que para abrir um negócio próprio você tem que investir um capital para montar sua empresa, além de se preocupar com várias burocracias fiscais, trabalhistas e outras tantas. No MMN não poderia ser diferente, você falou muito bem isto no seu post, você tem que colocar capital no seu negócio, porém, não irá se preocupar com as burocracias de uma empresa, você vai fazer o mais importante que é o comercial, sendo isto o que te irá trazer retorno.

    Enfim, bom post!

    Abração.

    • Pois é, Thiago. O MMN é o tipo de negócio no qual se
      investe menos e se atribui menos funções (e aperreios)
      ao empreendedor. Mesmo assim, pessoas vem com essa de
      “pagar pra trabalhar”. Fazer o quê, né!?

  56. Certa feita li um livro, que ainda tenho em minha prateleira que ao mesmo tempo que lembro de seu incio, não perco a oportunidade de indicá-lo. E o farei agora, já que tem tudo à ver com teu texto de hoje, Pablo.

    Citação do livro.

    O seu modelo de dinheiro – Vivemos num mundo de dualidades. Alto e baixo, claro e escuro, quente e frio, rápido e lento, direita e esquerda são alguns exemplos dos milhares de pólos opostos com que convivemos. Para que um pólo exista, é necessário que o outro exista também….

    O que eu quero dizer com as palavras do Eker é que todos temos esses pólos, mas temos em grande maioria medo de investir em algo novo por conta de nossos medos e conceitos.

    Não me alongarei muito nestas linhas e vou indicar o livro direto para análise dos que acompanham tuas postagens, e pra ti também em particular.

    OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA – T. HARV EKER.

    O que ele fala no livro dele diz exatamente esse modelo de pensamento que estás à trazer.

    Um forte abraço com o desejo de muita paz e sucesso, sempre!

    • Olá, Ed. Cara, esse livro aí é muito bom mesmo.
      Eu o li algum tempo atrás e lembro que na altura
      me deparei com bons conceitos em suas páginas.
      Também recomendo à todos. Valeu pela dica e pelo comentário, Ed!

  57. Prezado Pablo,
    Diante do exposto (de forma brilhante, por sinal!!!), só tenho um detalhe a adicionar. Mesmo o empregado, por mais simples que seja, tem que “pagar” antes para trabalhar. Investir tempo e/ou dinheiro em uma qualificação ou na aquisição de informações torna o profissional apto à uma tarefa qualquer. Isso é, inicialmente, investimento.
    Desenvolvo um Marketing Multinível e aproveito para comunicar – lhe que o seu material é explorado em um curso que criamos aqui em Fortaleza que contempla este público. O curso ocorre em nível acadêmico a partir do Departamento de Marketing de uma Faculdade privada em Fortaleza e está em fase de análise e testes para ser a primeira disciplina oficial sobre o assunto em nosso país (pelo menos até onde temos conhecimento).
    Sua contribuição vem sendo muito importante neste aspecto.

    • Pois é, Ricardo, acabei esquecendo dessa parte…
      Na verdade, nessa vida, tudo tem um preço – até pra o empregado.

      Quanto a questão do curso, fico feliz de saber que estou contribuindo
      com essa iniciativa. Na verdade, lisonjeado.

      Obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo por aqui.

  58. Sempre pensei assim também, por isso que até hoje vejo pessoas próximas a mim que me chamam de loucos ou de sonhador por ser um tipo de pessoa que não admite trabalhar pra alguém por 40 anos e terminar com um salário mínimo ou pouco mais que isso. Eu vivo pensando como tanta gente vive dessa forma com tanta oportunidades surgindo junto a tendência do mercado que mostra descaradamente todos os dias na TV, na Internet ou num bate papo entre amigos. Sei, sei, ainda deve ter gente me chamando de tolo ou sonhador, mais antes um desses do que um estagnado por traz de um balcão de vitrine “esperando a morte chegar” já dizia a música de Raul Seixas. Apoiado o conteúdo do blogueiro Pablo, quer ter algo que você nunca teve, faça algo que você nunca fez, de preferência invista um valor que cause impacto no seu orçamento, porém consciente de onde está investindo, procure um consultor profissional, um banco, o Sebrae… sei lá procure ajuda de um especialista, mais se quer realmente ter um negócio próprio e promissor, tem que investir meu amigo!

  59. Parabéns pelo conteúdo do seu artigo, também trabalho com MMN e há tempos não encontro um blog que aborda o assunto desta maneira. Nós marqueteiros agradecemos.

    Também tenho informações deste assunto que você aborda no meu site, entrem e confiram.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui