Marketing multinivel é vendas ou não é?

Muitos profissionais de Network Marketing vendem sua oportunidade dizendo que não se trata de vendas, mas se eles têm que “vender” a oportunidade, dizer isso não seria contraditório? Além disso, todos dizem que suas companhias estão inseridas na idústria das Vendas Diretas, e agora? É venda ou não é? Vamos falar um pouco sobre isso…

Porque dizem que você não precisa ser um vendedor em MMN

No livro Aprenda a Ser Otimista (Ed. Record), John Creedon, presidente da Metropolitan Life, é citado dizendo que sua empresa seleciona 5 mil candidatos a cargo de vendas, entre os 60 mil que se apresentam anualmente. Segundo ele, a metade desiste no primeiro ano, e os que permanecem, ano após ano vendem menos. Depois de 4 anos, 80% já se desligaram da empresa e ainda de acordo com suas informações, 50% de todos os vendedores de seguros do mercado desistem todos os anos. – Vender não é fácil – conclui Creedon. E a rejeição é o que torna tão difícil a vida dos vendedores. – Todo dia – explica ele – mesmo o melhor agente de vendas se depara com um bom número de pessoas que lhe dizem “não”.

A atividade envolve vendas, mas os profissionais não são vendedores – ao pé da letra

Em virtude do pavor que as pessoas adquiriram de vender, movidas pelo medo da rejeição, os homens de marketing do mercado multinivel, sabiamente moldaram seu discurso. “Não é vendas” passou a ser clichê em reuniões de oportunidades ou em conferências para prospecção de iniciantes no MMN. No entanto, o fato de mencionar que não se precisa vender nada logo teve efeitos colaterais para o MMN. Logo os rumores sobre pirâmides tomaram fôlego. Ué, se não tem produtos pra vender, é só uma movimentação financeira. além disso, o próprio desestímulo aos mais propensos a vender causou impacto aos rendimentos das redes de distribuição. Surgiu então a nova geração de empresas de MMN, denominadas de Marketing de Consumo. Essas por sua vez, isentam os candidatos da venda dizendo que não precisarão comprar grandes quantidades que precisarão ser escoadas no varejo e que os basta comprar para consumo pessoal e encontrar pessoas que desejem fazer o mesmo.

Não basta dizer que não é vendas, é preciso explicar porque não é

Analizando o que já foi dito, não penso que haja muita diferença entre o que se propõe e as vendas propriamente ditas. Mas, aprofundando a compreensão do que pretendem transmitir os distribuidores quando dizem “não é vendas” concluo o seguinte: o negócio logicamente vive de vendas. Mas, de fato, elas ficarão a cabo da companhia. O profissional de MMN só precisa efetuar o tipo de venda que já se efetua no dia a dia ao indicar seus produtos preferidos para quem quer que seja. Se alguma venda, no sentido da palavra, é realmente efetuada, é a venda da idéia de inclusão do indivíduo num sistema onde pode-se participar de um poderoso negócio ou simplesmente beneficiar-se de ótimos produtos a preço de atacado. É evidente que se a pessoa não deseja nem um, nem outro, não há negócio. A descaracterização da venda acontece pelo fato da atividade não priorizar um discurso envolvendo preços, prazos, pedidos, etc. O trabalho do profissional de MMN é muito mais difundir o conceito do próprio MMN, promover eventos e exaltar os produtos que ele próprio consome do que empurrar mercadorias goela abaixo de outras pessoas. E, assim que este ciclo se encerra com o patrocínio de alguém, o trabalho do profissional de MMN será repetir tudo desde o início, só que dessa vez como professor.professor-mmn-multinivel

Venda a idéia do Marketing Multinivel

Ao falarmos que todos precisam de um professor no início de seu negócio de Network Marketing, muitos podem pensar que trata-se de algo difícil. Eles têm razão: é tão difícil quanto qualquer outro tipo de empreendimento. No entanto, se nos outros empreendimentos, os iniciantes tivessem professores, talvez o índice de falência das jovens empresas fosse menor. Concluindo, é preciso que se venda produtos e se movimente dinheiro pra se obter ganhos no Marketing Multinivel, portanto, a atividade vive de vendas, sim. Mas se você quiser ter sucesso nessa atividade, tudo o que menos precisar ser é um vendedor. Haja como um professor que, diariamente, vende à seus alunos ó conhecimento que ele mesmo, um dia, comprou.

Você é um professor ou um vendedor?

4 COMENTÁRIOS

  1. Já falei muito que MMN , não é venda , no entanto; hoje penso diferente, é venda sim , se não houver venda no varejo , não há movimetnação de produtos,, se não há movimentação de produtos , de onde sairão os bônus? é com essa ilusão de que não é necessário vender que vários ilusionistas tem forçado equipeS a fazer estoque para manter alto os bõnus da linha acscendentes!
    MMN é Comprar com desconto um produto exclusivo numa determinada fábrica com desconto , fazer varejo e duplicar , formando uma grande equipe.

    JONAS MARTINS
    EMPRESÁRIO OURO OMNILIFE

  2. MMN é venda.
    Só que se bem informado e treinado, sobre o negócio, certamente o profissional focará nos beneficios desse negócio, mostrando ao prospecto que será muito fácil ele vender um produto que ele mesmo usa, ou seja, um marketing ambulante.
    Venda se faz á todo momento, basta focer no di-a-dia do prospecto.
    Po exemplo pergunte onde ele comprou o celular, a TV, DVD, o sapato, a resposta é imediata, mostre que ele acabou de fazer uma indicação onde você pode comprar o produto, e ele o fez sem receber nenhuma recompensa sobre a indicação da loja ou do produto, o fabricante nem ao menos sabe de sua existência e propaganda.
    Aí o diferencial do MMN, a empresa paga quando você faz a proáganda ou indica o serviço, produto etc.

    Att. Isaac

  3. È verdade, as pessoas nos vêem como mais um vendedor, e cá entre nós a maioria dos vendedores são bem chatos,né…
    Por isso nós temos que acabar com este paradigma no MMN…
    Você tem que apresentar-lhes benefícios, nós temos que mostrar o diferencial da nossa empresa, e não simplesmente tentar empurrar-lhes produtos.
    PENSE NISSO.

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Por favor insira seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui